Compartilhe esse conteúdo:

Os equipamentos de laboratório conhecidos como vidraria recebem esta denominação pelo fato de serem fabricados em vidro temperado. As vidrarias são utilizadas em laboratórios biológicos, químicos e farmacêuticos. Conheça alguns utensílios que compõem a vidraria de um laboratório:

Almofariz – equipamento muito utilizado na pulverização e trituração de sólidos;

Balão de Fundo Chato – usado em reações com desprendimento de gases. Pode ser utilizado também para armazenar soluções ou líquidos;

Balão Volumétrico – como seu volume é defino, este utensílio é utilizado para o preparo de soluções;

Becker – este instrumento é de uso geral em um laboratório. É muito utilizado para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, aquecer líquidos e efetuar reações de precipitação;

Bureta – muito utilizada em titulações e análises volumétricas;

Cadinho – geralmente de porcelana, este instrumento é utilizado para aquecer substâncias a seco;

DessecadorVidraria utilizada com a função de dessecagem, utiliza-se sílica gel azul.

Erlenmeyer – utilizado para efetuar reações entre soluções, além de ser muito empregado em titulações, para dissolver substâncias e aquecimento de líquidos;

Funil de Buchner – empregado em filtrações a vácuo;

Funil de Separação – usado para separar líquidos não miscíveis, misturas heterogêneas e também na extração de líquidos;

Kitassato – Frasco de laboratório normalmente usado com o funil de buchner em sistema de filtração.

Pipeta – é um utensílio utilizado para medir e transferir líquidos. Existem dois tipo de pipetas, a pipeta graduada – utilizada para medir volumes variáveis e a pipeta volumétrica, que mede e transfere volume de líquidos. Ambas não podem ser aquecidas;

Placa de Petri – De formato cilíndrico, utilizada em microbiologia. A placa de petri em vidro ou placa de petri em poliestireno é utilizada para desenvolver meios de cultura.

Pipeta Pasteur– De funcionamento muito simples, pode ser de plástico ou de vidro.

Proveta– instrumento de laboratório de formato cilíndrico para a medida de líquidos. A proveta pode ser de vidro ou polipropileno.

Tubo de Ensaio – um dos instrumentos mais utilizados em laboratório, o tubo de ensaio é usado para fazer reações em pequena escala e em testes de reação.

Clique AQUI para conhecer nossa lista completa de vidrarias para laboratório.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.