Compartilhe esse conteúdo:

O que são Viscosímetros Rotacionais? Conheça a Importância desse equipamento em diversos segmentos

 

Os viscosímetros rotacionais  têm ampla e variada aplicação na ciência de materiais e indústrias químicas para materiais como óleo, asfalto, plásticos, cera, tintas, revestimentos e adesivos. Eles também são usados ​​para alimentos e bebidas e produtos de higiene pessoal, como cosméticos, xampu e pasta de dente.

 

 

 

O que são Viscosímetros Rotacionais?

Viscosímetros rotacionais são instrumentos utilizados para medir a viscosidade de um líquido. A viscosidade é uma propriedade importante dos fluidos que indica a resistência ao fluxo. Em termos simples, é uma medida de quão “grosso” ou “fino” é um líquido. Os viscosímetros rotacionais trabalham pelo princípio de aplicar um torque para girar um objeto (como um cilindro ou disco) dentro do líquido cuja viscosidade está sendo medida.

O processo funciona da seguinte maneira:

  1. Imersão do Elemento Giratório: Um elemento conhecido como “spindle” é inserido no líquido. Este elemento pode ter diferentes formas, dependendo do tipo de viscosímetro e da natureza do líquido.

  2. Rotação: O spindle é então girado a uma velocidade controlada. A resistência do líquido ao movimento do spindle é medida.

  3. Medição da Resistência: A quantidade de torque necessário para manter o spindle girando a uma velocidade constante é diretamente relacionada à viscosidade do líquido. Quanto maior a viscosidade, maior o torque necessário.

  4. Cálculo da Viscosidade: Os dados de torque e velocidade são usados para calcular a viscosidade do líquido.

Os viscosímetros rotacionais são amplamente utilizados em diversas indústrias, como alimentos, cosméticos, farmacêutica, tintas e petroquímica, para garantir a qualidade e consistência dos produtos. Esses instrumentos são valorizados por sua precisão, reprodutibilidade e capacidade de medir viscosidades em uma ampla gama de condições de temperatura e pressão.

Qual a função de um Viscosímetro Rotacional? Qual a sua aplicação e formas de utilização

A textura dos alimentos é dramaticamente afetada por mudanças na viscosidade. A indústria do chocolate depende do teste de viscosidade, pois a textura e o fluxo do chocolate podem ser complexos de fabricar e manter. 

Por exemplo, a espessura do chocolate quando está derretido terá impacto no estado sólido acabado. Para atingir a densidade, textura e sabor corretos do chocolate quando se torna sólido, é vital considerar cuidadosamente a viscosidade do produto quando ele é líquido.

Medir a viscosidade é importante ao considerar as condições do processo para materiais que precisam ser bombeados ou encanados. A viscosidade também afeta o desempenho de imersão e revestimento, o que é particularmente relevante para tintas e tintas.

A viscosidade é uma medida indireta muito útil das propriedades do material, incluindo peso molecular e densidade, os quais afetam o comportamento do fluxo. Os viscosímetros rotacionais  podem, portanto, ser usados ​​para monitorar a consistência do lote e o controle de qualidade.

 

 

Como funciona um Viscosímetro Rotacional?

Os viscosímetros rotacionais medem a viscosidade imergindo um fuso rotativo no fluido a ser testado. A quantidade de energia (torque) necessária para girar o fuso indica a viscosidade do fluido e, como os viscosímetros rotacionais não usam a gravidade para funcionar, suas medições são baseadas na tensão de cisalhamento interna do fluido.

 

Quando se trata de produtos farmacêuticos e terapêuticos, a viscosidade deve ser precisa e o viscosímetro rotacional pode ser a solução.

  • Testa produtos biológicos e terapêuticos que requerem agentes diagnósticos precisos
  • Garante a triagem de alto rendimento de novos produtos farmacêuticos e formulações
  • Ajuda a avaliar a viabilidade de dispositivos implantáveis ​​para entrega de drogas e reparo de tecidos
  • Monitora revestimentos para dispositivos cirúrgicos e instrumentos médicos para procedimentos e terapias minimamente invasivos
  • Requer apenas um pequeno tamanho de amostra de fluidos biológicos em bibliotecas médicas, que normalmente estão disponíveis apenas em pequenos tamanhos de amostra.

Como comprar um Viscosímetro Rotacional, escolher os spindles e tudo o que preciso saber antecipadamente

 

Comprar um viscosímetro rotacional envolve considerar vários fatores, desde a seleção do próprio instrumento até a escolha dos spindles (eixos) apropriados. Aqui estão alguns passos e dicas para ajudá-lo nesse processo:

  1. Defina o Tipo de Amostra e a Faixa de Viscosidade: O tipo de amostra que você vai medir (líquidos, pastas, etc.) e a faixa de viscosidade esperada são cruciais. Diferentes viscosímetros são adequados para diferentes tipos de amostras e faixas de viscosidade.

  2. Escolha o Modelo de Viscosímetro Rotacional: Existem vários modelos de viscosímetros rotacionais no mercado, cada um com características específicas. Alguns são mais adequados para pesquisa e desenvolvimento, enquanto outros são melhores para controle de qualidade. Pesquise diferentes modelos e suas capacidades.

  3. Seleção de Spindles:

    • Tipos de Spindles: Os spindles são os eixos que são inseridos na amostra para medir a viscosidade. Existem vários tipos, cada um desenhado para diferentes tipos de amostras e faixas de viscosidade.
    • Faixa de Viscosidade e Geometria da Amostra: A escolha do spindle depende da faixa de viscosidade da sua amostra e da geometria do recipiente. É importante que o spindle seja adequado para a viscosidade da sua amostra para obter leituras precisas.
  4. Recursos Adicionais e Software: Alguns viscosímetros vêm com recursos adicionais como controle de temperatura, programas personalizáveis e interfaces para computadores. Considere se esses recursos adicionais são importantes para suas necessidades.

 

Diante das explicações acima se houver dúvidas sobre viscosimetro rotacional entre em contato com nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])