Compartilhe esse conteúdo:

O que é um viscosímetro rotacional? Como utilizar? Conheça os benefícios.

 

Você já se perguntou como medir a viscosidade de um líquido? O Viscosímetro Rotacional é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo nessa tarefa. Neste post, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre este equipamento e como utilizá-lo para realizar medições precisas da viscosidade de seus fluidos. Seja você um cientista, engenheiro ou entusiasta do laboratório, continue lendo para descobrir as vantagens e desvantagens do uso do Viscosímetro Rotacional na análise da viscosidade.

Os Viscosímetros Rotacionais  são instrumentos de medição de viscosidade que utilizam o princípio da rotação para determinar a resistência de um fluido ao escoamento. A taxa de rotação é medida e, em seguida, usada para calcular a viscosidade do fluido.
Esses instrumentos são frequentemente usados em laboratórios para testar a resistência de fluidos industriais, como óleos, líquidos e gases. Eles também podem ser usados ​​para determinar propriedades físico-químicas como densidade, viscosidade absoluta e outras características.

Como usar um Viscosímetro Rotacional?

Os viscosímetros de hoje são muito fáceis de usar e funcionais graças ao Viscosímetro Rotacional  . Esses viscosímetros medem uma grande faixa de viscosidade de 200 a 106.000.000 com uma faixa de precisão de ± 1% a ± 0,2%. A medição da viscosidade de um produto é baseada na imersão de um fuso especificamente selecionado em uma amostra de um produto.

À medida que o fuso gira a uma velocidade específica, agitando vigorosamente para criar um vórtice, o torque necessário para girar o fuso a uma velocidade definida é medido e é baseado na quantidade de arrasto criada a partir do movimento do fuso no líquido.

A resistência à rotação é detectada pelo instrumento e o valor de torque medido é matematicamente convertido em um valor de viscosidade em unidades científicas chamadas centipoise (cP) ou miliPascal-segundos (mPa.s). A água é o material de referência que estabelece o valor de referência de 1 cP para sua viscosidade.

Todos os materiais são subsequentemente medidos quanto à viscosidade em comparação com a água. O Viscosimetro Rotacional registrará e armazenará até 10.000 pontos de dados.

Quais são os principais usos de um viscosímetro rotacional?

Os Viscosímetros Rotacionais  são amplamente utilizados em laboratórios para medir a viscosidade de líquidos. Eles podem ser usados para medir a viscosidade de diversos líquidos, como óleos, polímeros e soluções aquosas. Os viscosímetros rotacionais são geralmente classificados de acordo com o tipo de torque que medem. Existem dois tipos principais de Viscosímetros Rotacionais : os viscosímetros de torque constante (CTM) e os viscosímetros de torque variável (VTM).

Os principais usos de um Viscosímetro Rotacional incluem:

– Monitoramento da qualidade de produtos químicos, óleos e líquidos para garantir a conformidade com os requisitos de especificação.

– Desenvolvimento de formulações para produtos químicos, polímeros e líquidos que satisfaçam as necessidades específicas do cliente.

– Monitoramento da estabilidade de formulações durante o processo de fabricação ou armazenamento.
– Avaliação de novos materiais em potencial para diversas aplicações.

– Análise do comportamento reológico de líquidos como parte da análise de qualidade.

– Avaliação do comportamento reológico dos líquidos em diferentes temperaturas.

– Caracterização da viscosidade das soluções aquosas para controle da qualidade dos produtos alimentares.

Por que a Viscosidade é Importante?

Medir a viscosidade é importante ao considerar as condições do processo para materiais que precisam ser bombeados ou encanados. A viscosidade também afeta o desempenho de imersão e revestimento, o que é particularmente relevante para tintas e tintas.

Onde a Viscosidade é Importante?

A viscosidade é uma medida indireta muito útil das propriedades do material, incluindo peso molecular e densidade, os quais afetam o comportamento do fluxo. Os Viscosímetros Rotacionais podem, portanto, ser usados ​​para monitorar a consistência do lote e o controle de qualidade.

  • Medir o fluxo de óleo do motor sob diferentes condições de temperatura
  • Analisando as propriedades de fluxo do leite para projetar sistemas de tubulação adequados
  • Verificar a viscosidade de geléias e xaropes para garantir a consistência do lote.

O Viscosímetro tem papel fundamental no Controle de Qualidade

Como as mudanças na viscosidade refletem as mudanças no peso molecular, os viscosímetros rotacionais são usados ​​para caracterizar plásticos.

Eles são particularmente úteis na síntese de polímeros, uma vez que a taxa de fluxo pode ser usada para determinar a alteração do comprimento do polímero por meio de diferentes processos.

Em muitos casos industrialmente úteis, a viscosidade diminui à medida que a atividade enzimática aumenta. Os viscosímetros são usados ​​para determinar a atividade de enzimas como celulase, protease, amilase e pectinase.

A textura dos alimentos é dramaticamente afetada por mudanças na viscosidade. A indústria do chocolate é particularmente dependente do teste de viscosidade, uma vez que a textura e o fluxo do chocolate podem ser complexos de fabricar e manter. A espessura do chocolate quando derretido terá impacto no estado sólido acabado.

Como escolher o melhor viscosímetro rotacional para suas necessidades?

Quando você está escolhendo um Viscosímetro Rotacional , é importante considerar suas necessidades específicas. Você deve pensar em qual será o tamanho das amostras que você deseja medir, bem como a faixa de viscosidade das amostras. Além disso, você precisará escolher um viscosímetro que seja compatível com o tipo de equipamento que você já possui.

Você também deve pensar na precisão e no intervalo do Viscosímetro Rotacional . Certifique-se de que o equipamento seja preciso o suficiente para medir as amostras a um nível adequado de precisão. Além disso, verifique se o viscosímetro tem uma faixa de viscosidade adequada para as amostras que você deseja medir.

Finalmente, lembre-se de que alguns Viscosímetros Rotacionais podem ser controlados por computador, permitindo que você realize medições mais detalhadas e repetidas com maior facilidade.
Se você ainda estiver com dúvidas, recomendamos que você procure ajuda especializada para escolher o viscosímetro mais adequado para suas necessidades.

 

 

 

Solicite seu orçamento em Viscosímetro Rotacional.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])