Compartilhe esse conteúdo:

Peneiras granulométricas saiba como utilizar

As Peneiras granulométricas  ou Tamis são essenciais para diversos experimentos laboratoriais, como por exemplo, desde um procedimento simples de separação de grânulos ou partículas, até a identificação do tamanho de partículas que compõem compostos sólidos. A análise granulométrica é o estudo que permite identificar o tamanho e a distribuição dos grãos.

 

As peneiras granulométricas  ou Tamis possuem diferentes aberturas que são padronizadas internacionalmente – saiba mais aqui  , verifique a tabela de abertura ABNT/ASTM/ TYLER. O número de abertura por polegada é chamado de “mesh” e é determinado da maneira a seguir: Quanto maior o mesh, maior o número de aberturas e mais fino deverá ser o grão, para passar por ela.

 

De forma prática e rápida, para análise de materiais grosseiros é indicado o uso de peneiras de baixo “mesh” e, para materiais finos, é necessário o uso de peneiras de maior “mesh”.

O usuário pode utilizá-las de maneira individual, através da agitação manual, ou então otimizar todo o processo com a utilização do equipamento para laboratório denominado agitador de peneiras ou agitador de tamis (ou também chamado de mesa vibratória).

 

Através de movimentos uniformes, os resultados obtidos são reprodutíveis, permitindo até que se padronize os procedimentos no ambiente de análises e pesquisa – o que não é possível via agitação realizada com a mão. Outra vantagem é o empilhamento das peneiras em um único equipamento, o que aumenta consideravelmente a capacidade de trabalho.

Vale ressaltar que existem diferentes formas e tamanhos de peneiras granulométricas  ou tamis . As peneiras mais comuns são as que possuem formato redondo sob as medidas (diâmetro x altura): 8”x2”; 5”x2”; 3”x2”. As peneiras quadradas também estão presentes no mercado, porém escolhidas com menor frequência. O material que as compõem, principalmente, é o aço inoxidável. Já os menos comuns são: latão, ferro galvanizado, entre outros.

Conheça os modelos e peça seu orçamento acessando: Peneiras Granulométricas  e Mesa Vibratória para Peneiras.

Para qual finalidade usamos um Conjunto de  Peneiras Granulométricas? 

  •  Classificar geometricamente o produto;
  • Controlar a classificação realizada;

Estas análises e estes controles se efetuam, geralmente, em laboratório nas amostras de produtos com a ajuda de peneiras padronizadas.

As peneiras podem ser utilizadas manualmente ou através de um Agitador Eletro-Magnético de Peneiras ou Mesa Vibratória para Peneiras

  • O Agitador de Peneiras tem capacidade para até seis peneiras de 2″ de altura ou doze peneiras com 1″ de altura.

 

De um modo geral, o melhor tempo de peneiramento para materiais que apresentem boa fluidez é de 10 minutos para grãos acima da malha ASTM 50 e de 20 a 30 minutos para grãos abaixo da malha ASTM 50. Deverão ser realizados um mínimo de 5 peneiramentos, sendo que, mantidas as condições de massa e tempo acima fixadas, o único fator que irá variar será a intensidade das vibrações. Para isto deve-se girar botão do reostato para a direita ou esquerda de tal maneira que os valores nele indicados variem em sua escala de 1, 3, 5, 7 e 9 respectivamente para os peneiramentos .

Assista o vídeo de demonstração da Mesa Agitadora de Peneiras Granulométricas:

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.