Compartilhe esse conteúdo:
O que é uma Balança de Alta Precisão e como escolher?

A balança de alta precisão  é um equipamento muito utilizado em laboratórios e em pesquisas científicas com a capacidade de fazer medições precisas do peso de objetos muito pequenos, com resolução da ordem de um milionésimo de grama.

O equipamento de laboratório  é considerado a mais alta precisão de todos os tipos de balanças de laboratório. Possui uma sensibilidade incrivelmente alta, sendo capaz de pesar quantidades de apenas 1 µg (0,000001g) a 10,1 g. As balanças de alta precisão  podem ir ainda mais longe, pesando com precisão amostras tão pequenas quanto 0,1 µg.

O instrumento de laboratório depende de dois componentes para funcionar. O primeiro é um componente eletrônico e o segundo é a célula de medição mecânica precisa. A separação desses dois componentes significa que as influências externas, como a temperatura, não têm impacto no desempenho da microbalança.

Para usar uma balança de alta precisão também chamada de microbalança, os cientistas primeiro sempre calçam um par de luvas, porque os resíduos e a oleosidade dos dedos e das mãos podem afetar os resultados. Pesar um item em uma microbalança é semelhante a como alguém usaria uma escala normal.

O que é uma Balança de Alta Precisão e como escolher?

Um recipiente onde a amostra será adicionada é colocado no prato de pesagem e o operador então tara a microbalança. A amostra é então colocada no recipiente, que é colocado de volta na bandeja.

Em seguida, é feita uma leitura referente ao peso da amostra, que é registrada. Dada a sensibilidade extremamente alta da balança de laboratório, os usuários não devem tocar a superfície em que ela é colocada durante o teste, e todas as fontes possíveis de vibração devem ser identificadas e evitadas.

Isso geralmente significa mantê-los longe de aberturas, correntes de ar, portas e janelas, bem como de áreas de tráfego intenso. As áreas com temperatura e umidade ambiente são ideais, onde as correntes de ar e a poeira são reduzidas ao mínimo.

Existem vários tipos de microbalança, a microbalança de cristal de quartzo (QCM) é incrivelmente sensível e pode pesar amostras de até 0,1 µg. São do tipo que costuma ser usado em experimentos de ciências biológicas.

Qual a  diferença entre uma balança de alta precisão e uma balança analítica

As balanças analíticas são capazes de fazer medições precisas do peso dos objetos, assim como uma microbalança pode, no entanto, a principal diferença é que elas são 100 vezes menos sensíveis ao tempo e também só podem pesar uma amostra com precisão de 0,1 miligramas.

Embora sejam úteis na medição precisa da massa de uma amostra, sua faixa de legibilidade é menos impressionante do que a de uma balança de alta precisão, com 0,1 mg – 0,01 mg. Semelhante às microbalanças, o procedimento que envolve seu uso se concentra na prevenção de fatores ambientais que influenciam os resultados e, portanto, também são mantidas longe de correntes de ar e áreas de alto tráfego, etc. Esses tipos de balanças geralmente requerem um técnico de laboratório treinado para operá-las e exigem calibração e manutenção regulares.

A balança de alta precisão  é um instrumento de laboratório  extremamente útil na indústria e na pesquisa. Ele pode medir com precisão a massa de uma substância tão pequena quanto 0,1 µg. As microbalanças são frequentemente utilizadas nas indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas,  seja para testes de pesticidas ou patógenos, ou para ajudar a controlar a formação de biofilme.

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])