Compartilhe esse conteúdo:

A capela de fluxo laminar é um equipamento de laboratório projetado para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação de materiais biológicos ou estéreis que não possam sofrer contaminação do meio ambiente, garantindo a segurança da manipulação.

Dentro de um laboratório existem diversos fatores de riscos a saúde dos operadores, a capela de fluxo laminar promove 100% de recirculação do ar. Já a capela de segurança biológica é um equipamento com 70% de recirculação e 30 % de renovação. A cabine de segurança biológica ou capela de segurança biológica são divididas em 3 modelos :

Classe I classe I oferece proteção ao manipulador e ao meio ambiente, mas não protege o produto a ser manipulado. É semelhante à exaustão de uma capela química, porém possui um filtro high efficiency particulated air (HEPA)

Classe II é projetada com um fluxo de ar interior com velocidade de 75 a 100 pés lineares/minuto para proteger os usuários do l; um fluxo de ar laminar vertical para proteger o produto; e um fluxo de ar de saída, de exaustão com um sistema de filtração, para proteger o meio ambiente.

A cabine de segurança biológica  é o principal equipamento de contenção no laboratório de microbiologia para proteger tanto os funcionários quanto o material (evitando contaminações) e o meio ambiente. Dependendo das características de construção e aplicações específicas, as cabines são classificadas em três tipos (classes I, II e III).

A cabine de segurança biológica classe II é classificada em dois tipos (A e B), com base na construção, na velocidade e nos padrões do fluxo de ar dos sistemas de exaustão. As cabines do tipo B são subdivididas em tipos B1, B2 e B3 de acordo com o volume de ar que recircula e a exaustão. A Capela de Segurança Biológica classe III é totalmente fechada e ventilada, adequada para o trabalho com agentes perigosos que requerem a contenção de um nível de biossegurança 4.

Segundo normas de biossegurança, após utilização da Capela de Segurança Biológica, a superfície desta deve ser descontaminada com UV. Destacamos a importância da limpeza com um agente químico antes da descontaminação com luz UV. Várias soluções descontaminantes têm sido citadas, mas a efetividade depende da concentração, do agente infeccioso a ser eliminado e do tempo de ação. São citados os compostos orgânicos (fenóis e derivados, hexaclorofeno, álcoois, compostos quaternários), halogênios (iodo, cloro) e peróxidos. Para o trabalho com micobactérias, o manual do Ministério da Saúde recomenda o uso de solução de fenol a 5% e solução de álcool a 70%.

A capela de fluxo laminar vertical, exemplo de modelo de capela, apresenta fluxo de ar laminar vertical. Isso oferece proteção ao produto manipulado e garante a proteção do operador e do ambiente contra agentes biológicos de risco.

Esse modelo vem com motor de ½ cv com proteção térmica e regulagem eletrônica de velocidade para a perda de pressão (três velocidades) e possui base com rodízios giratórios com freio e assoalho liso para facilitar a limpeza.

É projetada para trabalhos classe 100 conforme ABNT NBR 13.700 e ISO CLASSE 5 conforme norma internacional ISO 14.644-1.

Disponibilizar todos os EPI’s necessários, realizar a limpeza da cabine de fluxo laminar com álcool 70% e colocar todo a material que irá ser utilizado, passando álcool 70% em todos os utensílios antes de inserir na cabine. Com a cabine de fluxo laminar limpa e com todos os materiais dentro, exceto material biológico (células, soro fetal bovino), ligar a lâmpada germicida por 15 min (NÃO SE EXPONHA À LUZ);

Para ter acesso a todos os POST explicativos sobre as diferenças entre os modelos de Capela de Fluxo Laminar, Capela de Fluxo Vertical, Cabine de segurança Biológica, Cabine de Fluxo para PCR     CLIQUE AQUI

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442008000400005