Compartilhe esse conteúdo:

As balanças de precisão são um instrumento de medição, ou seja, um dispositivo usado para medir uma quantidade física. A  balança de precisão  é um instrumento usado para medir a massa dos objetos. Como a maioria das escalas mecânicas foi substituída por escalas eletrônicas, estas são freqüentemente chamadas de escalas porque substituem escalas mecânicas, embora não sejam realmente escalas, mas escalas, uma vez que não medem massas, mas forças.

De modo geral, as balanças são utilizadas para pesar grandes massas, embora a precisão (d) seja menor. Por outro lado, ocorre o contrário. É bastante comum que as balanças tenham uma plataforma ao nível do solo, onde é fácil colocar a massa a ser pesada. Em termos gerais, é geralmente aceito que até 30 kg de capacidade, o instrumento é uma balança. Para capacidades maiores, uma escala é considerada.

Caracteristícas mais importantes da Balança de Precisão

Precisão: é a capacidade de um instrumento de dar o mesmo resultado em diferentes medições feitas nas mesmas condições.
Precisão: é a capacidade de um instrumento de medir um valor exato sem margem de erro.
Apreciação: é a menor medida mensurável em um Instrumento de medição de sensibilidade: é a razão de deslocamento entre o indicador de medição e a medição real.

O alcance de medida e precisão de uma balança pode variar de vários quilogramas (com precisão de gramas), em escalas industriais e comerciais; até alguns gramas (com precisão de miligramas) em balanças de laboratório. Os saldos podem ser classificados de acordo com diferentes fatores. De acordo com sua divisão mínima, podem ser classificadas em precisão especial, fina, média e ordinária. A divisão mínima varia de 0,001 ga 5 g.

As balanças semi analíticas  geralmente chamadas de balanças de precisão e têm uma divisão mínima de 0,01 g uma capacidade de carga máxima típica de 3 a 10 kg, embora nesta seção você encontre vários modelos com uma carga máxima de 15 e 30 kg. E até mais a 60 kg.

Como escolher sua balança de precisão

Propomos-lhe este guia de características que deve identificar para escolher a balança de precisão ideal.

Qual capacidade de carga você precisa ter?

Recomendamos dobrar o peso dos itens que você vai pesar, para evitar danos em caso de sobrecarga ou caso outros itens caiam acidentalmente na balança, o que aumentaria a força aplicada sobre ela (ou seja, a carga dinâmica).

Você precisa da balança com selo  Inmetro?

É altamente recomendável instalar uma balança aprovada e certificada, para que o processo de pesagem seja legalmente aprovado ou certificado, mesmo que suas operações de pesagem não estejam sujeitas a este requisito legal.

Por um lado, existe o Certificado de Calibração que atesta as propriedades técnicas de uma balança ou peso de controle, bem como sua rastreabilidade ao padrão nacional.

  • Realização de transações comerciais.
  • Cálculo de taxas, direitos, impostos, prêmios, multas, remunerações, indenizações e outros tipos de taxas semelhantes.
  • Aplicação de normas ou regulamentos, bem como a realização de perícias judiciais.
  • Paciente pesando por motivos de controle, diagnóstico e tratamento médico.
  • Preparação farmacêutica de medicamentos a pedido, bem como análises realizadas em laboratórios médicos e farmacêuticos.
  • Determinação do preço ou montante total em venda direta ao público e preparação de pré-embalagens.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])