Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Centrífuga Sorológica?

Uma centrífuga sorológica é um equipamento de laboratório que é usado em bancos de sangue girando o soro dos glóbulos vermelhos do sangue total.

Elas  pode usar rotores  angulares, o que permite que as células se movam ao longo da lateral do tubo de ensaio até o fundo, facilitando assim a ressuspensão mais fácil das células.

Nos bancos de sangue, as centrífugas sorológicas normalmente devem funcionar a velocidades entre 3.400 e 3.500 RPM quando são usadas para lavagem de glóbulos vermelhos e classificação. 1000g é a força ou RCA recomendada para a graduação de aglutinação com tubos de cultura de vidro.

Observação: ao determinar a força adequada a ser usada, consulte as diretrizes do fabricante do tubo de coleta e do reagente.

Os tubos de ensaio  geralmente são centrifugados por 20 a 30 segundos para obter a classificação adequada de aglutinação do banco de sangue. É consenso geral de opinião que quanto mais tempo os tubos de ensaio  forem girados, melhores serão os resultados.

Como funcionam os diferentes tipos de centrífugas de laboratório?

Em laboratórios, as centrífugas são usadas para separar dois materiais que possuem densidades semelhantes, ou quando existem partículas insolúveis em uma solução dissolvida.

Como mencionado, todos os tipos de centrífugas funcionam no princípio de sedimentação, onde a aceleração do rotor faz com que uma força centrípeta aja sobre o rotor e os tubos da centrífuga.

Devido a esta ação, as substâncias mais densas nos tubos são forçadas para fora em uma direção circular, enquanto as partículas mais leves se movem em direção ao centro.

Às vezes, várias partículas grudam no fundo dos tubos da centrífuga. Essas partículas são chamadas de pellets, e a solução límpida é conhecida como sobrenadante.

Normalmente, uma centrífuga sorologica é configurada para girar a um certo número de rotações por minuto (rpm) ou velocidade de rotação. No entanto, dois rotores podem ter a mesma velocidade de rotação, apesar de diâmetros diferentes.

A aceleração de tais rotores também será diferente devido aos diferentes raios e momentos angulares. O tamanho do rotor também tem um impacto. É por isso que a Força Centrífuga Relativa (RCF) é a unidade padrão aceita.

Como usar uma  centrífuga sorológica corretamente?

Centrifugas Sorológicas, que operam em alta velocidade, têm ótimo potencial para ferir os operadores se não operado corretamente.

Os rotores de centrífuga laboratorial  desequilibrados podem resultar em lesões ou morte. A quebra do recipiente da amostra pode liberar aerossóis
que são prejudiciais se inalados.

A maioria de todos os acidentes com centrífugas resulta de erro do operador.
Para evitar lesões, os trabalhadores devem seguir as instruções do fabricante instruções de operação para cada marca e modelo de centrífuga
que eles usam.

 Uso de uma centrífuga sorológica:

■ Certifique-se de que os porta tubos e tubos da centrífuga estejam secos.
■ Certifique-se de que o eixo esteja limpo.
■ Use conjuntos correspondentes de tubos, porta tubos e outros equipamentos.
■ Sempre use as caçaçapas de centrífuga para conter o potencial
derramamentos e evitar aerossóis.
■ Inspecione tubos ou recipientes quanto a rachaduras ou falhas antes de usar eles.
■ Evite encher demais os tubos ou outros recipientes (por exemplo, em
rotores angulares, a força centrífuga pode conduzir a solução para cima
lado do tubo ou parede do recipiente).
■ Certifique-se de que o rotor esteja corretamente assentado no eixo de transmissão.
■ Certifique-se de que os tubos ou recipientes estão devidamente balanceados no rotor.
■ Somente verifique os anéis de vedação no rotor se você for devidamente treinado.
■ Não exceda a velocidade máxima de operação do rotor.
■ Feche a tampa da centrífuga durante a operação.

Em caso de amostras com alto risco de manipulação proceder o uso dentro de uma Cabine de Segurança Biológica.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])