Compartilhe esse conteúdo:

Você sabe o que é uma Cabine de Segurança Biológica?

Os laboratórios que trabalham com riscos biológicos devem aderir às medidas de biossegurança para proteger o pessoal da exposição.

As cabines de segurança biológica são o principal meio de contenção, projetados para proteger o operador e o ambiente de patógenos.

Existem diferentes classes de gabinetes para escolher, variando da Classe I (proteção básica) à Classe II (patógenos mais letais).

Além de selecionar a Cabine de Segurança Biológica adequada  para a aplicação, é importante compreender as diferentes técnicas, práticas e equipamentos associados a cada nível de biossegurança e desenvolver um plano de controle de exposição eficaz.

Fluxograma de Como escolher um Gabinete de Segurança ou Capela de Fluxo Laminar

Como escolher uma Cabine de Segurança Biológica corretamente?

Os usuários de laboratório devem trabalhar com seus profissionais de segurança para identificar a cabine de biossegurança apropriada para o trabalho proposto.

Este processo deve ter feito parte da avaliação de risco e do processo de gerenciamento de risco que analisa os perigos associados ao trabalho proposto e identifica os controles para minimizar o risco de exposição a perigos biológicos.

Quais produtos químicos e reagentes serão usados ​​dentro de uma Cabine de Segurança Biológica?

As Cabines de Segurança Biológica são equipados com filtro HEPA (partículas de alta eficiência ou filtros ULPA (ar de partículas ultrabaixas) projetados para filtrar apenas partículas, elas não retêm gases e vapores.

Cabine de Segurança Biológica Classe II Tipo A1 e Cabine de Segurança Biológica classe tipo  A2 re circulam o ar para o laboratório, e se vapores perigosos estiverem presentes na Cabine de Segurança Biológica , eles passam através do filtro de exaustão e no ar do laboratório.

Quanto espaço no  laboratório está disponível para alocar a Cabine de Segurança Biológica?

Ao comparar os tamanhos de  Cabines de Segurança Biológica , é importante considerar quanto o espaço do laboratório está disponível, bem como o tamanho do espaço deve conter o equipamento e trabalho que deve ser realizadas dentro da Cabine de Segurança Biológica.

Quer mais dicas? Deixe seu comentário, baixe nosso e-book. 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])