Compartilhe esse conteúdo:

A água é o principal solvente utilizado em laboratório, sem uma água com boa qualidade, não conseguimos fazer nenhum tipo de ensaio laboratorial. No laboratório, a água possui diversas aplicações:  reconstituição de reagentes, diluições, soluções  padrões, preparação de soluções de enxágue e de tampões, confecção de meios de cultura, alimentação de analisadores automatizados, lavagem, sanitização e recuperação de utensílios. Portanto, esse fator analítico precisa ser controlado e otimizado para reduzir erros potenciais e garantir a qualidade dos resultados. Existem vários métodos para remoção de impurezas da água, por isso é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias, associando suas vantagens (Tabela), a fim de se obter uma água de alta qualidade e sempre avaliar a necessidade e as vantagens e desvantagens de cada método.

Existem algumas maneiras de purificar a água laboratorial, a principal maneira de purificar a água é utilizando um destilador, um destilador de água tipo pilsen é um dos equipamentos de laboratório essenciais. O destilador de água para laboratório deve ser de aço inox para maior durabilidade.

Leia mais em nosso outro post sobre a diferença entre água destilada e água deionizada.

Um outro processo para a obtenção de água para uso laboratorial é a água deionizada, a deionização consiste no uso do aparelho de laboratório denominado deionizador.

Outro processo um pouco mais complexo consiste em um aparelho de osmose reversa. O osmose reversa é um equipamento de laboratório que tem uma tecnologia de purificação de água por membranas, devido a qualidade da água final o osmose reversa é muito utilizado em farmácias de manipulação, indústria cosmética,indústria farmacêutica e institutos de pesquisa. Consulte nossa equipe para saber qual o método apropriado para sua aplicação.

 

 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v47n3/v47n3a04.pdf