Compartilhe esse conteúdo:

Como já visto aqui mesmo, o agitador mecânico para laboratório é utilizado para diversos tipos de análises em que a amostra deva ser agitada e permanecer em um estado homogêneo. Dentre os acessórios do equipamento estão as hélices para agitação e nesse post falaremos sobre os tipos de hélices, suas funções e como escolher a hélice correta para seu equipamento.

Escolhendo a hélice para Agitador Mêcanico:

Para adquirir os tipos de hélice corretos e evitar danos ao seu equipamento é necessário analisar alguns fatores importantes como a viscosidade da amostra, velocidade a ser utilizada no processo e a compatibilidade química com o material de composição da hélice. Por exemplo, um fluído de alta viscosidade necessitará de uma hélice mais resistente, que suporte essa demanda e, consecutivamente, a velocidade do processo será menor. O tipo de hélice pode variar também de acordo com sua funcionalidade, como por exemplo, hélices para dissolver e agitar um determinado tipo de amostra. Além disso, a hélice deve ser compatível com o fluído a ser agitado.

A seguir mostraremos os tipos de hélice para Agitador Mecânico e suas funções.

  • Hélice de 3 e 4 palas para Agitador Mecânico: geram um fluxo axial, podem ser utilizadas em processos de amostras com baixa viscosidade e que demandem altas velocidades.
Modelos de Hélice de 3 a 4 palas
  • Hélices tipo turbina para Agitador Mecânico: geram fluxo axial e são usadas para processar fluídos de média e baixa viscosidade com velocidades médias e altas. Pode ser utilizada, por exemplo, em atividades que não podem gerar aeração na amostra.
Modelo de hélice tipo turbina
  • Hélices para Dissolução de Agitador Mecânico: Geralmente utilizadas quando há dificuldade em dissolver a amostra para torná-la homogênea. Seu uso é recomendado em processos de velocidade média e baixa e para fluídos com viscosidade também média e baixa. Também geram fluxo radial.
Modelo de hélices para dissolver
  • Hélices para Centrifugação de Agitador Mecânico: São dobráveis e se abrem com aumento da velocidade. Recomendadas para frascos cujo diâmetro superior é pequeno e para fluídos de baixa viscosidade.
Modelo de Hélices para Centrifugação
  • Hélices tipo Pá para Agitador Mecânico: indicadas para amostras com alta viscosidade, atuam em fluxo tangencial e velocidade baixa.
Modelo de Hélice Tipo Pá
  • Hélices tipo Âncora para Agitador Mecânico: geram fluxo tangencial, ideais para fluídos de média para alta viscosidade e devem ser usadas em velocidades baixas.
Modelo de Hélice Tipo Âncora

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.