Compartilhe esse conteúdo:

Vamos falar de peneira granulométrica ou Tamis?

Os pesquisadores criaram uma formulação que substitui grande parte do material responsável pela emissão de CO2 na fabricação do produto, diminuindo a concentração de material reativo produzido a altas temperaturas na composição de cimentos e, consequentemente, na de concretos e argamassas de revestimento, mantendo a resistência dos materiais.

A tecnologia foi testada com equipamentos de  laboratório e despertou o interesse de empresas, que analisam a viabilidade do uso em escala na fabricação do material , o segundo mais produzido e consumido no mundo, atrás apenas dos alimentos.

A importância da Granulometria

Por meio de tecnologias de controle de granulometria de partículas, já usadas em indústrias como a alimentícia e farmacêutica, os pesquisadores da Poli demonstraram em laboratório que combinando granulometrias de pó de calcário é possível aumentar para 70% a proporção do material e diminuir para 30% a quantidade de clínquer na composição do cimento.

A tecnologia para moer partículas com granulometria controlada já existe, mas nunca ninguém a operou na escala da indústria cimenteira”,  disse o pesquisador.

Controlar a granulometria através de peneiramento e o  peneiras granulométricas são de fácil utilização em testes laboratoriais.

A granulometria tem por objetivo conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.

Assista o Funcionamento de uma Mesa Agitadora de Peneiras

Resumindo

Muitas indústrias podem usar métodos de análise de tamanho de partículas para descobrir propriedades sobre os materiais com os quais estão trabalhando. Isso permite que eles manipulem os materiais, as condições de fabricação ou o produto para obter um produto melhor, mais seguro ou mais econômico. Indústria farmacêutica, indústria de petróleo, indústria de construção e decoração, indústria de tratamento de água são algumas das indústrias que se beneficiam disso.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

http://agencia.fapesp.br/pesquisadores-da-usp-desenvolvem-cimento-ecoeficiente/17215/