Compartilhe esse conteúdo:

Primeiramente em nosso blog vamos falar sobre granulometria, o ensaio por granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica das partículas. O objetivo principal é conhecer o tamanho das partículas e traçar uma curva conhecendo assim suas propriedades. A granulometria se aplica a solos, cimento, grãos e pós em geral. Para realizar o ensaio de granulometria utiliza-se tamis ou peneira granulométrica, e para realizar os ensaios utiliza-se o agitador de peneiras granulométricas que permite o uso de até 6 peneiras de 2” de altura mais fundo e tampa ou de até 12 peneiras de 1” de altura mais fundo e tampa.

As peneiras granulométricas ou tamises devem ser encaixadas uma sobre a outra. Em primeiro lugar coloca peneira depois a peneira de menor malha até a de maior malha e pôr fim a tampa e o fundo  . O parafuso da travessa deve ser apartado até o conjunto estar bem preso para não soltar as peneiras durante a agitação.

O controlador de velocidade no agitador de peneiras  tem como finalidade variar a intensidade das vibrações, sendo que na intensidade máxima a amplitude chega a ter 2mm. Quanto mais fino for o grão a ser peneirado, menor deverá ser a intensidade das vibrações. Devem  ser realizados um mínimo de 5 peneiramentos, sendo que, mantidas as condições de massa e tempo acima fixadas, o único fator que irá variar será a intensidade das vibrações.

Para isto deve-se girar botão da velocidade  para a direita ou esquerda de tal maneira que os valores nele indicados variem em sua escala de 1, 3, 5, 7 e 9 respectivamente para os peneiramentos.


Após cada ensaio granulométrico , marca-se a quantidade de material em massa que foi peneirado, assim como a porcentagem do total que ela representa.
O  controlador de velocidade de agitação deverá ser regulado de acordo com aquele peneiramento que apresentar o melhor rendimento, ou seja, a maior quantidade de material peneirado.

Assista o vídeo abaixo de demonstração do Agitador Eletromagnético de Peneiras

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])