Compartilhe esse conteúdo:

Um Produto para Laboratório simples, porém com grande utilidade para o usuário final, é o destaque de nosso texto de hoje. Peneira Granulométrica consiste de um produto na qual é utilizado para separar partículas grossas de partículas mais finas – tudo de acordo com os requisitos da peneiração. Sua aplicação é extremamente ampla, desde a indústria farmacêutica, alimentícia, mineral, até a química. Para aqueles que trabalham em um laboratório, centro de pesquisa ou universidade, o uso de peneiras pode ser praticado para as etapas de pesquisa ou processos de controle de qualidade.

Muitos usuários possuem dúvida em relação às aberturas das peneiras granulométricas – visto que as mesmas são padronizadas internacionalmente. De uma maneira bem simples, facilitando a compreensão, o número de abertura por polegada é chamada de “mesh” e é determinado da seguinte maneira: Quanto maior o mesh, maior o número de aberturas e mais fino deverá ser o grão, para passar por ela.

Um equipamento na qual viabiliza todo o processo é o agitador de peneira ou mesa vibratória para peneiraspermite movimento uniforme para alcançar resultados reprodutíveis – o que não é possível com a agitação feita à mão. As peneiras granulométricas são posicionadas sobre o mesmo, que iniciará a vibração, fazendo com que o material passe pela peneira granulométrica de forma automatizada. Vale a pena ressaltar que, dependendo do modelo, até seis peneiras granulométricas podem ser utilizadas simultaneamente – as mesmas são empilhadas umas sobre as outras, e geralmente a peneira que está no topo possui “mesh” menor, e a que se encontra embaixo (na base) possui “mesh” maior.

Colaborando ainda mais para ampliar seu conhecimento a respeito do assunto, segue abaixo a tabela de equivalência da abertura de malha e tamis de acordo com a Farmacopéia Brasileira.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.