Compartilhe esse conteúdo:

Utilizada para determinar as dimensões de partículas de amostras que sejam sólidas, a granulometria é aplicada, por exemplo, na fabricação de remédios, nas pesquisas cientificas e também no setor ambiental, devido ao trabalho realizado em solo.

A determinação deste tipo de valor é de extrema importância já que dele provém as referências para as próximas etapas na fabricação de medicamentos, por exemplo. Durante a manipulação de comprimidos, a substância deve conter dimensões exatas para sua composição. Para preencher cápsulas, por exemplo, textura e dimensão das substâncias, podem alterar a quantidade, o que requer controle da dimensão da substancia do medicamento a ser inserida nas cápsulas.

A análise granulométrica pode ser realizada por meio de até cinco métodos: Granulometria por Peneiração, a Granulometria por Sedimentação, a Granulometria por Microscopia, a Granulometria Coulter Counter e a Granulometria Difractometria Laser.

O método granulométrico que será abordado neste texto, é a Granulometria por Peneiração.

Nesta forma de averiguação das dimensões das substâncias que compõe a amostra, o processo se dá com a utilização de peneiras granulométricas.

Com diferentes tamanhos de aberturas, as peneiras granulométricas seguem padrões internacionais e suas medidas são fornecidas por polegadas e/ou milímetros. A quantidade de aberturas por polegada recebe o nome de mesh. Com isso, amostras que possuam grãos maiores, devem passar por peneiras granulométricas com baixo mesh, ou seja, com poucas aberturas para cada polegada. No caso de analises em materiais finos, as peneiras granulométricas utilizadas devem ser com maior mesh: mais aberturas por polegada. Com isso, os milímetros de cada abertura, variam proporcionalmente conforme o mesh.

A amostra que deverá ser submetida a este processo, é colocada em um conjunto de peneiras granulométricas. Alocadas uma em cima da outra, já que possuem formato que possibilita este ajuste, as peneiras são dispostas na Mesa Vibratória para Peneiras.

As mesas vibratórias fornecem agitações em movimentos verticais e horizontais. E o tempo de duração deste processo, varia de acordo com o peso e a granulação da amostra em processo de análise granulométrica.

Para a determinação das dimensões de diversos materiais, a SPLABOR Equipamentos para Laboratórios indica as Peneiras Granulométricas –que possuem 8 polegadas de diâmetro e 2 polegadas de altura.

Utilizada para potencializar a peneiração, a Mesa Vibratória de Peneiras –promove a agitação para que o processo de peneiração aconteça de forma mais rápida e eficiente. Possui capacidade para até 6 peneiras de 2 polegadas de altura, relógio marcador de tempo, desligamento automático e vibrações automáticas.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.