Compartilhe esse conteúdo:

 O que é Granulometria? Qual a sua função e segmentos que utilizam essa técnica

 

Você sabe o que é granulometria? É uma técnica utilizada para analisar a distribuição de tamanhos das partículas em um material. Seja na indústria alimentícia, farmacêutica ou de construção civil, entender a granulometria pode ser fundamental para garantir qualidade e eficiência nos processos produtivos. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre as peneiras granulométricas e o agitador, equipamentos essenciais na análise granulométrica. Acompanhe!

A granulometria é uma técnica que permite analisar a distribuição do tamanho das partículas em um determinado material. Essa análise se tornou muito importante para diversos setores industriais, pois possibilita avaliar aspectos como qualidade e eficiência dos processos produtivos.

Aprender sobre a granulometria  pode ajudar muitas pessoas e empresas, especialmente as operações na mineração. Neste artigo, você conhecerá melhor o que é granulometria e quais são os usos das peneiras granulométricas e medidores de granulometria . Conheça tudo o que você precisa saber para manter sua produção ativa com segurança e qualidade!

 

Qual a importância da granulometria

A importância da granulometria  é enorme em diversas áreas, desde a construção civil até a indústria farmacêutica. Através da análise granulométrica, é possível determinar o tamanho das partículas presentes em uma amostra e classificá-las de acordo com sua distribuição.

Aplicações da análise de granulometria

A análise de granulometria  é uma técnica utilizada para determinar a distribuição dos tamanhos de partículas em uma amostra. Essa análise pode ser aplicada em diversos campos, desde o setor alimentício até o da construção civil.

No setor alimentício, a granulometria é importante para garantir que os ingredientes tenham um tamanho uniforme, resultando em produtos finais com textura e sabor consistentes. Além disso, essa técnica também é usada na produção de medicamentos e cosméticos para garantir que as partículas sejam uniformes e estejam dentro das especificações exigidas pelos órgãos reguladores.

Como podemos realizar a análise granulométrica?

A granulometria é um método de separação e classificação de materiais granulares que remontam aos tempos antigos. Hoje, a análise de peneira é usada por cientistas, engenheiros civis e outros para determinar a distribuição do tamanho de partículas para muitos materiais para atender aos requisitos de CQ/QA.

A peneiração manual é a maneira mais básica de realizar análises de peneira ou tamis  e é aceitável para aplicações onde um alto grau de eficiência, precisão e repetibilidade não são essenciais.

Os resultados são altamente dependentes do operador e podem variar significativamente. Os testes de peneiramento manual também só podem ser realizados em uma peneira de cada vez.

Peneiramento é um processo físico que envolve a separação de partículas por tamanho através da vibração e/ou do movimento de um fluido (ar ou água). A eficiência do processo depende da força aplicada, do tamanho das aberturas da peneira e das características das partículas (forma, densidade, umidade).

 

 

 

 

Para que utilizamos o agitador de peneiras?

Agitadores Eletromagnéticos de peneira ou Mesa Vibratória de Peneira  automatizam a agitação de partículas em uma amostra para separação e determinação de tamanho.

O método apropriado de agitação do agitador de peneira é determinado pelo tamanho da partícula, tamanho mínimo a ser separado, peneiramento úmido ou seco e características da amostra, como resistência à aglomeração e fatores elétricos estáticos.

Esse equipamento de laboratório comporta 6 peneiras granulométricas ou tamises que são dispostas uma sobre as outras em malhas diferentes.

No último compartimento, no fundo da peneira granulométrica ficam os sedimentos resultantes da peneiras  granulométricas ou tamis anteriores.

Como Funciona um Agitador Eletromagnético de Peneiras?

Os agitadores eletromagnéticos de peneira  usam energia eletromagnética silenciosa para agitar as partículas. Uma configuração de vibração adequada cria um leito fluido e móvel do material da amostra, distribuindo uniformemente o material pela malha à medida que levanta e reorienta as partículas para garantir o número máximo de oportunidades de passagem.

A Importância da Granulometria no controle de qualidade

Portanto, a análise da granulometria  é de extrema importância para o controle de qualidade em diversos setores industriais. Através desta técnica é possível identificar e selecionar os materiais mais adequados para cada aplicação, garantindo assim a eficiência dos processos produtivos. Além disso, a medição da granulometria permite ainda controlar as características físicas dos produtos finais, evitando problemas como segregação ou compactação inadequada.

Conclusão

 

Portanto, podemos concluir que a granulometria  é uma técnica importante e amplamente utilizada na análise de materiais sólidos. Com o uso das peneiras granulométricas e do agitador adequado, é possível determinar com precisão a distribuição de tamanhos das partículas em uma amostra.

A partir dessa análise granulométrica, é possível obter informações importantes para diversas áreas da indústria, como construção civil, farmacêutica e alimentícia. Além disso, essa técnica pode ser utilizada para garantir que os materiais produzidos atendam às especificações necessárias.

 

Dúvidas sobre tamis, peneira granulométrica ou agitador eletromagnético de peneiras consulte nossa equipe, nós temos a solução.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.