Compartilhe esse conteúdo:

Bomba Peristáltica e Seu Uso na Indústria Farmacêutica, Química, Alimentícia.

Como funcionam as bombas peristálticas:

As bombas peristálticas operam com um princípio simples. O padrão alternado de apertar e liberar a tubulação move o fluido através da bomba. Uma das muitas vantagens oferecidas pelas bombas peristálticas é a capacidade de isolar o fluido dentro da tubulação (muito parecido com nosso fluxo sanguíneo).

À medida que um rolo passa sobre o tubo, ele é primeiro ocluído (espremido) e depois liberado. A progressão dessa área espremida força o fluido a se mover na frente do rolo. A tubulação atrás dos rolos recupera sua forma, cria um vácuo e puxa o fluido para trás. À medida que o rolo se move mais rápido, os bolsões de vácuo são criados mais rapidamente e o fluido que se move pelo sistema ganha velocidade. Os rolos agem como válvulas de retenção para evitar desvio ou perda de escorvamento.

A distância entre os rolos cria um “travesseiro” de fluido. Este volume é específico para o ID da tubulação e a geometria do rotor. A taxa de fluxo é determinada multiplicando a velocidade da cabeça da bomba  peristáltica pelo tamanho do travesseiro pelo número de travesseiros por revolução. Este volume de travesseiro permanece muito constante, exceto com fluidos altamente viscosos.

Entre as bombas peristálticas com o mesmo diâmetro de rotor, as bombas com grandes almofadas fornecerão maiores volumes de fluido por revolução. Existe um maior grau de pulsação com essas taxas de fluxo mais altas, não muito diferente do perfil de bombeamento de uma bomba de diafragma. Bombas peristálticas com almofadas pequenas fornecem pequenos volumes de fluido por revolução.

Onde são utilizadas as Bombas Peristálticas?

Como vimos em outros posts aqui no blog, o uso da bomba peristáltica é recomendado para diversos setores da indústria e nesse falaremos sobre o uso da bomba peristáltica no setor de mineração , bomba peristáltica para  produtos petroquímicos , bomba peristáltica para setores de indústria de tintas e pigmentos

Uso da bomba peristáltica no setor de mineração e produtos petroquímicos

A bomba peristáltica é utilizada porque sua tubulação garante segurança e não agride o meio ambiente e, com a escolha da mangueira correta, garante longa durabilidade à bomba. Seu uso pode ser aplicado nas seguintes atividades:

  • Hidroextração
  • Decantação (resina em polpa, carbono em polpa)
  • Coluna/lixiviação
  • Flotação
  • Extração de solvente
  • Cianetação
  • Drenagem ácida da mina
  • Transferença de Iodo, de massa e de fluídos perigosos
  • Liberação Mineral

O uso da bomba peristáltica no setor de mineração e produtos petroquímicos apresenta como características a precisão e repetibilidade do fluxo, habilidade de bombear partículas minerais, durabilidade em ambientes altamente corrosivos e sujos, entre outras.

Uso da bomba peristáltica no setor de tintas e pigmentos

A bomba peristáltica pode ser aplicada nas seguintes atividades:

  • Controle de qualidade (desafios de filtros para pintura)
  • Entrega/Teste de solventes limpantes para tintas de água, pinturas
  • Entregas de tintas para poços de imprensa
  • Entrega de solvente para cobertores de imprensa
  • Impressão de envelopes, embalagens, papéis de revestimento e aplicação adesiva

É um setor que não apresenta tantas regularidades para as análises, como no setor farmacêutico, por exemplo, mas é necessário tomar uma série de cuidados para garantir a segurança e eficiência do processo. Para obter o melhor resultado da bomba peristáltica é necessário estar atento à compatibilidade química da mangueira com os fluídos, como por exemplo, pinturas de automóveis, pois caso não seja a mangueira adequada pode causar danos por ser um fluído perigoso.

Quando a bomba peristáltica é utilizada de forma correta ela proporciona alta pressão de saída para os filtros, capacidade de bombear tintas viscosas e tintas para escrever e imprimir, fácil manutenção e limpeza, por conta da troca de mangueiras, de forma rápida e eficiente.

Para conhecer mais sobre a utilização da bomba peristáltica em outros setores, acesse:

Bomba Peristaltica Masterflex e seu uso na Industria de Alimentos e Bebidas

Bomba Peristaltica e seu uso na industria de farmacologia e biotecnologia

Solicite seu orçamento em Bombas Peristálticas Masterflex.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.