Compartilhe esse conteúdo:

O que é viscosidade?

Como Exemplo vamos citar a viscosidade do óleo lubrificante.

viscosidade do óleo é uma das características mais importantes a se considerar na hora de escolher o melhor óleo lubrificante para o carro do cliente. Ela representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido os óleos mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais fluidos.

Na prática, a viscosidade funciona como uma faca de dois gumes: o produto tem que ser viscoso o suficiente para criar uma película protetora entre as partes do motor, mas não pode ser tão grosso a ponto de oferecer muita resistência ao movimento das peças.

A questão é que óleos lubrificantes mais viscosos exigem mais força para serem bombeados e fluem mais lentamente pelo motor. Os menos viscosos circulam com mais facilidade, permitindo uma lubrificação mais rápida e que alcança cada centímetro das peças. Essa excelente fluidez faz com que nenhuma parte se desgaste mais do que outra, diminuindo a necessidade de pequenas manutenções.

Todos os produtos que possuem um aspecto líquido e/ou denso, como cremes, pomadas, géis, óleos, e até mesmo a água, podem ter sua viscosidade determinada. Para este método, é recomendada a utilização do equipamento para laboratório conhecido como Viscosímetro Rotacional, ou  Viscosímetro Rotativo.

Identificar a faixa de viscosidade de determinado material é extremamente importante para testes que comprovam a qualidade de produtos farmacêuticos, alimentícios e cosméticos, por exemplo, já que a não conformidade das taxas em cada tipo de produto, representa a má qualidade e pode até mesmo denunciar que o produto esteja estragado.

A temperatura também exerce influência durante o trabalho de análise, já que o aquecimento afeta a amostra deixando-a mais líquida, e o resfriamento deixando-a mais espessa. Portanto, é necessário atentar-se para estes fatores que se não avaliados, podem prejudicar o resultado da avaliação.

O Viscosímetro é aplicado em diversos tipos de análises de fluídos viscosos.

 

Como já foi dito no Blog, no post Viscosímetros | Saiba mais sobre o comportamento de fluidos viscosos, é possível aplicar este equipamento de laboratório durante o processo que identifica o comportamento do líquido durante o cisalhamento, para constatar se a amostra após sofrer o corte tem sua faixa de viscosidade alterada para mais ou para menos.

O Viscosímetro, possui rotores em aço inoxidável, ideais para as aplicações mais severas. Além disso, oferece a segurança oferecida pelo alarme que é disparado caso a amostra esteja muito alta ou muito baixa para o rotor selecionado.

Conheça também o Viscosímetro Copo Ford

 

 

 

A SPLABOR oferece opções de modelos de Viscosímetros para Laboratório com características distintas.

Este tipo de aparelho para laboratório é muito útil para os segmentos de biocombustíveis, químicos, alimentos, tintas, produtos petrolíferos e para o ramo farmacêutico.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Fonte: https://blog.texaco.com.br/havoline/viscosidade-do-oleo/