Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Viscosímetro?

O Viscosímetro  mede automaticamente a viscosidade de maneira rápida e é indicado para aplicações no ramo químico, alimentício, farmacêutico, entre outros.

Os viscosímetros rotacionais são projetados para medir a viscosidade analisando o torque necessário para girar um fuso submerso em um fluido a uma velocidade constante. A rotação contínua do fuso garante que os cálculos sejam feitos ao longo do tempo, permitindo a análise do fluido dependente do tempo.

Como já publicado aqui em diversos artigos, o viscosímetro é um equipamento para laboratório usado na análise da viscosidade de fluidos. Neste post, vamos abordar os quatro tipos de comportamento dos fluidos viscosos e apresentar modelos de viscosímetros.

A viscosidade efetiva pode ser melhor compreendida ao conferir os comportamentos de fluidos viscosos em diferentes taxas de cisalhamento. Há duas categorias: newtonianos e não newtonianos.

O fluido newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independente da velocidade de cisalhamento em que for aplicada. Já o não newtoniano, é definido por uma mudança na viscosidade com o aumento ou diminuição na velocidade de cisalhamento.

Fluidos newtonianos é o primeiro comportamento que vamos abordar. A viscosidade permanece constante com a mudança na velocidade de cisalhamento. Enquadram-se neste comportamento produtos como, água, óleos minerais, xaropes, hidrocarbonetos, e resinas.

 

Fluidos tixotrópicos: a viscosidade reduz com o aumento da velocidade de cisalhamento. Exemplos: tintas, cola, óleos vegetais.

Fluidos dilatantes: a viscosidade aumenta consideravelmente com o aumento da taxa de cisalhamento. A argila é um ótimo exemplo neste caso.

Fluidos plásticos e Pseudo-plásticos: Devido ao aumento da taxa de cisalhamento a viscosidade do fluido diminui. No entanto, a viscosidade inicial pode não ser excelente o suficiente para evitar o início de fluxo em um típico sistema de bombeamento. Fluidos plásticos são géis, tintas látex, entre outros.

Para alcançar a viscosidade de um determinado fluido basta utilizar um viscosímetro rotacional. Há vários modelos como, por exemplo:

Como comprar um Viscosímetro?

Considerações para comprar viscosímetros

A escolha de um viscosímetro é um processo complexo e dependerá do tipo de amostra, viscosidade, opacidade, volume de amostra disponível, rendimento necessário e nível de automação necessário. No mínimo, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • Faixa de viscosidade
  • Precisão
  • Controle de temperatura
  • Volume de amostra e capacidade de microvolume
  • Automação e interface com computadores
  • Requisitos regulamentares e padrões da indústria.

Faixa de viscosidade

A viscosidade é medida em Pascal segundos (Pa·s), ou seja, a quantidade de pressão necessária para atingir uma determinada taxa de fluxo.

A viscosidade é comumente expressa em centipoise (cP), que é a unidade usada pela agência de padrões ASTM International; 1 cP é igual a 1 mPa·s. A água a 20°C tem uma viscosidade dinâmica de 1,002 cP.

A viscosidade cinemática é a razão entre a viscosidade dinâmica e a densidade; a unidade de medida é o Stoke (St).

Como Funciona o Viscosímetro Rotacional?

Os viscosímetros rotacionais funcionam obtendo as medidas do torque em um suporte vertical que move o fuso em uma direção rotacional.

A rotação do fuso geralmente é proporcional à viscosidade da amostra. Viscosímetros rotacionais são usados ​​para medir a viscosidade.

É comum encontrar a maioria dos viscosímetros rotacionais com a mesma aparência, no entanto, duas configurações únicas e diferentes são usadas ao medir a viscosidade usando o viscosímetro rotacional.

Sistemas de molas e Sistema servo, mas hoje não vamos abordar essas duas diferenças.

Precisando de Viscosímetros entre em contato conosco!

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.