Compartilhe esse conteúdo:

O que é Viscosidade?Qual a função da Viscosidade? Entenda sobre os Viscosímetros 

 

 

Você já ouviu falar sobre viscosidade e viscosímetros? Esta medida é muito importante na indústria de materiais, pois ajuda a entender como os objetos reagem à força externa. Nesta matéria, vamos explicar melhor qual é a função da viscosidade, bem como conhecer os detalhes dos viscosímetros rotacionais. Então, continue lendo para saber mais!

A viscosidade é a medida da resistência de um fluido à deformação sob uma ação cisalhante. A viscosidade depende da interação entre as moléculas do fluido e das forças externas que atuam sobre o fluido. A viscosidade é geralmente expressa em unidades de poise (P) ou centipoise (cP).

 

Qual a função da Viscosidade?

A viscosidade é uma propriedade importante dos alimentos fluidos. É definido como a fricção interna de um líquido ou sua capacidade de resistir ao fluxo.

A fricção interna em um fluido pode ser facilmente demonstrada observando um líquido que foi agitado vigorosamente para criar um vórtice.Assim que a agitação parar, a velocidade do vórtice é gradualmente reduzida e a rotação do líquido eventualmente pára. Isso acontece como resultado da força de atrito dentro do líquido e essa força deve ser superada para que o líquido flua.

 

As diferentes formas de medir a Viscosidade

A viscosidade é uma medida da resistência de um fluido ao escoamento. É uma propriedade importante em muitos processos industriais e, portanto, é medida com frequência. Existem várias formas de se medir a viscosidade, cada uma adequada para um objetivo específico.

Os principais tipos de instrumentos usados para medir a viscosidade são os viscosímetros rotacionais, de penetração e os capilares. Os rotacionais são aqueles que usam um disco ou rodela que gira em um fluido para determinar sua resistência à fluidez.

A força necessária para fazer isso é registrada e usada para calcular a viscosidade. Os instrumentos de penetração consistem em uma agulha que é inserida num fluido e cuja velocidade de penetração é registrada. A resistência do fluido à penetração da agulha dá uma medida da sua viscosidade. 

Vamos dar o exemplo abaixo usando o chocolate.

Porque a viscosidade é tão importante?

A viscosidade do seu chocolate determina a espessura da casquinha e a quebra (som) dos seus produtos de chocolate: quanto maior a viscosidade do chocolate, mais fina e crocante será sua casquinha.

Usar o chocolate que tem a viscosidade certa também economiza seu tempo: você pode usar formas maiores para uma leva com chocolate menos viscoso. O chocolate com viscosidade maior é melhor para moldes com muitos detalhes, mas você terá que encher sua forma com chocolate 2 a 3 vezes.

Como funciona o Viscosímetro ?

 

O viscosímetro rotacional é o instrumento mais frequentemente utilizado para a medição das propriedades reológicas do chocolate, o qual mede a resistência de um cilindro rotativo, o rotor, encontra um chocolate a uma temperatura específica (viscosidade e o valor de rendimento dependem da temperatura).

A força necessária para iniciar a rotação do rotor é o valor do rendimento. A medição multiponto, ou seja, a medição em várias velocidades de rotação, é um bom método para a obtenção de resultados intercambiáveis confiáveis, a partir da qual a viscosidade e o valor do rendimento podem ser calculados.

Modelos de víscosimetro 

 

A importância da Viscosidade nas indústrias


Aqui estão algumas das razões pelas quais a viscosidade é importante para as indústrias:

1. A viscosidade afeta a quantidade de produto que pode ser produzido. Quanto maior a viscosidade, menor a quantidade de produto que pode ser produzida.

2. A viscosidade afeta o tempo de processamento. Quanto maior a viscosidade, mais tempo leva para o produto ser processado.

3. A viscosidade afeta o custo do produto. Quanto maior a viscosidade, maior o custo do produto.

4. A viscosidade afeta a qualidade do produto final. Quanto maior a viscosidade, menor a qualidade do produto final.

Quais são os fatores que afetam a Viscosidade?

A viscosidade é uma medida da resistência de um fluido à deformação. É uma propriedade intrínseca dos fluidos e depende de sua temperatura e pressão. A viscosidade pode ser medida utilizando um Viscosímetro Rotacional, que é um equipamento que mede a força necessária para fazer girar um corpo em um fluido. Os fatores que afetam a viscosidade são a temperatura, a pressão e a composição do fluido.

Conclusão

A viscosidade é uma medida da resistência de um fluido à deformação. A viscosidade pode ser medida usando um viscosímetro rotacional, que é um dispositivo que usa o princípio da torque para medir a viscosidade.

Os viscosímetros rotacionais são classificados de acordo com o tipo de fluido que estão sendo medidos. Os três principais tipos de fluidos são os líquidos, os gases e os sólidos. Cada um desses fluidos tem suas próprias propriedades e, consequentemente, seus próprios métodos de medição da viscosidade.

 

 

Solicite seu orçamento em víscosimetros rotacionais.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])