Compartilhe esse conteúdo:

Para que servem as centrífugas de laboratório ?

O funcionamento de uma centrífuga de  laboratório consiste na aplicação de uma força centrífuga para separar diversas fases de diferentes densidades de um líquido.

Por exemplo, a centrífuga de  sangue  é usada para separar os componentes do sangue – glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma – uns dos outros. O resultado é que as partículas com densidades diferentes precipitam em camadas.

Uma dose de sangue total de um doador é colocada em uma grande centrífuga e girada por um tempo predefinido (geralmente cerca de 15 minutos) a uma velocidade predefinida. Os glóbulos vermelhos precipitam-se no fundo do saco, com as plaquetas por cima, depois os glóbulos brancos e o plasma no topo.

Uma centrífuga de laboratório clínico que possui diversos tipos de rotores tem grande versatilidade dentro do laboratório. Um rotor é capaz de acomodar tubos de diversos tamanhos.

O rotor de uma centrífuga laboratorial  deve ser bem balanceado para garantir o funcionamento da centrífuga de laboratório,  sempre  recomendamos uma rigorosa distribuição de cargas.

Onde são utilizadas as Centrífugas de Laboratório?

São empregadas na separação de amostras. O material a ser analisado é colocado em tubos de ensaio. geralmente  e alocado na centrífuga de laboratório. Com a rotação, a parte sólida se separa da parte líquida.

Segue abaixo um exemplo de distribuição das cargas no rotor de uma centrifuga para laboratório:

Para que é usada uma centrífuga de laboratório?

Centrífuga de laboratório é usada em vários laboratórios clínicos ou de pesquisa  para separar fluidos, gases ou líquidos com base na densidade. Em laboratórios clínicos e de pesquisa, as centrífugas laboratoriais são frequentemente usadas para purificação de células, organelas, vírus, proteínas e ácidos nucleicos.

Um exemplo de uso do uso da centrífuga de bancada em um ambiente clínico é a separação de componentes do sangue total. Diferentes ensaios requerem soro ou plasma, que podem ser obtidos por centrifugação.

O soro é obtido deixando uma amostra de sangue coagular em temperatura ambiente. A amostra é então centrifugada e o coágulo é removido, deixando um sobrenadante de soro.

Ao contrário do soro, o plasma é obtido do sangue total que não coagula e contém soro junto com fatores de coagulação. Para obter plasma, uma amostra de sangue total é coletada em tubos tratados com anticoagulantes. Após a centrifugação, as células são removidas e o sobrenadante do plasma permanece.

Como você escolhe uma centrífuga de laboratório?

As centrífugas para laboratório  podem ser classificadas com base nas velocidades máximas, medidas como revoluções por minuto (RPM). As velocidades variam de 0-7.500 RPM para centrífugas de laboratório de baixa velocidade, até 20.000 RPM ou mais.

A velocidade do rotor da centrífuga laboratorial  é frequentemente expressa como RCF em unidades de gravidade (x g ) para vários procedimentos. No entanto, muitas centrífugas exibem a velocidade como revoluções por minuto (RPM), necessitando de conversão para garantir as condições experimentais corretas. A seguinte fórmula é usada para converter RPM em RCF, onde R é o raio do rotor (cm) e S é a velocidade (RPM):

g = (1,118 x 10 -5 ) RS 

Limpeza e Conservação da Centrífuga  de Laboratório

Não se deve centrifugar substâncias tóxicas e inflamáveis, utilizar uma proteção de tubos ao centrifugar amostras corrosivas. Caso ocorra algum acidente com vidros quebrados coloque proteção de segurança, retire os vidros e faça a limpeza com detergente neutro e álcool 70%.

  Tipos de Centrífuga de Laboratório

No mercado é possível encontrar tipos variados de centrífugas para laboratório com o mesmo método de funcionamento, porém, equipadas para realizar testes específicos:

Centrífuga de Bancada: é indicado em trabalhos que são efetuados com variados tipos de amostras, não é utilizada em apenas um único procedimento. Trabalha com diversos tamanhos de frascos e volume, já que possibilita a utilização de diversos tamanhos de rotores, variando de acordo com a velocidade, aplicação e volume.

Centrífuga Refrigerada: este modelo de centrífuga é utilizado em procedimentos que requerem o controle da temperatura da amostra. Em casos em que a refrigeração é um elemento essencial pra qualidade da técnica, esta é a mais indicada.

Centrífuga para Microhematócrito : o Hematócrito é um tipo de exame de sangue capaz de identificar a quantidade de glóbulos vermelhos presente em determinada quantidade de amostra. O material é colocado dentro de um tubo capilar e centrifugado para obter então, a porcentagem de hemácias. Este modelo fornece as dimensões e características ideais para este procedimento de análises clínicas.

Centrífuga para Microplacas: Especialmente desenvolvida para centrifugação de microplacas. , possui encaixe para qualquer placa com menos de 2 cm de altura, e as mesmas devem estar seladas com filmes, tampas, ou borrachas de vedação.

Centrífuga Citológica: Modelo próprio para aplicações no campo de Citologia, Hematologia e/ou Oncologia. Diferentes modelos de rotores.

Leis mais, em  vários artigos interessantes sobre Centrífuga de Laboratório clique AQUI

Solicite seu orçamento em centrífugas para sangue e hemoderivados.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.