Compartilhe esse conteúdo:

Qual a função do  refratômetro?

Quando se compra uma caixa de sucos no supermercado nunca paramos para pensar em todo o processo de controle de qualidade que faz a fruta virar aquele delicioso suco. Um laboratório de controle de qualidade de sucos envolve inúmeros testes e algumas pessoas envolvidas.

A refratometria é a determinação do índice de refração de líquidos .Brix (símbolo °Bx) é uma escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis em uma solução de sacarose. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos e bebidas para medir a quantidade aproximada de açúcares em sucos de fruta, vinhos, cerveja  e na indústria de açúcar.

A escala de brix, criada por Adolf F. Brix (1798 – 1870),foi derivada originalmente da escala de Balling, recalculando a temperatura de referência de 15,5 °C. O aparelho que mede o indice de refração é o refratômetro.

Desde meados dos anos 80 a citricultura é uma atividade crescente no Brasil e a exportação para vários países fez com que os processos de controle de qualidade em sucos  se tornem cada vez mais rigorosos. a análise em laboratório é um dos procedimentos adotados para garantir o padrão de qualidade da fruta e do suco.

A quantidade de sólido solúvel é o total de todos os sólidos dissolvidos em água, começando com açúcar, sal, proteínas, ácidos e etc e os valores de leitura medido é a soma de todos eles. Uma solução de 25 °Bx tem 25 gramas do açúcar da sacarose por 100 gramas de líquido. Ou, para colocar de outra maneira, é 25 gramas do açúcar da sacarose e 75 gramas da água nos 100 gramas da solução.

O instrumento usado para medir a concentração de soluções aquosas é o refratômetro.

Preparando um refratômetro

Pingar duas gotas de água destilada sobre o prisma do refratômetro manual.

Verifique se a marcação está no zero, caso contrário repita o procedimento.

A leitura no refratômetro manual é feita da seguinte maneira: o limite entre a parte iluminada e a escura é o ponto de leitura.

Tipos de refratômetro:

Refratômetro analógico, Refratômetro digital, Refratômetro de  ABBE.

O refratômetro digital apresenta um sistema diferente de leitura, o valor é indicado diretamente no visor.

Dúvidas sobre refratômetro? Entre em contato com nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte : https://www.hortibrasil.org.br/images/Brix02022017.pdf