Compartilhe esse conteúdo:

 O que é um Refratômetro Analógico?

Você já ouviu falar em refratômetro analógico? Se você é um entusiasta da cerveja artesanal, vinho ou sucos naturais, provavelmente já se deparou com esse equipamento. O refratômetro analógico é uma ferramenta indispensável para quem deseja medir o teor de açúcar e Brix das bebidas caseiras. Neste guia do comprador, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia simples e eficiente!

Um refratômetro é um instrumento de laboratório ou de campo  simples usado para medir concentrações de soluções aquosas, como gases, líquidos e sólidos translúcidos.

Um refratômetro analógico é um dispositivo usado para medir a densidade de líquidos, como o açúcar em soluções aquosas. Ele usa um princípio físico conhecido como o efeito da refração da luz para determinar a densidade de um líquido. A densidade é uma medida da massa por unidade de volume de um líquido.

Como funciona um refratômetro analógico?

A refração é o fenômeno que ocorre quando a luz se divide ao atravessar dois meios de índices de refração diferentes. A taxa de refração é definida como sendo a relação entre a velocidade da luz no vácuo e sua velocidade nos outros meios. Ao medir a taxa de refração, é possível determinar o índice de refração do material.

Um refratômetro analógico  funciona medindo a refração da luz através de uma amostra líquida. Ele utiliza um prisma para dividir a luz em diferentes ângulos, e assim determinar o índice de refração do líquido.
Ao colocar uma gota da amostra no prisma, o feixe de luz é desviado e a leitura pode ser feita na escala graduada do aparelho. O resultado é dado em unidades Brix ou níveis específicos para cada tipo de medição.

 

Qual a diferença entre um refratômetro analógico e um digital?

Ao comparar um refratômetro analógico  com um digital, a principal diferença é o método de leitura. O refratômetro analógico tem uma escala graduada que deve ser lida manualmente, enquanto o digital exibe a leitura diretamente em sua tela.

Outra diferença significativa entre os dois tipos de refratômetros é a precisão da medição. Os modelos digitais são conhecidos por fornecer uma medida mais precisa e consistente do índice de refração em comparação com as versões analógicas.

Além disso, os modelos digitais geralmente possuem recursos adicionais, como compensação automática de temperatura e capacidade para armazenar dados anteriores. No entanto, esses recursos vêm com um custo adicional quando comparados aos modelos analógicos mais simples.

 

Quais são os benefícios de usar um refratômetro analógico?

Os refratômetros analógicos são ferramentas úteis em diversas áreas, especialmente na indústria alimentícia e agrícola. Aqui estão alguns benefícios de usar um refratômetro analógico:

Precisão: Os refratômetros analógicos fornecem leituras precisas da concentração de açúcar ou outras substâncias dissolvidas em líquidos, o que é importante para garantir a qualidade e consistência do produto final.

Economia: Em comparação com outros métodos de análise química, os refratômetros analógicos são relativamente baratos. Eles também não exigem fonte de energia externa, tornando-os uma opção econômica e prática para uso em campo.

Durabilidade: Refratômetros analógicos podem ser fabricados com materiais duráveis ​​como metal ou vidro temperado, o que lhes permite suportar ambientes adversos sem perder a precisão ao longo do tempo.

Portabilidade: Alguns modelos de refratômetros análogos são compactos e portáteis, facilitando seu transporte para diferentes locais. Isso é particularmente útil no caso da agricultura onde amostras precisam ser testadas instantaneamente no campo.

Simplicidade operacional : Os refratômetro analógicos têm poucas peças móveis e partes eletrónicas sofisticadas; isso faz com que eles sejam mais fáceis de limpar após cada medição realizada além disso não requerem muita habilidade técnica para utilização

 

Como escolher o refratômetro analógico certo

Quando se trata de escolher um refratômetro analógico, é importante considerar alguns fatores. Em primeiro lugar, é importante determinar o que exatamente você precisa medir. Se você estiver interessado em medir a densidade do líquido, então você precisará de um refratômetro que seja capaz de medir a densidade do líquido.

Além disso, também é importante considerar o intervalo de temperatura que você deseja medir. Se você planeja medir líquidos com uma grande variação de temperatura, então você precisará de um refratômetro que possua um sensor de temperatura embutido.

Conclusão

Um refratômetro  analógico é um instrumento útil que pode ser usado para medir amostras em um laboratório, açúcares em alimentos, composição de produtos químicos e diluição de controle em um processo de fabricação em linha. Seja qual for a sua aplicação, certifique-se de selecionar o refratômetro  analógico certo para suas necessidades.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.