Compartilhe esse conteúdo:

Entendendo Mais sobre todos os tipos de Microscópios

O mercado de microscópio óptico é muito amplo, existem uma infinidade de tipos de microscópio, o campo da microscopia se desenvolveu muitos nos últimos anos e os tipos de microscópios também. Vamos entender alguns conceitos hoje sobre tipos de microscópios?

Com todo o conceito e curiosidades já abordadas sobre microscópio óptico binocular  no blog SPLABOR , vamos abordar hoje o tema tipos de microscópios. Ainda verificamos que nossos leitores possuem muitas dúvidas a respeito. Vamos aprender tudo sobre microscópio?

Quais são os diferentes tipos de microscópios e seus usos?

Existem vários tipos de microscópios e cada um deles resolve problemas únicos. Abaixo, você encontrará informações sobre os cinco tipos diferentes de microscópios, juntamente com as aplicações de cada modelo e quem pode usar cada instrumento. Abaixo de cada descrição do microscópio e seu uso está uma imagem que foi capturada usando aquele microscópio específico.

5 Diferentes Tipos de Microscópios:

  1. Microscópio estéreo
  2. Microscópio Biológico
  3. Microscópio Invertido
  4. Microscópio Metalúrgico
  5. Microscópio Polarizador

Se você perdeu esse post, confira-o clicando aqui – muitos usuários ainda se questionam sobre qual seria a diferença entre microscópio biológico e um microscópio estereoscópio ou estereomicroscópio.

O microscópio estereoscópio  também é considerado um equipamento para laboratório, óptico que permite ao usuário visualizar uma amostra de maneira ampliada e tridimensional. Existem modelos de microscópios binoculare sou microscópios trinoculares– este último utilizado em situações onde se deseja acoplar uma câmera para fotografar ou filmar.

 

 

Em qual situação deve-se utilizar um microscópio óptico biológico  ou microscópio estereoscópio?

A resposta mais exata para essa pergunta seria que, tudo depende do tipo de amostra na qual o usuário deseja visualizar no equipamento.

Para amostras, como por exemplo, células sanguíneas, da pele ou de qualquer outra origem e bactérias, entre outras, o indicado é um microscópio biológico.

Já para avaliação de amostras, como por exemplo, rochas, peças de equipamentos eletrônicos ou de metal, circuitos de placas, tecidos, moedas, jóias, flores e diversos outros, deve-se adotar um estereomicroscópio.

Em um microscópio biológico, a platina é desenvolvida para acomodar apenas lâminas de microscopia. Não há espaço e nem conformação para posicionar objetos grandes.

Na maioria dos modelos, a iluminação é transmitida de baixo para cima (com exceção dos modelos de microscópio invertido, na qual a iluminação é transmitida de cima para baixo e as objetivas são posicionadas embaixo da platina). O poder de ampliação – alterado por meio da rotação do revólver de objetivas – também é superior se comparado ao estereomicroscópio.

Um microscópio biológico também pode ser referido como um microscópio biológico binocular oumicroscópio biológico trinocular . Os microscópios biológicos são usados ​​em laboratórios, escolas, estações de tratamento de águas residuais, consultórios veterinários e para histologia e patologia.

As amostras vistas sob um microscópio biológico devem ser preparadas em uma lâmina de microscópio usando uma lamínula para achatar a amostra. Os alunos geralmente visualizam as lâminas preparadas no microscópio biológico binocular para economizar tempo, eliminando o processo de preparação das lâminas .

O microscópio biológico pode ser usado para visualizar uma variedade de amostras, algumas das quais incluem: células sanguíneas, células da bochecha, parasitas, bactérias, algas, tecidos e seções finas de órgãos. Microscópios ´são usados ​​para visualizar amostras que não podem ser vistas a olho nu. A ampliação de um microscópio composto é mais comumente 40x, 100x, 400x e às vezes 1000x.

 

 

E como funciona um Tipo de  Microscópio Estereoscópio ou Estereomicroscópio

Em contrapartida, o microscópio estereoscópio ou estereomicroscópio possui espaço destinado para visualização de objetos maiores como peças, moedas, flores e rochas, etc. A ampliação é ocasionada pelo ajuste do zoom e a faixa de aumento pode variar de acordo com o modelo e fabricante.

Já a iluminação também pode ser ajustada de acordo com o tipo de amostra, ou seja, ela pode ser transmitida tanto de cima quanto por baixo (o usuário liga apenas a que for de seu interesse).

Em outras palavras mais técnicas, a iluminação que vem por cima da amostra também pode ser denominada de iluminação episcópica (superfície), ou seja, ela se concentra na superfície da peça, cujos detalhes aparecem na ocular, podendo se tornar mais evidentes se o relevo for nítido e pouco acentuado, muito comumente utilizada na verificação de acabamentos superficiais, gravações, moedas, circuitos, entre outros.

Para a iluminação que ocorre por baixo da amostra, ela também é conhecida como iluminação diascópica (contorno), pois a iluminação transpassa a peça que será examinada, e consequentemente, visualiza-se uma silhueta limitada pelo perfil da amostra que se deseja verificar.

imagem-01

Tanto um microscópio óptico biológico quanto um microscópio estereoscópio podem ser utilizados em diversos segmentos com suas respectivas análises: exames médicos, pesquisas em sítios arqueológicos e áreas agrícolas, análises de plantas, folhas (amplamente utilizados em estudos de botânica), departamentos de geologia, restauração de obras de arte, além de universidades e escolas, entre outros.

A Splabor também trabalha com as lâminas para microscópio e variados tipos de lamínulas para microscópio.

Confira os  tipos de microscópios e modelos contidos no portfólio SPLABOR:

 

 

 

Microscópio Biológico Trinocular:

Onde são utilizados os tipos de Microscópios Estereoscópios?

 

  • Os microscópios estéreoscópio são usados ​​para observar uma variedade de amostras que você pode segurar na mão. Um microscópio estéreo fornece uma imagem 3D ou imagem “estéreo” e normalmente fornece ampliação entre 10x – 40x. O microscópio estéreo é usado na fabricação, controle de qualidade, coleta de moedas, ciência, para projetos de dissecação do ensino médio e botânica.
  • Um microscópio estéreo normalmente fornece iluminação transmitida e refletida e pode ser usado para visualizar uma amostra que não permite que a luz passe por ela.
  • A seguir estão as amostras frequentemente vistas sob um microscópio estéreo: moedas, flores, insetos, peças de plástico ou metal, placas de circuito impresso, tecidos, anatomia de sapos e fios.

Onde são utilizados os Microscópios tipo Invertidos?

 

 

 

  • Os microscópios invertidos estão disponíveis como microscópios invertidos metalúrgicos. Microscópios invertidos biológicos fornecem ampliação de 40x, 100x e às vezes 200x e 400x.
  • Esses microscópios biológicos invertidos são usados ​​para visualizar amostras vivas que estão em uma placa de Petri. Um microscópio invertido permite que o usuário coloque a placa de Petri em uma platina plana, com as lentes objetivas alojadas sob a platina.
  •  Os microscópios tipo invertidos são usados ​​para fertilização in vitro, imagens de células vivas, biologia do desenvolvimento, biologia celular, neurociência e microbiologia. Os microscópios invertidos são frequentemente usados ​​em pesquisas para analisar e estudar tecidos e células e, em particular, células vivas.
  • Microscópios invertidos metalúrgicos são usados ​​para examinar peças grandes em alta ampliação para fraturas ou falhas. Eles são semelhantes ao microscópio invertido biológico na ampliação fornecida, mas uma diferença primária é que as amostras não são colocadas em uma placa de Petri, mas um lado liso da amostra deve ser preparado para que possa ficar plano no palco. Essa amostra lisa é polida e às vezes é chamada de disco.https://www.splabor.com.br/blog/microscopio-estereoscopio/microscopio-estereoscopio-e-microscopio-optico-binocular.

 

 

 

Perguntas frequentes sobre microscópio?

  • Todos os usuário de um laboratório clínico tendem a ter alguma dificuldade ao começar a trabalhar com um microscópio. Portanto, se você comprou recentemente um microscópio, é muito provável que tenha algumas perguntas razoáveis ​​e perfeitamente compreensíveis.
  • Reunimos respostas para as perguntas mais frequentes sobre microscópio para ajudá-lo a esclarecer. Esta informação será útil não só para as pessoas que já possuem um microscópio, mas também para aqueles que estão planejando comprar um microscópio.

 

Qual ampliação eu preciso?

  • A ampliação total do microscópio é determinada pela multiplicação da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular. A maioria dos microscópios de qualidade educacional tem uma ocular de 10x (ampliação de 10 potências) e três objetivas de 4x, 10x e 40x para fornecer níveis de ampliação de 40x, 100x e 400x. Ampliação de 400x é o mínimo necessário para estudar células e estrutura celular.

Como calcular a ampliação de um microscópio

  • Para calcular a ampliação de um microscópio, basta multiplicar a ampliação da ocular do microscópio pela ampliação da lente objetiva. A ampliação total de um microscópio composto típico com ocular de 10x e objetivas de 4x, 10x, 40x, 100x será de 40x, 100x, 400x e 1000x dependendo das lentes usadas.
  • O mesmo princípio se aplica aos microscópios estéreo. Alguns microscópios estéreo são equipados com objetivas que possuem uma ampliação variável na faixa de 0,75x – 7,5x. A ampliação total do microscópio com uma ocular de 10x varia de 7,5 a 75 vezes; com uma ocular de 25x – de 18,75 a 187,5 vezes.

 

 

Como tirar fotos através de um microscópio?”

 

  • Existem várias maneiras diferentes de tirar fotos com um microscópio. Muitos microscópios trinoculares stão equipados com câmeras digitais embutidas , que são conectadas a um PC via cabo USB. É muito conveniente tirar fotos com esses modelos de microscópio.
  • Mesmo que seu microscópio não tenha uma câmera digital embutida, a possibilidade de fazer fotos ainda permanece. Há um grande número de modelos de câmeras de microscópio que podem ser instalados no lugar de uma ocular.
  • Usando um adaptador especial, você também pode conectar uma câmera compacta ou até mesmo uma câmera DSLR ao seu microscópio. As câmeras compactas são montadas de modo que suas lentes objetivas “olhem” para a ocular do microscópio. As câmeras DSLR funcionam substituindo a lente objetiva da câmera por um adaptador de tubo ocular.

 

 

Qual é a diferença entre objetivas Acromáticas, Acromáticas Planas, Semi-Apocromáticas e Apocromáticas?”

  • A principal diferença entre as objetivas do microscópio é o design, a qualidade da imagem e os métodos de pesquisa.
  • As objetivas acromáticas apresentam aberrações esféricas e cromáticas reduzidas. Este tipo de objetiva tem um campo de foco plano no meio 65% do campo de visão. A imagem entregue pode ter uma dica azul-vermelha.
  • As objetivas acromáticas corretas para aberrações de cores. Eles tornam o campo de visão plano para fornecer uma imagem muito nítida em toda a imagem. Essas lentes objetivas são excelentes para fotografia macro.
  • As objetivas semi-planocromáticas apresentam qualidade de imagem média (em comparação com objetivas acromáticas e acromáticas planas). Os elementos ópticos dessas objetivas contêm fluorita que permite usá-los em microscopia de fluorescência.
  • As objetivas planacromáticas (em comparação com as objetivas acromáticas) fornecem uma imagem mais nítida em cores mais claras. Isto é conseguido através de uma região espectral ampliada.

 

Conclusão

 

  • Os microscópios são ferramentas indispensáveis ​​para a investigação científica. Eles nos permitem visualizar objetos que são muito pequenos para serem vistos a olho nu e estudar suas propriedades. Existem diversos tipos de microscópios, que podem ser classificados de acordo com o modo como funcionam ou com os objetivos da investigação.
  • Os microscópios ópticos são os mais utilizados e são aqueles que funcionam através da refração da luz. Eles permitem uma extensão de até 1000x e são ideais para o estudo de células, tecidos e outros materiais orgânicos. Já os microscópios eletrônicos utilizam um feixe de elétrons para formar uma imagem ampliada do objeto em estudo. Eles podem fornecer uma extensão muito maior do que os microscópios ópticos, chegando a 100 mil vezes o tamanho original do objeto

 

 

 

  • Dúvidas sobre Microscópios? Solicite apoio de nossa equipe técnica.
  • Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.
  • Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
  • AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.