Compartilhe esse conteúdo:

A mangueira para bombas peristálticas  ou tubulação para bomba peristáltica é um dos fatores mais importantes para  se considerar na hora da compra de uma bomba peristáltica e, muitas vezes, é deixada de lado por ser considerada apenas como mais um acessório.  Nesse post vamos mostrar por que é tão importante a atenção com a mangueira para bomba peristáltica na hora da compra.

A bomba peristáltica auxilia em diversas análises como: Transferência de Fluídos, Dosagem (atividades relacionadas a medições) e Amostragem (na coleta de amostras para atividades de controle de qualidade). As mangueiras para bomba peristálticas são parte essencial da bomba peristáltica porque evitam a contaminação do item analisado e oferece segurança ao usuário. Para que o equipamento tenha pleno funcionamento, alguns passos devem ser levados com atenção, vamos a eles:

Um erro comum que vemos em laboratórios são bombas peristálticas funcionando com outras mangueiras não compatíveis ao equipamento. Para dar um exemplo vamos citar o caso das bombas peristálticas Masterflex, que o indicado é utilizar as mangueiras da marca Masterflex porque são mangueiras preparadas para o equipamento correto. O não uso dessas mangueiras com certeza trará o mal funcionamento do equipamento e, consequentemente, danos e manutenção constante, gerando prejuízos ao usuário, por isso é indicado o uso da mangueira compatível, para que o equipamento alcance sua melhor performance, tenha mais resistência, sem desgaste e sem prejuízos.

O usuário precisa entender a importância da escolha da mangueira para bomba peristáltica correta para o tipo de análise que fará porque os componentes da solução podem danificar as mangueiras quando estão expostos a elas durante horas ou dias, caso não sejam compatíveis com a solução. Quando a mangueira compatível não é utilizada, a análise pode resultar em falhas, vazamentos e causar danos à bomba e deixando em risco a segurança do laboratório.

CUIDADO: alguns fabricantes podem oferecer mangueiras próximas às indicadas pelo fabricante, mas ressaltamos que “estar próximas” ao que é indicado pelo fabricante pode não ser o ideal para sua análise e para seu equipamento. Como as análises utilizando a bomba peristáltica precisam ser exatamente precisas, é fundamental garantir que está utilizando a mangueira correta para obter êxito do equipamento.

O tamanho e dimensão das mangueiras influenciam diretamente na quantidade de líquido das análises e interferem no funcionamento da bomba peristáltica, pois esse equipamento foi projetado para trabalhar com o tamanho ideal de mangueira. Tamanhos maiores ou menores em relação à bomba podem prejudicar o fluxo do líquido e, consequentemente, a transferência de fluídos.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.