Compartilhe esse conteúdo:

Dando continuidade ao post Dicas: como comprar uma bomba peristáltica? vamos falar sobre outros aspectos que não podem ser esquecidos na hora da compra do seu equipamento para laboratório.

Pressão no Tubo da Bomba Peristáltica

A boa utilização das bombas peristálticas depende diretamente da capacidade de pressão da tubulação. As faixas de pressão podem variar a cada análise, mas os avanços tecnológicos têm garantido materiais de alta qualidade, ampliando sua durabilidade. Isso faz com que a bomba peristáltica seja capaz de lidar com mais tipos de aplicação de alta pressão.

Antes de escolher o tubo para bomba peristáltica, o usuário deve assegurar que a pressão no sistema não seja maior que a pressão que ela pode suportar. Se for muito alta, a tubulação pode inchar, fazendo com que não se encaixe perfeitamente no cabeçote, provocando desgaste excessivo, além dos riscos do tubo estourar e oferecer riscos à segurança.

Após a escolha do equipamento de laboratório é importante que ele permaneça dentro das recomendações do fabricante.  Há métodos para garantir a segurança quando a pressão poderá exceder os níveis padrões, como instalar um interruptor de pressão que desliga o equipamento ou soa um alarme quando o sistema ultrapassa ponto de ajuste.

Atenção quanto à dimensão do Tubo da Bomba Peristáltica

O tamanho do tubo tem influência direta com a quantidade de líquido entregue na análise e tem impacto no funcionamento da bomba peristáltica.

As bombas foram projetadas para trabalhar com um tamanho ideal de tubulação. Se a tubulação da bomba é pequena em relação ao cabeçote, por exemplo, este não vai reter o tubo adequadamente, prejudicando o fluxo do líquido.

Alguns fabricantes de bombas peristálticas oferecem tubos com dimensões próximas às recomendadas pelo fabricante. CUIDADO, estar “próximo ao ideal” muitas vezes não é adequado para sua análise e pode trazer danos. Como as análises que utilizam a bomba peristáltica precisam ser exatamente precisas, garantir que as dimensões da tubulação sejam corretas é fundamental para se obter êxito.

Ainda teremos mais um post com dicas para fazer a escolha certa na hora de comprar sua bomba peristáltica. Aguarde e fique a vontade para fazer perguntas.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.