Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Aparelho de Osmose Reversa?

Esse post pretende transmitir informações específicas sobre o aparelho de osmose reversa  e controle da qualidade de água para uso em laboratórios e outros fins mais nobres como hemodiálise ,uso hospitalar, produção de medicamentos e de equipamentos eletrônicos etc.. Hoje especificamente vamos falar sobre o aparelho de osmose reversa.

O aparelho de osmose reversa é uma tecnologia popular para melhorar a qualidade da água proveniente das torneiras e redes hidráulicas domésticas. Neste artigo, vamos falar sobre as principais características do aparelho de osmose reversa e explicar como ele funciona.

Para atender a crescente sensibilidade exigida em suas pesquisas, várias organizações profissionais têm estabelecido padrões de qualidade de água.

O que é um Aparelho de Osmose Reversa?

O aparelho de  osmose reversa  foi desenvolvido para remover contaminantes da água não filtrada, ou  água de alimentação , quando a pressão a força através de uma membrana semipermeável .

Entenda como funciona um aparelho de osmose reversa, a água flui do lado mais concentrado (mais contaminantes) da membrana RO para o lado menos concentrado (menos contaminantes) para fornecer água potável limpa.

A água doce produzida é chamada de permeado . A água concentrada que sobra é chamada de resíduo ou salmoura. Uma membrana semipermeável  tem pequenos poros que bloqueiam os contaminantes, mas permitem que as moléculas de água fluam.

No aparelho de  osmose reversa,  a água torna-se mais concentrada à medida que passa através da membrana para obter equilíbrio em ambos os lados.

O aparelho de osmose reversa, no entanto, bloqueia a entrada de contaminantes no lado menos concentrado da membrana. Por exemplo, quando a pressão é aplicada a um volume de água salgada durante a osmose reversa, o sal é deixado para trás e apenas água limpa flui.

Desde os anos 70, a tecnologia de osmose reversa tem sido utilizada para tratamento de água. O funcionamento do aparelho de osmose reversa é baseado na seleção de uma membrana com poros extremamente pequenos, que são capazes de retirar impurezas presentes na água, como bactérias e sais minerais. Esse tipo de equipamento é muito eficaz para clarear a água, tornando-a potável.

Como funciona um Aparelho de osmose reversa?

Um   aparelho de osmose reversa  remove sedimentos e cloro da água com um pré-filtro antes de forçar a água através de uma membrana semipermeável para remover os sólidos dissolvidos.

Depois que a água sai da membrana do aparelho de osmose reversa, ela passa por um pós-filtro para polir a água potável antes de entrar em uma torneira dedicada. Os aparelhos de osmose reversa têm vários estágios, dependendo do número de pré-filtros e pós-filtros .

Estágios dos sistemas RO

A membrana osmose reversa  é o ponto focal de um aparelho  de osmose reversa, mas um sistema RO também inclui outros tipos de filtração. Os aparelhos de osmose reversa são compostos por 3, 4 ou 5 estágios de filtragem.

Todo sistema de água de um aparelho de osmose reversa contém um filtro de sedimentos e um filtro de carbono, além da membrana RO. Os filtros são chamados de pré-filtros ou pós-filtros, dependendo se a água passa por eles antes ou depois de passar pela membrana.

Cada tipo de aparelho de osmose reversa  contém um ou mais dos seguintes filtros:

  • Filtro de sedimentos : Reduz partículas como sujeira, poeira e ferrugem
  • Filtro de carbono : Reduz compostos orgânicos voláteis (VOCs), cloro e outros contaminantes que dão à água um gosto ou odor ruim
  • Membrana semipermeável : Remove até 98% do total de sólidos dissolvidos (TDS)

O que um aparelho de osmose reversa remove?

Um aparelho de osmose reversa remove sólidos dissolvidos como arsênico e flúor através da membrana RO. Também, um aparelho de osmose reversa inclui filtração de sedimentos e carbono para um amplo espectro de redução.

Os filtros de carbono em um sistema de osmose reversa removem cloro e mau gosto e odores, e o filtro de sedimentos remove sujeira e detritos

Um Aparelho  de osmose reversa remove…

  • Fluoreto? sim.
  • Sal? sim.
  • Sedimento? sim.
  • Cloro? sim.
  • Arsênico? sim.
  • COVs? sim.
  • Herbicidas e pesticidas? sim.
  • Muitos outros contaminantes? sim. Os contaminantes listados são alguns dos mais populares tratados com um sistema RO, mas o sistema também remove uma série de outros contaminantes.
  • Bactérias e vírus? Não. Se sua água vem de uma estação de tratamento da cidade, ela já deve ser microbiologicamente segura. A osmose reversa pode remover algumas bactérias, mas as bactérias podem crescer  e potencialmente entrar no seu abastecimento de água. Para remover alguns organismos vivos,  recomendamos o sistema de osmose reversa com lâmpada UV

Conclusão

Alguns modelos de aparelho de osmose reversa para laboratório possuem:

Filtro de PP de 5 micras
Filtro de PP de 1 micra
Filtro de carvão ativado
Lâmpada ultravioleta
Membrana de osmose reversa
Resina mista de troca iônica
Filtro microbiológico 0,45/0,22 micra.

Atende as normas da Anvisa e USP XXVI, para utilização farmacêutica e para fabricação de cosméticos. Consulte o melhor modelo que atenda a sua necessidade

Algumas tecnologias para a purificação de água laboratorial: deionização; aparelho de osmose reversa; filtração; adsorção em carvão ativado; ultrafiltração; oxidação com radiação ultravioleta; adsorção orgânica etc., sendo os principais descritos a seguir.

Devido à sua excepcional eficiência de purificação, a osmose reversa é uma opção que tem uma relação custo / benefício muito atrativa para um sistema de purificação de água.

Devido à sua alta capacidade de remoção de bactérias e pirogênicos, o uso  aparelho de  osmose reversa é freqüentemente combinada com a deionização de modo a reduzir consideravelmente a freqüência de regeneração das resinas de troca iônica, o que aumenta muito a vida útil das mesmas.

A osmose reversa, isoladamente, é um recurso para se obter água pré-purificada de alta qualidade, adequada para muitas aplicações de rotina  em laboratório.

O Sistema de Osmose Reversa é um equipamento que separa os componentes de uma solução, através da pressão. Ou seja, ao iniciar o processo, a pressão é aplicada a uma solução salina do lado de fora dos tubos semi-permeáveis. Assim, o líquido com maior concentração de sais (solução salina) é forçado a passar pelos poros do tubo e penetrar na água do outro lado (água pura).

Tendo em vista as explicações acima caso necessite de um orçamento de um aparelho de osmose reversa, destilador de água e deionizador de água , consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000080.pdf