Compartilhe esse conteúdo:

A água é um elemento indispensável para a vida humana. Além disso, também é muito utilizada em experimentos científicos e formulações farmacêuticas, portanto, o grau de pureza para tais procedimentos é muito importante para evitar que contaminantes alterem o resultado final do procedimento.

Existem diferentes tipos de água de laboratório. Ao trabalhar no laboratório, a seleção do tipo apropriado de água é muito crucial. O tipo ou a pureza da água necessária depende do tipo de experimento que você está realizando. Logo abaixo vamos falar sobre eles.

A água pode conter uma variedade de contaminantes. Os contaminantes da água incluem pequenas partículas, microorganismos, orgânicos dissolvidos e inorgânicos dissolvidos e/ou pirogênios. Uma pequena quantidade do sal ou a presença de um contaminante biológico pode alterar drasticamente os resultados finais e a conclusão do experimento.

Existem alguns tipos de água, como por exemplo, a água de torneira e a água utilizada em laboratórios.

Para chegar ao estado ideal na utilização pelo laboratório, a água passa pelo processo de destilação, deionização, osmose reversa ou ultra-purificação.

 A água de torneira provém de sistemas de tratamento de água para residências e sua composição varia com localização e período do ano. A mesma não é utilizada em experimentos, pois os minerais contidos podem alterar os resultados.

Para ser utilizada em laboratórios, a água precisa chegar a certo grau de pureza. Para a obtenção deste, passa por alguns procedimentos.

São eles: Destilador de Água : com o uso de um destilador de agua para laboratório, esse processo consiste no aquecimento da água até a evaporação e no recolhimento do vapor condensado.

Para a obtenção de um volume considerável de água destilada, é necessário utilizar muita água comum. Mesmo sendo essencial nos procedimentos laboratoriais, a técnica para destilação provoca o desperdício.

Um dos equipamentos para laboratório mais recomendado neste processo, é o Destilador de Água – Tipo Pilsen – SPLABOR que é oferecido em dois modelos: SP5L que tem a capacidade de destilar 5 litros de água por hora, e o SP10L com capacidade de 10 litros.

*Deionizador de Água : o processo é realizado por meio de um deionizador de água. Composto por uma coluna deionizadora, que possui resinas trocadoras tanto de cátions quanto de ânions, os íons inorgânicos da água são removidos.

Logo após a troca, efetua-se uma destilação normal, para remover os íons restantes. Para garantir uma deionização eficaz, o Deionizador de água – Vazão, disponível nos modelos SP-050C com capacidade de 50 litros/hora e SP-0100C com capacidade para 100 litros/hora possui condutivímetro de alarme ótico, Leito de resina mista (catiônica + aniônica) e seleção voltagem: 127V/220V.

 *Aparelho de Osmose reversa: A osmose, fenômeno natural, acontece através da pressão causada pela diferença de concentração. Os contaminantes atravessam a membrana no sentido da solução concentrada, o fluxo da água segue continuamente até que a solução fique diluída e a pressão contrária impeça que mais algum fluxo atravesse a membrana.

A osmose reversa acontece quando uma pressão maior que a pressão osmótica é aplicada ao lado do concentrado da membrana, a direção normal do fluxo osmótico é revertido. Com isso, a água pura passa pela membrana a partir da solução concentrada e é, então, separada de seus contaminantes. Um equipamento indicado para esta aplicação é o Aparelho de Osmose Reversa 10 Litros/hora – Com Lâmpada UV

Tipos de água comumente usados ​​incluem água deionizada, água destilada e água de osmose reversa

  • Água Deionizada (diH2O) : Como o nome sugere, os íons são removidos da água usando técnicas de filtração. A água deionizada pode ser usada para fins gerais de lavagem no laboratório e para fazer poucos tampões. O tampão feito com água deionizada deve ser sempre filtrado com filtro de 0,45 µm ou 0,2 µm, especialmente para uso prolongado.

  • A água destilada é o tipo de água mais comumente usado para fins de laboratório, como preparação de meios, solução salina e outros trabalhos relacionados. A água destilada é preparada pelo processo de destilação. Aqui no processo de destilação a água é fervida e resfriada. O vapor condensado obtido através deste processo é referido como água destilada.

  • Água de Osmose Reversa: A água RO é preparada usando um sistema de osmose reversa. O sistema de osmose reversa remove íons, material orgânico e microorganismos da água. A água RO pode ser usada para uma variedade de aplicações, incluindo a fabricação de tampões, espectrometria de massa, preparação de meios para cultura bacteriana ou celular, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e técnicas gerais de biologia molecular para PCR e clonagem.

Impurezas

Existem 5 classes principais de impurezas  que podem estar presentes na água e que podem afetar seus experimentos:

  • Partículas suspensas : areia, lodo, etc.
  • Cátions inorgânicos dissolvidos : cálcio, magnésio, sódio, etc.
  • Ânions inorgânicos dissolvidos : cloreto, nitrato, sulfato, etc.
  • Orgânico dissolvido : matéria vegetal em decomposição, gorduras, óleos, etc.
  • Microrganismos : bactérias, fungos, etc.
  • Gases dissolvidos : N 2 , O 2 , CO 2

A demanda pelo tipo de água grau laboratorial difere com o tipo de pesquisa e experimento realizado pelo pesquisador. Para atender aos diversos requisitos do cientista, os laboratórios devem ter unidades de purificação de água conforme a necessidade.

Ao selecionar um sistema de purificação de água para laboratório , é muito essencial considerar a qualidade da água necessária e o volume necessário. Os outros fatores importantes que devem ser considerados incluem o custo do sistema, o conforto do uso e o ritmo de armazenamento.

Cada tipo de água deve passar por vários processos e tecnologias para atingir um determinado padrão de pureza. O nível de pureza reflete então para que eles podem ser usados ​​em laboratórios. Por esse motivo, é importante saber distinguir os quatro tipos de água, para que você possa entender como eles são utilizados em laboratórios.

Para evitar resultados falsos, amostras contaminadas, trabalho danificado, perda de tempo, conclusões erradas e decepção geral, sempre escolha água de laboratório com tipo e pureza apropriados para seu trabalho específico.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.