Água potável é um pré-requisito para proteger a saúde pública e toda a atividade humana. Águas residuais adequadamente tratadas são vitais para prevenir doenças e proteger o meio ambiente. Assim, garantir o fornecimento de água potável e tratamento e serviço de águas residuais é essencial para a vida moderna e para a economia da Nação.
Não é novidade que a água (H2O) é considerada uma substância líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos, além de ser um excelente solvente para muitas outras substâncias e também ser a parte líquida que cobre aproximadamente 70% da superfície terrestre, sob a forma de mares, lagos e rios.
É válido lembrar também que a água é o principal reagente usado no ambiente laboratorial, mas o grande desafio é saber qual tipo de água utilizar para cada procedimento – muitos usuários possuem dúvidas para distinguir a água destilada da água deionizada e a água proveniente da osmose reversa
A água é um reagente utilizado na maioria dos testes laboratoriais e por isso deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso. O fornecimento urbano de água apresenta moléculas orgânicas, íons inorgânicos, partículas, coloides, gases, bactérias e seus produtos, que podem alterar os resultados dos exames laboratoriais e causar eventuais erros e falhas mecânicas em equipamentos analíticos. Para remover essas impurezas, é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias de purificação.
Com esse argumento em mente, nossa equipe abordará mais detalhes a respeito deste assunto, para esclarecer o que faz um destilador de água , um deionizador de água e o aparelho de osmose reversa.
Inicialmente, os processos de obtenção, o custo benefício e a rapidez na eficiência destes dos tipos de água são totalmente diferentes. Confira mais detalhes abaixo:
COMO É O PROCESSO DE DESTILAÇÃO DE ÁGUA?
Considerada um processo de purificação que se inicia com o aquecimento da água em um compartimento até que ela evapore direcionando o vapor condensado para outro compartimento, os íons e outros componentes orgânicos contidos na água não evaporam – permanecendo no primeiro estágio. Esse processo não remove apenas os íons, mas também outros contaminantes presentes na água, como bactérias, endotoxinas, matéria orgânica, etc. Lembre-se que neste procedimento a água nunca é totalmente pura, pois quando em contato com as superfícies de aquecimento e resfriamento, carrega consigo “partes” destes materiais.
.
COMO É REALIZADO O PROCESSO DE DEIONIZAÇÃO?
Historicamente, o deionizador para laboratório (trocador de íons) para laboratórios no Brasil foi desenvolvido primeiramente pelo Engenheiro E. J. Krieger, em 1968, quando a tecnologia utilizada para a obtenção de água pura em laboratórios não atendia as expectativas dos consumidores. A deionização geralmente é feita em colunas de troca iônica. Nestas colunas, há micro esferas que ao entrarem em contato com a água, liberam íons de hidrogênio (H⁺) (resina catiônica) e hidroxilas (OH⁻) (resina aniônica) ligados de forma instável, pelos íons mais altamente carregados presentes na água, como o íon cálcio (Ca2⁺), íon magnésio (Mg2⁺) que se unem com mais firmeza às resinas. Consequentemente, resultam na remoção dos cátions e ânions dissociados na água.
O Deionizador de Água possui baixo custo de implantação, além de ser fácil o alcance da baixa condutividade (parâmetro de controle de tratamento de água). O consumo de energia é baixo e a água tratada é 100% aproveitada.
Novamente ressalta-se que em todos os momentos que houver dúvida sobre qual o tipo de equipamento ou água ideal para o procedimento do usuário, ele (a) deve se atentar na metodologia que seguirá para a realização da análise em questão. Devido a procedimentos internos da empresa SPLABOR, a equipe não indica ou delimita metodologias ao usuário final, no entanto pode-se esclarecer qualquer dúvida pertinente aos equipamentos contidos no portfólio da empresa.
Já o aparelho de osmose reversa é um sistema de purificação em que se obtém água com elevado grau de pureza (química e microbiológica), atendendo as exigências laboratoriais, farmacêuticas, análises clínicas, sistemas de bioquímica e indústrias. Existem diversas modalidades do osmose reversa para laboratório. O aparelho de osmose reversa é uma alternativa para a substituição do uso de destiladores.
Conclusão : O tipo de água e a respectiva especificação devem estar de acordo com os requisitos analíticos da metodologia em uso. Veja sempre o que é necessário para adequação as normas exigidas.
Conheça as vantagens e desvantagens de cada método de purificação de água.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.
Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.
Fonte: https://www.scielo.br/pdf/jbpml/v47n3/v47n3a04.pdf
AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
8 Comentários
Luiz Morais 8 de março de 2016 - 14:19
Quero preço de cada um aparelho em São Paulo, para ser entregue na transportadora.
Já somos clientes, Romera Industria e Comercio de Perfumes Eireli.
Luiz Morais
Moisés Mabue 6 de março de 2018 - 5:23
Qual é a diferença entre dezionizador e milipore
Ledjane Barreto 8 de março de 2016 - 15:25
Prezados,
Solicito uma cotação de um deionizador e de um destilador de água.
Atenciosamente
Ledjane Barreto
FRANCIANE 4 de abril de 2017 - 12:43
qual seria a melhor opcao hoje para agua deionizada de melhor qualidade em equipamento.
vcs tem e o valor?
Alan 2 de agosto de 2017 - 14:53
Bom dia, qual a diferença em termos de qualidade de água de um deionizador para um equipamento de osmose reversa?
Aprendendo Mais | Além da Diferença entre Água Destilada e Água Deionizada – Como Funciona um Destilador de Água tipo Pilsen? | SPLABOR - Equipamentos para Laboratórios 11 de agosto de 2017 - 9:14
[…] a diferença entre água destilada e água deionizada – para ler este respectivo post, clique aqui – o blog SPLABOR neste momento irá abordar como funciona um destilador tipo Pilsen. Esse tipo de […]
GUNDISALVO P. MORALES 17 de janeiro de 2018 - 9:59
Gostaria saber o preço do destilador e deionizador
Grato
Morales
FERNANDO GONÇALVES 17 de janeiro de 2018 - 12:03
A OSMOSE REVERSA NÃO SERIA UMA BOA OPÇÃO TAMBÉM?