Compartilhe esse conteúdo:

Osmose Reversa e Outros Métodos de Purificação da Água.

Diariamente os noticiários divulgam atualizações sobre a situação precária de água ao longo do país neste último trimestre do ano, inclusive nas grandes metrópoles. Não é novidade que trabalhos de conscientização em relação à preservação deste bem para a humanidade, tornam-se cada vez mais freqüentes perante a sociedade.

A água, para se tornar potável, é submetida a diversos processos de tratamento ao longo do percurso em que percorre, desde o reservatório onde é retirada até a torneira do usuário final. A mesma também pode ser purificada de acordo com diversos métodos, na qual serão abordados em nosso texto de hoje.

Abaixo você encontrará alguns métodos de purificação da água com uma breve explicação sobre cada um deles:

– Adsorção: Utiliza o carvão ativado com cloro e materiais orgânicos para imobilizar e remover impurezas;

– Deionização: Ocorre a retirada de íons e minerais através de resinas de troca iônica sintéticas. Resinas catiônicas removem íons carregados positivamente; já resinas aniônicas removem os íons carregados negativamente. Utiliza-se o Deionizador de Água

Osmose Reversa e Outros Métodos de Purificação da Água.

– Destilação: Processo na qual a água é aquecida até seu estado gasoso e condensada em um recipiente separado.       Utiliza-se o Destilador de Água tipo Pilsen

Osmose Reversa e Outros Métodos de Purificação da Água.

– Filtração: Utilizada como pré-tratamento ou como um tratamento autônomo. A água passa por um filtro de porosidade definida sob pressão normal. O filtro reterá a maioria das partículas, com a passagem da água por ele;

Osmose Reversa: Também utilizada como pré-tratamento. Quantidades equivalentes de água pura e solução salina são separadas em uma tubulação em U por uma membrana semipermeável. Quando a pressão externa é aplicada do lado onde contém a solução salina, a membrana semipermeável permite a passagem de água enquanto os sais são concentrados. Utiliza-se o Aparelho de Osmose Reversa para Laboratório

Osmose Reversa e Outros Métodos de Purificação da Água.

– Ultra-Filtração: Útil para a remoção de pirógenos e bactérias. Sob pressão, a água é forçada a passar por uma membrana com porosidade menor que 0,005 um. As partículas são retidas, onde somente ocorre a passagem de água pura.

– Oxidação ultravioleta (UV): a luz UV (<280 nm) passa através da água destruindo bactérias, vírus, e vestígios orgânicos.

A seguir você encontrará uma tabela com dicas sobre o perfil de desempenho de cada método frente às matérias que podem estar presentes na água.

Osmose Reversa e Outros Métodos de Purificação da Água.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.