Compartilhe esse conteúdo:

Osmose Reversa e Deionizador em Farmácias de Manipulação.

Em  Farmácia de manipulação, a água purificada deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema confiável que assegure a obtenção da água com especificações farmacopeicas, conforme legislação vigente. Atualmente, uma das técnicas mais aplicadas é a osmose reversa.

No texto de hoje em nosso blog vamos falar das propriedades da água para uso em farmácias de manipulação.Os requisitos de qualidade da água dependerão de sua finalidade e emprego, e a escolha do sistema de purificação destina atender ao grau de pureza estabelecido. O usuário é responsável pela seleção do tipo de água adequado aos seus objetivos, bem como pelos controles e verificações necessários, em intervalos que garantam a manutenção da qualidade desejada. Ele deve assegurar que o sistema apresente desempenho adequado e capacidade para fornecer água com o nível de qualidade estabelecido, para atender aos parâmetros especificados segundo a Anvisa.

Tipos de água para uso farmacêutico: a água purificada (AP); a água para injetáveis (API) ,a água ultrapurificada (AUP)  e a água para reagentes.

Água para Reagentes:

É produzida por um ou mais processos, como destilação simples ( destilador de água para laboratório), deionização (deionizador de água), filtração, descloração ou outro, adequados às características específicas de seu uso. Geralmente a água reagente é empregada na limpeza de materiais e de alguns equipamentos e na fase final da síntese de ingredientes ativos e de excipientes. Tem aplicação no abastecimento de equipamentos para laboratório: autoclave e banho maria para laboratório.

 

Osmose Reversa e Deionizador em Farmácias de Manipulação.

 

 

 

Água Purificada:

Níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana. Exige cuidados de forma a evitar a contaminação química e microbiológica. Pode ser obtida por meio do aparelho osmose reversa ou por uma combinação de técnicas de purificação a partir da água potável ou da reagente. Produção de medicamentos e cosméticos em geral, farmácias, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, microbiologia em geral.

Osmose Reversa e Deionizador em Farmácias de Manipulação.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2949405/CONSULTA+PUBLICA+N+312+COFAR.pdf/31ad3eb8-888c-434e-b7e6-119191479504