Compartilhe esse conteúdo:

Quem precisa medir o pH?

Ácidos, bases e sais têm um impacto na química, bem como em nossas vidas diárias. Os ácidos têm um sabor azedo (a palavra ácido vem da palavra latina ‘acere’ que significa ‘azedo’), as bases têm um sabor amargo, enquanto os próprios sais têm um sabor salgado.

Entre as razões para medir o pH no processamento de alimentos incluem:

  • Para produzir produtos com propriedades consistentes e bem definidas
  • Para produzir produtos com eficiência a um custo ideal
  • Para evitar causar problemas de saúde aos consumidores
  • Para atender aos requisitos regulatórios

O pH é uma quantidade importante que reflete as condições químicas de uma solução.

 O pH pode controlar a disponibilidade de nutrientes, funções biológicas, atividade microbiana e o comportamento de produtos químicos.

Por causa disso, monitorar ou controlar o pH do solo, água e produtos alimentícios ou bebidas é importante para uma ampla variedade de aplicações.

Agricultura e jardinagem

O solo é um sistema complexo que envolve muitos fatores diferentes que são afetados pelo pH do solo, como atividade microbiana, crescimento de fungos, disponibilidade de nutrientes e crescimento de raízes

Aquicultura e ecossistemas aquáticos

A água com um pH muito baixo ou muito alto pode ser prejudicial para os peixes e outras formas de vida aquática.

 Em pH baixo, metais tóxicos como o alumínio podem entrar na água em maiores concentrações, alguns produtos químicos contendo nitrogênio tornam-se mais tóxicos e os processos metabólicos dos peixes podem se tornar menos eficientes.

 Água com pH abaixo de 5 pode inibir a reprodução ou levar à morte, e peixes jovens e outros organismos aquáticos são especialmente suscetíveis. Água com pH abaixo de 6,5 pode inibir o crescimento.

Tratamento de água

Seja no tratamento de água potável ou de águas residuais, o pH é importante.

 O pH da água potável deve estar entre 6,5 e 8,5. A água potável com baixo pH pode degradar as tubulações, causando metais tóxicos como o cobre e levando à lixiviação no abastecimento de água.

 A água com um pH muito alto tem um sabor desagradável e a eficácia de desinfetantes como o cloro diminui.

Manutenção de piscinas

As piscinas normalmente têm valores de pH na faixa de 7,2 a 7,8.

 Se o pH for muito alto, a eficácia do desinfetante de cloro torna-se muito baixa, tornando a piscina suscetível ao crescimento de algas e impedindo que ela mate efetivamente vírus e bactérias.

 Se o pH for muito baixo, a água torna-se irritante para os olhos e nariz e pode corroer gesso ou superfícies metálicas.

Indústria alimentícia

Na indústria de alimentos, o pH é medido para testar a qualidade, controlar a atividade microbiana, controlar o sabor e outras propriedades e prolongar a vida útil dos alimentos. No leite, o pH é testado para verificar se há impurezas ou infecção.

O pH também é afetado pela acidez do leite e maturação do creme, e o pH determina se o queijo será macio ou duro. O pH do creme também determina se a manteiga será azeda ou doce.

Para a produção de iogurte, o pH do leite cultivado é mantido baixo para manter um ambiente desejável para a atividade microbiana adequada.

O pH dos alimentos também é usado para monitorar sua qualidade. Por exemplo, um pH muito alto pode indicar carne degradada.

Quais os melhores medidores de pH para Alimento?

Depende, um medidor de pH é um equipamento comum a todas as aplicações, o que muda é o tipo de eletrodo que acompanha o equipamento. O eletrodo de pH precisa ser apropriado para aquela aplicação.

Por exemplo temos :

Medidor de pH do Solo

Medidor de ph de Queijo

Medidor de ph de Carne

Medidor de pH da Cerveja 

O que procurar quando for comprar um Medidor de pH?

1.Facilidade de Uso do phmetro

A maioria dos medidores de pH  são fáceis de usar, mas nem todos os medidores de pH  realmente são.

      2. Precisão da Leitura

As análises de produtos geralmente mencionam a precisão das leituras, um medidor de ph precisa ter uma medição que dê confiabilidade.

  3. Qualidade e Durabilidade

Um medidor de ph deve apresentar durabilidade durante o uso, o eletrodo é a parte mais sensível, porém o equipamento precisa ser robusto.

   4. Suporte ao Cliente

Independente do modelo de medidor de pH o fornecedor deve dar suporte ao cliente para reparo e substituição de eletrodos e peças.

Precisando de medidores de pH procure nossa equipe especializada.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.