Compartilhe esse conteúdo:

A importância do Medidor de pH de carnes no controle de qualidade.

 

 

 

O Medidor de pH para Carnes é um equipamento desenvolvido para medir a acidez das carnes frescas, permitindo que os usuários obtenham leituras precisas. Nesta artigo, discutiremos como funciona o Medidor de pH para Carnes, quais modelos estão disponíveis no mercado atualmente e quais são as principais vantagens de adquirir este equipamento.

Os medidores de pH são ferramentas importantes para a indústria cárnica. Eles ajudam os operadores a monitorar o pH das carnes durante o processamento, o que é crucial para garantir a qualidade do produto final. Existem vários modelos de medidores de pH para carnes no mercado, mas nem todos são adequados para todas as aplicações. É importante escolher o modelo certo para garantir que você esteja medindo o pH da carne de maneira precisa

Como funciona um medidor de pH em carnes?

O medidor de pH  de carnes é um instrumento que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. A carne, por exemplo, é um produto altamente perecível que precisa ser monitorado com frequência para garantir sua qualidade. O ideal é fazer a medição logo após o abate e antes da embalagem, para garantir que a carne esteja no ponto certo de acidez.

O medidor de pH é um instrumento extremamente útil para esse controle, pois permite uma leitura rápida e precisa do nível de acidez da carne.O medidor é constituído por um eletrodo, que é inserido na carne para a medição. O eletrodo capta o pH da carne e envia essa informação para um display digital, onde a leitura do nível de acidez é exibida.

Se a carne estiver no ponto certo de acidez, significa que ela está pronta para ser embalada e comercializada. Caso contrário, será necessário realizar algum tratamento adicional antes de embalar a carne. Chamamos o eletrodo do medidor de ph para carnes de eletrodo tipo faca.

 

O que é Qualidade da Carne? E Por que medir o pH é importante?

Fatores como suculência, maciez, sabor, aparência, preço, aparência da embalagem, cor, tamanho, marca e segurança alimentar influenciam as decisões do consumidor de comprar carne na loja de varejo.

O que é Importante para a Qualidade da Carne?

De acordo com os cientistas da carne, fatores como pH final, cor, capacidade de retenção de água e gordura intramuscular são os principais atributos técnicos que impulsionam as decisões de compra do consumidor.

O que é o pH final e como ele influencia a qualidade da carne?

O pH da carne é uma medida de acidez. Em um músculo vivo normal, o pH é de aproximadamente 7,2. O glicogênio é decomposto em ácido lático quando o músculo se transforma em carne. O pH da carne pode variar de 5,2 a 7,0. Os produtos da mais alta qualidade tendem a cair na faixa de pH de 5,7 a 6,0.

 O pH final e a qualidade da carne

medidor de pH para carne importante no controle de qualidade da carne e o objetivo é otimizar a qualidade  enquanto continua a melhorar o custo de produção para diferentes requisitos do mercado.

Qual medidor de ph para carnes indicamos?

O eletrodo de pH  tipo faca é recomendado para uso com o medidor de pH portátil é e  adequado para medição de pH de produtos à base de carne.

Dica para usar um Medidor de pH em Carnes: resultados precisos!

Mantenha amostras consistentes e temperatura adequada. Calibre frequentemente, armazene corretamente, evite danos e limpeza regular. Potencialize a qualidade!”

Por que é importante medir o ph nas carnes

Quando se trata de carnes, o pH é um fator importante a ser considerado. Isso porque o pH pode afetar diretamente a textura, cor e sabor da carne. Além disso, o pH também pode influenciar a taxa de decomposição da carne. Por essas razões, é importante medir o pH das carnes com frequência para garantir que elas estejam sempre frescas e próprias para o consumo.

Além disso, o medidor de ph de carne usado  regularmente ajuda a identificar precocemente possíveis problemas de qualidade e salubridade da carne, como contaminação por bactérias patogênicas. Assim, você pode evitar doenças transmitidas por alimentos e outros problemas relacionados às carnes.

 

Resumindo, o medidor de ph de carnes é de extrema importância para o controle de qualidade, não podemos negligenciar o uso, um medidor de ph de carnes precisa ser apropriado a aplicação.

 

 

Dúvidas sobre medidor de pH de carne? Solicite apoio técnico.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])