Compartilhe esse conteúdo:

Com o avanço da tecnologia e ciência, a inovação se faz presente e consequentemente a humanidade pode se beneficiar com estas descobertas. A realização de pesquisas é o caminho para solucionar problemas e superar desafios, principalmente quando o assunto envolve componentes termocurados – relacionados ao processo químico de termocura – que podem ser derretidos e moldados em novas formas, tornando-se difíceis de serem derretidos novamente. Entre alguns exemplos destes componentes, encontram-se resinas, polímeros, monômeros, estirenos, formaldeídos, e outros materiais polimerizáveis.

A denominação de que polímeros são conhecidos como plásticos não está errada, no entanto esta é uma definição muito restrita, pois essa classe de materiais é extremamente ampla, ou seja, são materiais de elevado peso molecular (massa molar) podendo ser naturais ou sintéticos, orgânicos ou inorgânicos – em outras palavras, são macromoléculas resultantes da união de moléculas menores denominadas monômeros.

Diariamente, seja na indústria automotiva, esportiva, de vestuário, tintas e diversas outras, os objetos e/ou materiais são fabricados na grande maioria com polímeros. Por este fato, procedimentos de controle de qualidade são importantes para que o produto final tenha conformidade com os padrões previamente estabelecidos, e um equipamento útil é o Determinador do Tempo de Endurecimento de Resina, para analisar esses componentes termocurados além de serem empregados no segmento de pesquisa e produção.

Um aumento repentino na viscosidade do material indica o ponto de gelificação, que é detectado pelo equipamento através do aumento da torsão em um eixo (fuso) de vidro que gira lentamente, presente na amostra. O timer automaticamente se encerra e dispara uma sirene alertando o usuário que o ponto de gelificação foi alcançado. Reproduza os resultados controlando a temperatura da amostra, já que o modelo comercializado pela SPLABOR inclui um aquecedor de imersão, que pode ser conectado diretamente em uma fonte de energia ou em um controlador de temperatura para controle mais preciso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.