Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Peagâmetro? O que mede esse equipamento? Por que você precisa desse equipamento ?

 

 

Olá, amigos leitores! Se você está procurando entender melhor o que é peagâmetro, quais são as suas funções e modelos disponíveis no mercado, chegou ao lugar certo. Neste guia do comprador, vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento tão importante para os amantes da ciência. Então prepare-se para mergulhar em um mundo de possibilidades e descobertas fascinantes com a gente!

O termo mais comum a ser utilizado é medidor de ph ou phmetro, porém algumas pessoas mencionam peagamêtro, e é sobre ele que vamos falar hoje. O que você sabe sobre o peagâmetro?

O que é um Peagâmetro?

 

O peagamêtro é um instrumento usado para medir o nível de acidez ou alcalinidade de uma substância. O pH pode ser medido em qualquer coisa, desde o seu corpo até a água da piscina. A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7 considerado neutro. Substâncias com um pH abaixo de 7 são ácidas, enquanto as que têm um pH acima de 7 são alcalinas.

Um peagâmetro frequentemente referido como pHmetro, é um dispositivo eletrônico utilizado para medir o pH de uma solução, indicando o quão ácida ou básica ela é. O pH é uma escala numérica que varia de 0 a 14, onde 7 representa uma solução neutra, números abaixo de 7 indicam acidez, e números acima de 7 indicam alcalinidade.

Os peagâmetros são amplamente usados em laboratórios, na indústria, em processos agrícolas e em muitas outras áreas onde o controle do pH é importante. Eles geralmente consistem em um eletrodo de vidro especial que mede a atividade dos íons de hidrogênio na solução e um medidor eletrônico que exibe o valor do pH. Este eletrodo é sensível a variações na concentração de íons de hidrogênio na solução, permitindo a medição precisa do pH.

 

 

 

O que mede o peagâmetro?

Um peagâmetro mede o valor de pH de uma substância,  está diretamente relacionado à razão entre as concentrações do íon hidrogênio [H+] e do íon hidroxila [OH-].

A informação quantitativa fornecida pelo medidor de pH expressa o grau de atividade de um ácido ou base em termos de atividade do íon hidrogênio.

  • Se a concentração de H+ for maior que OH-, o material é ácido; ou seja, a medição de pH é inferior a 7.
  • Se a concentração de OH- for maior que H+, o material é básico, com valor de pH maior que 7.
  • Se quantidades iguais de íons H+ e OH- estiverem presentes, o material é neutro, com pH 7.

Ácidos e bases têm íons hidrogênio e hidroxila livres, respectivamente. A relação entre íons hidrogênio e íons hidroxila em uma determinada solução é constante para um determinado conjunto de condições, qualquer um pode ser determinado conhecendo o outro.

 

 

Como funciona um Peagâmetro?

Um peagâmetro  é um instrumento usado para medir o pH de uma solução. O pH é uma medida da acidez ou alcalinidade de uma solução. Uma solução com um pH abaixo de 7 é considerada ácida, enquanto uma solução com um pH acima de 7 é considerada básica. O pH da maioria das soluções aquosas está entre 0 e 14.

Um pHmetro é um instrumento que mede o nível de acidez ou alcalinidade de uma solução, que é indicado pelo seu pH. De maneira simples, o pHmetro funciona seguindo estes passos básicos:

  1. Eletrodo de Medição: O peagâmetro possui um eletrodo especial, geralmente feito de vidro, que é sensível a íons de hidrogênio presentes na solução. Este eletrodo é submerso na solução que você deseja medir.
  2. Resposta do Eletrodo: Quando o eletrodo de vidro entra em contato com a solução, ele reage com os íons de hidrogênio. Dependendo da concentração de íons de hidrogênio (que é o que o pH realmente mede), uma certa quantidade de carga elétrica é produzida. Se a solução for ácida (com muitos íons de hidrogênio), a carga será diferente do que se a solução for básica (com menos íons de hidrogênio).
  3. Sinal Elétrico: O eletrodo de vidro transforma a atividade química dos íons de hidrogênio em um sinal elétrico (uma voltagem). Este sinal elétrico é proporcional à concentração de íons de hidrogênio na solução.
  4. Conversão do Sinal: O peagâmetro possui um circuito eletrônico que converte o sinal elétrico do eletrodo em um valor de pH, que pode ser lido diretamente em uma tela digital.
  5. Compensação de Temperatura: Como a temperatura pode afetar a medição do pH, muitos peagâmetros têm um recurso de compensação de temperatura para corrigir qualquer variação devido a mudanças na temperatura da solução.
  6. Calibração: Antes de usar, o peagâmettro geralmente precisa ser calibrado usando soluções com valores de pH conhecidos (chamadas soluções tampão). Isso garante que o peagâmetro dê leituras precisas.

 

 

Tipos de Peagâmetros

  1. Peagâmetro Portátil: Projetados para serem facilmente transportáveis e utilizados em campo ou em situações onde um equipamento de laboratório não é prático.
  2. Peagâmetro de Bancada: São mais comuns em laboratórios e têm uma base que fica sobre a bancada. Geralmente, oferecem mais recursos e precisão do que os modelos portáteis.
  3. Peagâmetro com Microprocessador: Estes aparelhos utilizam microprocessadores para proporcionar uma maior precisão na medição do pH, permitindo também o armazenamento e a manipulação dos dados.
  4. Peagâmetro Multiparâmetro: Além de medir o pH, esses dispositivos também podem medir outros parâmetros, como a condutividade elétrica, o potencial de oxidação-redução (ORP), a temperatura, entre outros

Os componentes principais de um pHmetro, ou peagâmetro, são:

  1. Eletrodo de pH: Este é o componente mais crítico do peagâmetro. Ele é responsável por medir o pH da solução. O eletrodo de pH geralmente tem uma membrana de vidro sensível que responde a íons de hidrogênio na solução. A mudança na concentração de íons de hidrogênio afeta a carga elétrica na membrana, que é detectada pelo eletrodo.

  2. Medidor: O medidor é a parte eletrônica do pHmetro. Ele interpreta o sinal elétrico do eletrodo de pH e o converte em um valor de pH legível. Os medidores modernos geralmente têm displays digitais para mostrar o pH e podem ter funcionalidades adicionais, como a capacidade de calibração, armazenamento de dados e comunicação com computadores ou outros dispositivos.
  3. Soluções de Calibração: São soluções com valores de pH conhecidos utilizadas para calibrar o pHmetro. É importante que o instrumento seja calibrado regularmente para garantir medições precisas. Normalmente, são utilizadas soluções padrão de pH 4, 7 e 10.
  4. Sistema de Referência: Além do eletrodo de vidro que mede os íons de hidrogênio, o pHmetro geralmente possui um eletrodo de referência que mantém uma voltagem constante contra a qual a voltagem do eletrodo de vidro pode ser medida. Isso ajuda a garantir a precisão das medições.
  5. Compensação de Temperatura: Muitos pHmetros incluem uma característica de compensação de temperatura, pois a temperatura pode afetar a leitura do pH. Alguns dispositivos têm sensores de temperatura embutidos ou permitem a conexão de um termômetro externo.

Esses componentes trabalham juntos para fornecer medições precisas do pH das soluções.

Fatores que afetam a precisão do peagamêtro:

Os peagamêtros são equipamentos essenciais de muitos laboratórios. O pH pode afetar o crescimento microbiano e as reações químicas, os medidores de pH devem ser calibrados regularmente.Existem vários fatores relacionados ao medidor de pH ou à solução tampão em que ele é colocado que podem afetar a precisão dessa medição. Muitos fatores podem afetar a leitura do peagamêtro, entre eles estão: soluções de ph vencidas, eletrodos de phmetros sujo, temperatura da amostra. Veja abaixo:

 

Eletrodo Sujo ou Inoperante no peagamêtro:

O eletrodo de pH é geralmente feito de vidro. Revestimentos na superfície do vidro podem alterar significativamente as leituras de pH.

Revestimentos de diferentes substâncias, incluindo poluentes, sólidos, biofilmes, depósitos pouco solúveis, cal ou óleos podem tornar a superfície do vidro inacessível ao meio medido.Assim, a superfície do vidro do eletrodo do peagâmetro deve ser limpa regularmente.

No entanto, isso não deve ser feito ‘mecanicamente’, pois a limpeza forçada pode danificar a superfície do eletrodo de vidro. Isso deve ser feito ‘quimicamente’ usando ácidos diluídos, soluções de limpeza contendo tensioativos ou solução de tioureia.

Cabos dos peagamêtros

O medidor de pH e todas as suas conexões elétricas devem ter alta resistência de isolamento, pois curtos-circuitos podem causar erros na leitura de pH e danificar o instrumento. Assim, apenas cabos coaxiais são usados ​​em peagamêtros os cabos de conexão possuem uma camada semicondutora além da blindagem de cobre.

Temperatura

A temperatura é um fator importante ao medir o pH. Isso ocorre porque as reações químicas e os valores de pH são dependentes da temperatura. Além disso, o sinal de tensão medido em um peagamêtro  também depende da temperatura. Em condições onde a temperatura é variável, é aconselhável adicionar um sensor de temperatura no medidor de pH. O sensor mede o pH com base na inclinação corrigida da temperatura.

Como comprar um peagâmetro?

Ao comprar um peagamêtro, é importante considerar uma série de fatores para garantir que você adquira um dispositivo que atenda às suas necessidades específicas. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a comprar o pHmetro certo:

Comprar um peagâmetro (ou pHmetro) envolve considerar alguns passos importantes para garantir que você obtenha um equipamento adequado às suas necessidades. Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse processo:

  1. Defina o Uso: Determine para que você precisa do peagâmetro. Os requisitos para um laboratório, para a indústria alimentícia, para a agricultura ou para aquários são diferentes. Conhecer a aplicação específica ajudará a escolher o modelo certo.
  2. Pesquise Modelos e Marcas: Existem muitos modelos e marcas de peagâmetros no mercado. Procure por marcas confiáveis e modelos que sejam bem avaliados. Além disso, verifique se o modelo escolhido atende às especificações técnicas necessárias para a sua aplicação.
  3. Verifique a Faixa de Medição e Precisão: Certifique-se de que o peagamêtro escolhido tem a faixa de medição e a precisão adequadas para as suas necessidades.
  4. Considere a Facilidade de Uso e Manutenção: Alguns modelos são mais fáceis de usar e manter do que outros. Verifique se o aparelho é fácil de calibrar e limpar.
  5. Orçamento: Determine quanto você está disposto a gastar. Os preços podem variar bastante, então é importante ter uma ideia de quanto custam os diferentes tipos e modelos.

Perguntas Frequentes sobre peagamêtros

  1. Como calibrar um pHmetro corretamente? Para calibrar um pHmetro, use soluções tampão de pH conhecido, normalmente em pH 4, 7 e 10. Mergulhe a sonda nas soluções, ajuste o aparelho para as leituras correspondentes e repita o processo regularmente para garantir precisão.

  2. Qual a frequência ideal para a manutenção de um pHmetro? A manutenção deve ser realizada conforme as recomendações do fabricante, geralmente após cada uso ou em intervalos regulares, como mensalmente, dependendo da frequência de uso.

Como posso saber se meu peagamêtro está com defeito? Se um pHmetro apresentar leituras inconsistentes ou muito diferentes das expectativas para uma solução conhecida, isso pode indicar um problema. Verifique a calibração, a condição da sonda e as baterias.

  1. pHmetros são precisos para todas as soluções? pHmetros são precisos para a maioria das soluções, mas alguns tipos, como soluções muito viscosas ou com baixa atividade iônica, podem requerer sondas especiais ou métodos alternativos de medição.
  2. Qual é a vida útil de uma sonda de pH? A vida útil de uma sonda de pH depende do uso e da manutenção. Normalmente, uma sonda bem cuidada pode durar de um a dois anos.

 

Conclusão

 

Em conclusão, a aquisição de um peagamêtro envolve uma avaliação cuidadosa de suas necessidades específicas e um entendimento das características que são mais importantes para sua aplicação, seja em um ambiente de laboratório ou em campo. Estabelecer um orçamento, pesquisar marcas e modelos confiáveis, e entender as funcionalidades, como a precisão, facilidade de calibração, compensação de temperatura e durabilidade, são passos essenciais no processo de compra.

 

 

Precisando de peagamêtros solicite seu orçamento.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])