Compartilhe esse conteúdo:

Vamos falar Tudo sobre Micropipeta?

Para os cientistas, a qualidade dos seus equipamentos é tudo. Por isso, encontrar a melhor micropipeta para suas necessidades é essencial para garantir resultados controlados e precisos. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas úteis de como encontrar uma micropipeta de alta qualidade que atenda às suas necessidades!

Hoje vamos bater um bate papo técnico sobre micropipeta, como escolher a micropipeta corretamente e também sobre as ponteiras para micropipeta. O assunto é bem amplo mas nossa intenção é dar uma orientação inicial sobre o tema.

Quer aprender mais sobre micropipeta?

Esperamos que com esse post possamos esclarecer algumas  dúvidas. Todos os dias, micropipetas são usadas para dispensar quantitativamente amostras e alíquotas de reagentes para reações, análises de rotina e testes especializados.

Uma vez que as concentrações dos componentes biológicos e químicos nas amostras preparadas para análises e ensaios dependem do volume, as etapas de pipetagem realizadas incorretamente afetarão diretamente os volumes transferidos e, portanto, os resultados do teste.

O projeto e a construção de micropipetas  tornam seu desempenho suscetível à técnica de pipetagem e às habilidades usadas pelo operador de tais dispositivos.

O operador da micropipeta geralmente tem a capacidade de mitigar a influência da maioria dos parâmetros usando a técnica apropriada, bem como escolhendo o tamanho de micropipeta e o tipo de ponteira para micropipeta apropriadas.

O que é uma micropipeta?

A micropipeta é  um instrumento volumétrico usado para a transferência de certos volumes, de modo preciso, sob determinadas temperaturas. O cientista francês Louis Pasteur desenvolveu uma variedade de pipetas por volta de 1860, algumas das quais são utilizadas até hoje.

A história da Micropipeta

A micropipeta foi inventada em 1957 na Universidade de Marburg, Alemanha, pelo pós-doutorado Heinrich Schnitger.

Frustrado com a pipetagem repetitiva de pequenos volumes usando micropipetas de vidro, Schnitger desenvolveu um protótipo com um pistão com mola e uma ponta de plástico removível para conter o líquido.

Martin Klingenberg é Professor Emérito do Instituto de Química Fisiológica da Ludwig-Maximilians University, Munique, Alemanha.  Crédito: Cortesia da Universidade de Munique

Pricipais Características da Micropipeta

Todas as principais características das micropipetas atuais foram incorporadas ao protótipo, mostrado acima, que foi patenteado em 1957.

Na parte inferior da micropipeta, um pequeno pistão se move em um orifício hermético. As ponteiras de micropipeta são confeccionadas de plástico removíveis e  encaixadas na extremidade em forma de cone.

Devido a um amortecedor de ar, nenhum líquido entra em contato com o pistão. O volume é definido por um batente fixo ou ajustável inferior e superior no pistão com mola.

Para a liberação completa do líquido, é aplicada pressão aumentada, que pressiona para baixo uma segunda mola que sustenta o batente inferior.

Simples, elegante e eficaz, a micropipeta revolucionou o manuseio de pequenos volumes de líquidos.

Ao permitir a transferência rápida de micro volumes, ele transformou o trabalho bioquímico, médico, molecular e biológico celular e se tornou o dispositivo mais amplamente utilizado na ciência biológica.

As micropipetas são um dos instrumentos  de laboratório mais amplamente utilizados.

Elas são projetadas para medir pequenas quantidades de líquido e ou transferi-lo. Elas estão disponíveis em uma ampla variedade de tipos, desde micropipetas monocanal até micropipetas multicanal.

 Uso da micropipeta.

Você está usando a micropipeta correta?

E as ponteiras para micropipetas, se ajustam perfeitamente?

E a limpeza e a manutenção das micropipetas e feita regularmente?

Você realiza calibração das micropipetas?

Vantagens da Micropipeta:

  • Leveza
  • Ergonomia (evitar LER – Lesão por esforço repetitivo)
  • Facilidade na visualização e ajuste do volume
  • Precisão
  • Facilidade na limpeza, evitando contaminantes
  • Produtividade

O que você deve considerar ao escolher uma micropipeta?

Alta qualidade não significa necessariamente caro. A chave para encontrar uma micropipeta de alta qualidade está pesquisando bem e comparando os modelos disponíveis. Aqui estão algumas dicas e vantagens para ajudá-lo a escolher a melhor micropipeta para suas necessidades:

  • Fique atento ao material da micropipeta. O material deve ser compatível com o seu tipo de trabalho. Por exemplo, se você precisa usar a micropipeta em ambientes úmidos, certifique-se de que ela seja feita de um material que não corroerá com facilidade.
  • Compare as características das diferentes micropipetas. Algumas são mais precisas do que outras, enquanto algumas têm um maior volume máximo. Decida qual é o mais importante para o seu trabalho e compare os modelos com base nessa característica.
  • Leia as opiniões dos outros sobre as micropipetas que você est á considerando. Isso vai ajudá-lo a ter uma melhor ideia do desempenho, da facilidade de uso e da duração dos modelos para os quais você está interessado.
  • Se o preço é um problema, verifique as marcas genéricas. Algumas marcas genéricas oferecem boas micropipetas por um bom preço, sem abrir mão da qualidade.

Considerações mais importantes sobre micropipeta: confiabilidade, eficiência e ergonomia:

  • Propriedades físicas do seu líquido
  • Volume transferido
  • Calibração fácil
  • Bloqueio de ajuste de volume
  • Qualidade da micropipetas e ponteiras
  • Pipetas e ponteiras codificadas por cores
  • Tarefas repetitivas
  • Versatilidade
  • Peso
  • Força de carga e ejeção da ponta
  • Design de punho
  • Ajuste de volume

A Micropipeta  utiliza ponteiras descartáveis que não deixam o líquido aspirado por elas entrar no corpo principal da micropipeta automática, evitando o risco de adulterá-la e descalibrá-la.

Tipos de micropipeta 

Micropipeta Monocanal de Volume Variável: aquela que acolhe uma ponteira para micropipeta   de cada vez.

Micropipeta Multicanal de Volume Variável: aquela que permite incorporar múltiplas ponteiras para micropipeta , absorvendo o mesmo volume em todas elas.

Importante verificar : propriedades físicas do seu líquido:

A maioria dos líquidos é do tipo aquoso, tornando as micropipetas de deslocamento de ar a primeira escolha.

Embora a maioria dos líquidos funcione perfeitamente bem com este tipo de micropipeta, você pode considerar micropipetas automáticas se estiver trabalhando com líquidos muito viscosos ou voláteis.

Independentemente do tipo de líquido, a técnica de pipetagem correta é essencial para obter excelentes resultados com micropipetas de deslocamento de ar.

Veja também alguns tipos de ponteiras descartáveis para micropipeta , para uso juntamente com a micropipeta monocanal   e micropipeta multicanal.

Existem diversos tipos de Ponteiras para micropipetas: Ponteiras sem filtro, Ponteiras com filtro, Ponteiras Tipo Gilson, Ponteiras Tipo Eppendorf em nosso site.

A Ponteira para Micropipeta de baixa retenção permite o esvaziamento total do líquido evitando a imprecisão na pipetagem.

Uso correto da micropipeta

  • Trocar a ponteira da micropipeta antes de aspirar líquido, amostra ou reagente diferente;
  • Pressione e solte o botão de modo lento e constante;
  • NUNCA pipete líquidos onde Temperatura seja maior  70°C ou Temperatura menor  4 °C;
  • NUNCA vire a pipeta de cabeça para baixo;
  • NUNCA deite a micropipeta enquanto houver líquido na ponteira;
  • NUNCA utilize graxa ou silicone no pistão ou selos;
  • NUNCA tente ajustar o volume acima da especificação;

Calibração de micropipetas

O último aspecto que pode aumentar a vida útil de sua micropipeta é a calibração e manutenção de micropipetas.

Você deve calibrar a micropipeta  e fazer a manutenção a cada 6 a 12 meses para garantir que permaneça precisa e confiável, e que problemas potenciais sejam detectados e resolvidos antes que reparos ou substituições dispendiosos se tornem inevitáveis.

A realização de verificações de rotina na micropipeta regularmente também é recomendada, para que você possa ter certeza de seus resultados entre as calibrações.Conheça as Partes da  Micropipeta

Micropipetas estão disponíveis em diferentes modelos e tamanhos. No entanto, existem certos componentes e partes que são básicas e comuns a todas as micropipetas.

Isso inclui o êmbolo, display digital, cone da ponta, ejetor da ponta e pega. Algumas micropipetas são fornecidas com uma ferramenta de calibração e um suporte para micropipetas como acessório.

Resumindo

A fim de encontrar a melhor micropipeta para suas necessidades, é importante considerar alguns fatores. Qual será o seu principal uso? Quais são as suas preferências em termos de ergonomia e design? Você prefere pipetadores manualmente operados ou automáticos? Com base nas suas respostas, você pode começar a procurar um modelo que atenda às suas necessidades específicas.

Além disso, é importante levar em conta a marca e o fabricante da micropipeta. Procure uma marca que seja reconhecida pela qualidade de seus produtos e que ofereça garantias de satisfação do cliente. O ideal é encontrar um fabricante com um bom histórico de atendimento ao cliente e que esteja disponível para responder às suas perguntas e fornecer suporte caso surjam problemas.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.