Compartilhe esse conteúdo:

Você tem Dúvidas sobre Micropipetas ?

Frequentemente nossa equipe recebe perguntas sobre micropipetas, resolvemos fazer esse post como forma de esclarecer e ajudar nossos leitores sobre o assunto.

O que é uma Micropipeta?

Uma micropipeta é um instrumento de laboratório comum, mas essencial, usado para transferir com precisão de  volumes de líquido na faixa de microlitros.

Micropipetas estão disponíveis em variantes de canal único e multicanal. As micropipetas de canal único e multicanais são usadas em laboratórios que realizam pesquisas relacionadas à biologia molecular, microbiologia, imunologia, cultura de células, química analítica, bioquímica e genética. As micropipetas multicanal são recomendadas para ELISA (teste diagnóstico), triagem molecular, estudos cinéticos e DNA amplificação.

Perguntas Frequentes sobre Micropipeta:

 

Quais ponteiras  posso usar com a micropipeta?

Depende da sua micropipeta, se a sua micropipeta tiver um cone de ponteira  universal, você pode usá-lo com todas as pontas internacionais de acordo com a faixa de volume da sua micropipeta.

Como devo esterilizar a micropipeta?

Você pode esterilizar sua micropipeta se for autoclavável. Se você usar sua micropipeta para amostragem de líquidos sensíveis e perigosos, o processo de esterilização é necessário para limpar sua micropipeta.

 Consulte o manual da micropipeta para saber a temperatura máxima e o tempo de duração do processo de esterilização.

Consulte a seção ‘Limpeza de contaminação’ para saber como esterilizar sua micropipeta facilmente de acordo com o líquido dispensado na amostra.

Como posso verificar se a micropipeta está calibrada?

É aconselhável que todos os dias, ao iniciar a pipetagem no laboratório, verifique a sua micropipeta quanto à exatidão da leitura.

Para isso, coloque a micropipeta no volume nominal e dispense água destilada pelo menos 5 vezes.

Meça o volume do líquido dispensado na balança eletrônica. Se a média de suas leituras estiver dentro do limite do padrão ISO, a micropipeta está calibrada. Caso contrário, calibre sua micropipeta e verifique novamente.

Com que frequência preciso calibrar a micropipeta?

Geralmente, depende da frequência com que sua micropipeta é usada para amostragem. Para uso normal da micropipeta, ela deve ser verificada a cada 3 ou 6 meses para calibração. De acordo com o padrão ISO 8655, é recomendado que sua micropipeta seja calibrada anualmente.

Como você define o volume em uma micropipeta?

Um pequeno display com faixa de volume de 3 números é fornecido no corpo de cada micropipeta. Em uma micropipeta de volume fixo , é uma faixa de volume fixo.

Na micropipeta de volume variável , você pode ajustá-la dentro da faixa de volume dada de acordo com sua amostra de volume necessária. Para alterar os números da faixa de volume, use o botão rotativo fornecido na parte superior do êmbolo da micropipeta ou consulte o manual para saber como alterar o volume da micropipeta.

Por que você deve evitar tocar nas ponteiras da micropipeta?

Tocar na ponteira  da micropipeta pode fazer com que o líquido grude na parte externa da ponta. O calor transferido das mãos para as pontas pode afetar a entrega dos volumes.

Também aumenta o risco de contaminação cruzada no laboratório. Portanto, é recomendável manusear as ponteiras  apenas com a micropipeta.

Qual é a maior fonte de problemas de pipetagem?

O erro humano é a maior fonte de problemas de pipetagem causados ​​pelo toque nas pontas, manuseio incorreto da micropipeta, etc.

O que acontece se você liberar o êmbolo da micropipeta muito rápido?

Se o êmbolo da micropipeta for liberado muito rápido, você pode enfrentar o problema de menos aspiração e distribuição de líquido.

 

 

 

 

 

Esperamos ter esclarecido muitas dúvidas. Precisando de apoio entre em contato com nossa equipe.

Mais Dúvidas sobre Micropipetas? Entre em contato conosco.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])