Compartilhe esse conteúdo:

O que é uma Pipetador Eletrônico? Quais suas vantagens e funcionalidades?

 

 

 

Você já se perguntou como os pesquisadores de biologia molecular medem com precisão as quantidades minúsculas de reagentes em seus experimentos? A resposta está na pipetador eletrônico! Essa ferramenta inovadora tornou-se crucial para laboratórios que trabalham com DNA, RNA e proteínas – permitindo medições precisas, redução de erros humanos e aumento da eficiência. Neste post vamos explorar a importância da pipeta eletrônica para um laboratório de biologia molecular e por que ela é uma das ferramentas mais valiosas disponíveis atualmente. Venha conosco mergulhar no mundo da tecnologia dos laboratórios modernos!

 

O que é um Pipetador Eletrônico?

Um pipetador eletrônico é um dispositivo de medição que utiliza um sensor eletrônico para medir o volume de líquido aspirado. O sensor é acionado pelo movimento do pistão  na pipeta, que permite a aspiração de líquidos com precisão. As pipetas eletrônicas são ideais para a realização de titulações, pois permitem a repetição da operação com exatidão. Além disso, elas são mais seguras do que as pipetas convencionais, uma vez que evitam o contato do operador com substâncias químicas. Um pipetador eletrônico é um instrumento de laboratório utilizado para a manipulação precisa de líquidos. Ele é uma versão avançada e automatizada dos pipetadores manuais tradicionais.

 

Aqui estão algumas características e funções típicas de um pipetador eletrônico:

  1. Precisão e Repetibilidade: Oferece maior precisão e repetibilidade na transferência de volumes de líquidos, especialmente útil em experimentos que requerem medições exatas.
  2. Controle Eletrônico: O pipetador eletrônico possui um mecanismo de controle eletrônico para aspirar e dispensar líquidos. Isso reduz a variabilidade humana e aumenta a precisão.
  3. Programável: Muitos modelos permitem a programação de protocolos, facilitando a realização de tarefas repetitivas ou complexas.
  4. Diversos Modos de Operação: Pode incluir diferentes modos de operação, como modos de mistura, pipetagem reversa, e sequencial, entre outros.
  5. Ergonomia: Projetado para minimizar a fadiga do usuário durante o uso prolongado, o que é uma melhoria significativa em relação aos pipetadores manuais.
  6. Compatibilidade com Ponteiras: Geralmente são compatíveis com uma variedade de ponteiras, permitindo seu uso em diferentes tipos de amostras e volumes.
  7. Display Digital: Freqüentemente vem com um display digital para mostrar configurações e volumes, facilitando ajustes e leituras precisas.
  8. Baterias Recarregáveis: Funciona com baterias recarregáveis, tornando-os portáteis e convenientes para uso em diferentes ambientes de laboratório.

Os pipetador eletrônico  são amplamente utilizados em pesquisa biomédica, microbiologia, química analítica e em qualquer outro campo que exija manipulação precisa de líquidos.

Passo a passo para usar um pipetador eletrônico corretamente

Usar um pipetador eletrônico  pode ser um processo simples e fácil, desde que você siga as instruções corretas. Aqui está um passo a passo para usar sua pipeta eletrônica com precisão:

1. Certifique-se de que a pipeta  esteja limpa e calibrada antes do uso.
2. Selecione o volume desejado na tela da pipeta eletrônica.
3. Coloque a ponta da pipeta eletrônica  no líquido que deseja transferir.
4. Pressione o botão de ativação para aspirar o líquido até que seja alcançado o volume selecionado.
5. Levante cuidadosamente a ponta da solução e movimente-a em direção ao recipiente receptor.
6. Pressione novamente o botão de ativação para dispensar todo o líquido.

Lembre-se sempre de seguir todas as etapas acima mencionadas com cuidado, evitando erros ou perda de amostras valiosas.

Uma vez entendido como funciona uma pipeta eletrônica, é possível aproveitar todos os benefícios deste equipamento sofisticado e preciso em seu laboratório!

A importância do Pipetador eletrônico em um laboratório de biologia molecular

A execução de técnicas de biologia molecular exige o controle preciso da quantidade de material a ser manipulado. O pipetador eletrônico é um instrumento indispensável para atingir esses níveis de precisão. Além da sua grande precisão, a pipeta eletrônica oferece outros benefícios em relação às pipetas convencionais, como maior reprodutibilidade, menor fadiga do operador e maior flexibilidade na realização de técnicas.

Aplicações da pipetador eletrônico

pipetador eletrônico é uma das ferramentas mais importantes em laboratórios de pesquisa em todo o mundo. Com sua precisão e capacidade de medir volumes extremamente pequenos, a micropipeta eletrônica é usada em diversas aplicações.

Uma das principais aplicações do pipetador  eletrônico é na área da biologia molecular. Por exemplo, ela pode ser usada para preparar amostras para PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), que é um método amplamente utilizado na análise genética.

Além disso, o pipetador também pode ser utilizado em estudos sobre proteínas e enzimas. Ela permite aos pesquisadores trabalhar com quantidades muito pequenas desses compostos, tornando possível a realização de experimentos precisos e confiáveis.

Qual a diferença entre uma Pipetador Eletrônico e uma Micropipeta?

A diferença entre um pipetador eletrônico e uma micropipeta reside principalmente no método de operação e na automação. Aqui estão os pontos-chave que diferenciam os dois:

  1. Mecanismo de Operação:
    • Pipetador Eletrônico: Utiliza mecanismos eletrônicos para aspirar e dispensar líquidos. A operação é frequentemente controlada por botões e pode ser programada para realizar tarefas específicas.
    • Micropipeta: Funciona manualmente. O usuário precisa usar o polegar ou outro dedo para aspirar e dispensar líquidos, geralmente pressionando um botão ou pistão.
  2. Precisão e Controle:
    • Pipetador eletrônico: Oferece maior precisão e repetibilidade, especialmente para tarefas repetitivas ou volumes muito pequenos. Reduz a variabilidade devido ao controle automatizado.
    • Micropipeta: Embora seja precisa, a precisão pode variar ligeiramente com base na habilidade e consistência do usuário.
  3. Facilidade de Uso e Ergonomia:
    • Pipetador Eletrônico: Projetado para minimizar a fadiga e o desconforto durante o uso prolongado, especialmente benéfico para experimentos que requerem pipetagem frequente ou volumes grandes.
    • Micropipeta: Pode causar fadiga manual ou desconforto com uso prolongado ou repetitivo.
  4. Programação e Funcionalidades:

    • Pipetador Eletrônico: Muitos modelos permitem programar protocolos de pipetagem, o que é útil para processos complexos ou automatizados.
    • Micropipeta: Não possui funcionalidades programáveis; cada ação é totalmente manual.

 

Por que um pesquisador em biologia molecular deve ter uma pipeta eletrônica

A pesquisa em biologia molecular é uma área de estudo extremamente importante e complexa. adequadamente, é crucial que o pesquisador possa contar com o equipamento certo para garantir o sucesso das experiências. Uma das ferramentas mais importantes para um pesquisador em biologia molecular é a pipeta eletrônica.

As  pipeta  são equipamentos  precisos que permitem a transferência exata de líquidos. Isso significa que o investigador pode manipular soluções químicas sem se preocupar com perdas ou erros de medida. A capacidade de realizar experiências com precisão é crucial para o sucesso da biologia molecular, por isso as pipetas eletrônicas são tão importantes.

  •  tela colorida de LCD.
  • Guia de menus gráfico e intuitivo.
  • Programas avançados de multi dispensação diluição e mistura.
  •  com possibilidade de armazenar programas favoritos.
  • Inclui protolocolos de calibração e senha.
  • Alimentação por bateria de lítio de longa vida da pipeta
  • Garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação e materiais.

 

Cuidador com o Pipetador  Eletrônico

Realizar a manutenção da sua pipeta eletrônica é crucial para garantir que ela funcione adequadamente e produza resultados precisos. Aqui estão algumas dicas sobre como realizar a manutenção adequada de uma pipeta eletrônica:

1. Limpe regularmente as partes externas da pipeta com água destilada ou etanol, evitando o contato direto com produtos químicos.

2. Certifique-se de que os resíduos líquidos não tenham entrado nas partes internas da pipeta eletrônica durante o uso, limpando-a imediatamente se houver qualquer contaminação.

3. Verifique regularmente os filtros e juntas das ponteiras, substituindo-os sempre que necessário para evitar vazamentos.

4. Calibre sua pipeta periodicamente para garantir que esteja funcionando corretamente e fornecendo resultados precisos.

5. Armazene sua pipeta eletrônica em um local seguro quando não estiver em uso, protegida de poeira e outros contaminantes

Ao seguir esses passos simples de manutenção, você pode prolongar a vida útil da seu  pipetador eletrônico e obter resultados mais confiáveis ​​em seus experimentos laboratoriais!

 

Considerações Finais sobre Pipetadores  Eletrônicos

Os pipetadores eletrônicos representam um avanço significativo na tecnologia de laboratório, oferecendo uma série de benefícios que melhoram a eficiência, precisão e ergonomia nos processos de pipetagem.

 

Precisando do orçamento de pipetadores  eletrônicos entre em contato conosco.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])