Compartilhe esse conteúdo:

Pensando em Montar um Laboratório de Controle de Qualidade em Alimentos ?

 

 

A segurança alimentar é uma questão crítica para consumidores e produtores. Um laboratório de controle de qualidade em alimentos é essencial para garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade e legislação vigente. Este guia abrangente irá lhe orientar sobre como montar um laboratório de controle de qualidade e quais equipamentos são necessários para garantir a segurança alimentar.

Construir um laboratório de controle de qualidade de alimentos novo ou realocado sem infra-estrutura pode ser uma tarefa assustador.O financiamento do laboratório pode ser dispendioso e uma má decisão financeira pode parar sua pesquisa e progresso no empreendimento.

Fazer as perguntas certas desde o início é uma dos passos cruciais para a construção de um laboratório ou começar um projeto de um laboratório de controle de qualidade de alimentos. Nós compilamos uma lista de perguntas para você para começar a construir seu laboratório, seja você está começando do zero ou se movendo para um novo espaço.

 

 

 Infraestrutura de um Laboratório de Análise de Alimentos

  1. Você é capaz de mudar os equipamentos do laboratório facilmente?
  2. Todas as considerações de segurança são contabilizadas?
  3. O fluxo de trabalho do laboratório foi projetado para o movimento ideal da amostra?

 

Planejamento e Espaço:

Antes de investir em equipamentos, é crucial definir o espaço disponível e as análises que serão realizadas. Um laboratório de controle de qualidade deve ter áreas separadas para preparo de amostras, análises químicas e microbiológicas.

 Equipamentos Básicos:

  • Balanças Analíticas: Essenciais para pesar amostras com precisão.
  • Estufas de Secagem: Utilizadas para cultivar microrganismos presentes em amostras.
  • Autoclaves: Para esterilização de materiais.
  • Centrífugas: Usadas para separar componentes de misturas.

Análise Microbiológica:

  • Câmara de Fluxo Laminar: Garante um ambiente estéril para trabalhar com culturas microbiológicas.
  • Incubadoras: Permitem o crescimento de microrganismos em condições controladas.
  • Microscópios: Essenciais para a visualização de microrganismos.

Análise Química:

  • Espectrofotômetros: Medem a concentração de compostos em soluções.
  • Cromatógrafos: Essenciais para separar, identificar e quantificar compostos em amostras.
  • Buretas e Pipetas: Para medições precisas de volumes de líquidos.

Segurança e EPIs:

Não se esqueça dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, óculos de proteção e jalecos, que são essenciais para a segurança dos técnicos de laboratório.

 Certificações e Legislação:

É fundamental estar em conformidade com as normas e regulamentações locais. Certificações como a ISO 17025 podem ser úteis para garantir a qualidade dos resultados analíticos.

 

Importância da Análise de Alimentos

 

  • Indústrias – controle de qualidade, controle de processos em águas, alimentos, matérias primas, produto acabado, embalagens, vida de prateleira, etc);
  • Universidades e Institutos de pesquisa – desenvolvimento de metodologia, controle de processos em pesquisas, prestação de serviços, etc.
  • Órgãos Governamentais – registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição, etc

 

Existem três tipos de aplicações em análise de alimentos:

Controle de qualidade em análise de alimentos de rotina: é utilizado tanto para checar a matéria prima que chega, como o produto acabado que sai de uma indústria, além de controlar os diversos estágios do processamento. Nestes casos, de análises de rotina, costuma-se, sempre que possível, utilizar métodos instrumentais que são bem mais rápidos que os convencionais.

Fiscalização: é utilizado para verificar o cumprimento da legislação, através de métodos analíticos que sejam precisos e exatos e, de preferência, oficiais.

Pesquisa: é utilizada para desenvolver ou adaptar métodos analíticos exatos, precisos, sensíveis, rápidos, eficientes, simples e de baixo custo na determinação de um dado componente do alimento.

 

A Compra de Materiais para Laboratório

Sem os materiais para laboratório  corretos, um laboratório não poderia produzir resultados. Mas mais do que apenas comprar o que você precisa agora, os pesquisadores precisam pensar cerca de anos para construir funcionalidades extras se elas expandirem o escopo de suas pesquisas.

Mais do que isso, o equipamento exige cuidados e monitoramento, de modo que construir em apoio a esses aspectos é essencial para mantendo um fluxo de trabalho de laboratório suave e estável.

Montagem de um laboratório de análise de alimentos

Para realizar os diferentes procedimentos de teste necessários, é necessária uma gama abrangente de equipamentos  de laboratório de alta qualidade. Os principais tipos de equipamentos estão listados abaixo:

Além de outros equipamentos para laboratório conforme sua metodologia.

 

Conclusão 

Para que seu laboratório de análise de alimentos seja bem-sucedido, você também precisa garantir que seus funcionários tenham experiência e conhecimento suficientes em microbiologia e princípios de segurança alimentar.

 Como a indústria alimentícia está em constante mudança à medida que surgem novas tendências, sua equipe precisará se adaptar para atender a novos produtos e quaisquer alterações de regulamentos que possam ocorrer. Isso também inclui ser capaz de se adaptar ao uso de novos equipamentos e métodos.

É altamente recomendável consultar um microbiologista experiente na concepção e localização do seu laboratório, que é exatamente o que podemos oferecer.

 

Precisando de qualquer orientação entre em contato com nossa equipe.

Consulte nossa equipe de especialistas para elaborarmos um orçamento.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])