Compartilhe esse conteúdo:

O que é Inoculação de células? Qual a finalidade dos espalhadores?

Em Microbiologia, inoculação refere-se ao ato de introduzir microrganismos ou suspensões de microrganismos (por exemplo , bactérias em um meio de cultura ).

Como se faz a inoculação de células?

As bactérias podem ser inoculadas em meio líquido ou sólido. Uma alça  de inoculação ou um espalhador de células  estéril é colocada em cultura bacteriana e depois espalhada em uma placa de ágar ou misturada em meio líquido/caldo.

O meio é então incubado para crescimento bacteriano. É usado em métodos microbiológicos, como cultura de células.

É também uma técnica útil para isolar cepas bacterianas ou estabelecer sua presença a partir de uma amostra, exemplos disso são amostras de urina ou fezes.

Antibióticos podem ser administrados, que são apropriados para as bactérias específicas detectadas na amostra.

Imagem https://www.biologyonline.com/dictionary/inoculation

O que são Espalhadores de Células?

Espalhadores em microbiologia são muitas vezes conhecidos como espalhadores de células ou alça de inoculação, são ferramentas usadas no laboratório que permitem que as amostras sejam espalhadas suavemente em uma placa de Petri ou placa.

Como são fabricadas as Alças para Microbiologia?

Principalmente usados ​​no campo microbiológico com amostras de células e bactérias, os espalhadores são feitos em três formatos principais: o formato em L, o formato em T e o formato triangular.

Eles são fabricados a partir de vários materiais, dependendo de sua função. Esses materiais incluem vidro, metal ou até plástico nos dias de hoje. Cada um desses materiais tem vantagens e desvantagens distintas.

O vidro, por exemplo, pode ser facilmente esterilizado para reutilização repetidas vezes. No lado negativo, porém, o vidro é bastante fácil de quebrar.

O vidro quebrado, por sua vez, representa um perigo potencial para os pesquisadores no laboratório. Por outro lado, o plástico não precisa de esterilização porque esses espalhadores já vêm esterilizados.

Diferentes tipos de espalhadores e alças para microbiologia

No passado, o vidro era o único material que os pesquisadores usavam ao transferir bactérias e células para um meio de cultivo. Hoje em dia, o vidro não é o único material a partir do qual os espalhadores de células ou alças microbiológicas são feitas.

Na verdade, há um número grande  de espalhadores de células ou alças para microbiologia disponíveis. É preciso ter uma ideia de quais tipos de espalhadores estão disponíveis, bem como seus tamanhos, materiais e cores.

Uma das principais qualidades que um bom espalhador de células ou alças para microbiologia deve possuir são superfícies extremamente lisas, arredondadas e sem arestas. Isso é importante para permitir uma distribuição uniforme das amostras pela superfície da placa de Petri.

Um espalhador de células ou alça de inoculação suave também é essencial para evitar que o meio (como o ágar) seja arrancado ou cortado. Destruir a integridade física do meio de cultura  pode comprometer seriamente qualquer tentativa de cultivar uma boa célula ou cultura bacteriana.

Modelos de Alças de Inoculação

Existem várias formas de espalhador para microbiologia  disponíveis, cada uma com seus próprios benefícios e usos especiais. As três formas principais são em forma de T, em forma de L e triangular.

Espalhadores em forma de T facilitam muito o espalhamento e dispersão de líquidos pela superfície das placas de ágar. Eles são usados, por exemplo, para realizar contagens de placas bacterianas de UFC em amostras líquidas, como urina, leite e água. A forma em T permite a aplicação de pressão uniforme ao longo do comprimento da barra que está em contato com a superfície do ágar.

Espalhadores de células  em forma de L, que muitas vezes têm uma ponta virada para cima, também permitem um fácil espalhamento da amostra: aplique a amostra no espalhador no prato de ágar e, em seguida, vire o prato até que você tenha distribuído o material suavemente e uniformemente ao longo do prato.

Os espalhadores de plástico são fornecidos em estado estéril e embalados individualmente para que não haja necessidade de esterilização. Eles são flexíveis, duráveis ​​e resistentes, e não apresentam nenhum dos riscos de segurança que os equipamentos de vidro apresentam.

Outra vantagem dos espalhadores de plástico e alças para microbiologia é que eles vêm em várias cores. Isso permite que o pesquisador veja quão suave e uniformemente a amostra está sendo espalhada pela superfície do ágar.

Antes de usar uma alça para microbiologia

Se você estiver usando um espalhador de vidro ou metal, antes de cada uso, esterilize-o completamente.

Isso é feito primeiro submergindo o espalhador em etanol ou álcool. Uma vez que este passo foi dado, coloque o espalhador no esterilizador de alças e agulhas para destruir quaisquer micróbios que possam estar agarrados ao espalhador.

Espalhadores de células de plástico  já vêm esterilizados em pacotes individuais para evitar contaminação. Eles podem ser descartados uma vez usados, de preferência primeiro limpos e depois levados para reciclagem.

Como usar uma alça para microbiologia?

Para usar um espalhador ou alça de inoculação, primeiro, escolha a forma apropriada para sua amostra. Diferentes formas são adequadas para diferentes aplicações, mas muitos pesquisadores têm favoritos pessoais  que eles usam repetidamente.

Em seguida, solte suas bactérias ou células no centro da placa de petri de ágar. Coloque a alça para microbiologia  em cima do prato e gire-o para distribuir as células de amostra enquanto aplica pressão mínima.

Depois de usar um espalhador de células

Após cada uso de um espalhador de células  de metal ou vidro, coloque-o novamente em etanol ou álcool para limpá-lo e evitar a contaminação por partículas indesejadas. Espalhadores de plástico  ou Alças para microbiologia geralmente são descartáveis, portanto, não precisam ser esterilizados. Caso sua alça bacteriológica seja de platina ou metal use um esterilizador de alças e agulhas.

Vamos lá , faça sua cotação de alças para microbiologia conosco.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])