Forgot Password

Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos e Bebidas uma oportunidade de negócio.

Compartilhe esse conteúdo:

A indústria alimentícia é um grupo de empresas que fornece a maior parte dos alimentos consumidos pela população global. E quando se trata de lidar com esses produtos altamente sensíveis, mesmo um pequeno incidente quando a qualidade dos alimentos  e bebidas é comprometida pode facilmente manchar a imagem de uma empresa. Isso pode levar a uma perda de lucro considerável.

Empresas investem cada vez em um Laboratório de Controle de Qualidade

É por isso que, para se manter à tona nesse setor desafiador, as empresas devem manter padrões de qualidade e aderir estritamente aos requisitos de qualidade impostos não apenas pelo governo, mas também por organizações internacionais.

As empresas de alimentos devem garantir que sejam seguras. Os consumidores não devem ficar doentes com isso. O governo nacional verifica se as empresas elaboram um plano de segurança alimentar e se cumprem as regras de preparação de alimentos.

Para qual finalidade se realiza o Controle de Qualidade em Alimentos e Bebidas?

Nos últimos anos ocorreram diversas fraudes envolvendo alimentos e ingredientes alimentícios. Por exemplo com:

  • venda de carne de cavalo como carne bovina;
  • mel misturado ou substituído por água com açúcar;
  • adulteração do país de origem em vegetais, frutas e óleos.

Riscos de um Controle de Qualidade Ineficiente

A fraude alimentar engana os consumidores. Também pode ser perigoso para a saúde porque não se sabe exatamente o que está no produto. Pode conter substâncias às quais as pessoas são alérgicas. Também não se sabe quais tratamentos um produto pode ter sofrido. Por exemplo, um animal pode ter recebido uma droga perigosa para humanos.

Isso pode ser facilmente alcançado identificando e, consequentemente, eliminando a fonte dos problemas de qualidade para garantir que as necessidades do cliente sejam continuamente atendidas. Para mais informações, aqui estão 8 procedimentos de controle de qualidade obrigatórios para a indústria alimentícia.

Para qual finalidade servem os Equipamentos de Controle de Qualidade?

O equipamento de laboratório de teste  de qualidade de alimentos, bebidas e fármacos é usado para avaliar a qualidade e integridade de amostras de alimentos sólidos e líquidos.

A segurança alimentar é um tema chave de preocupação entre os consumidores e o futuro da segurança alimentar começa com testes em laboratório ou no campo.

Embora o teste de alimentos  e afins seja fundamental para a segurança alimentar, o teste de alimentos também é aplicável para o controle de qualidade padrão.

Quais são algumas aplicações do controle de qualidade em  alimentos?

Algumas das principais aplicações para as quais os analisadores de teste de alimentos são usados ​​são:

  • Análise química de alimentos , como umidade, gordura, proteína, pH, sal, minerais, açúcar, contaminantes e muito mais.
  • Análise de microbiologia de alimentos , como Lactobacillus, Salmonella, Pseudomonas, Listeria, E. coli, Staphylococcus aureus , levedura, mofo e muito mais.
  • Análise nutricional de alimentos
  • Análise de alérgenos alimentares , como amendoim, ovo, soja e outros alérgenos.
  • Análise de toxinas de alimentos naturais , como histamina e fumosina.
  • Estudos de vida de prateleira de alimentos
  • Determinação de controle de qualidade de alimentos , como análise de OGM, adulteração de trigo, etc.

O que é HACCP?

HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é um sistema de segurança alimentar. As empresas que manipulam alimentos evitam que a segurança de nossos alimentos seja ameaçada.

Para cada fase da produção, a empresa identifica o que pode dar errado e como isso pode ser evitado.

Descrição

HACCP significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Ao processar alimentos, as coisas podem dar errado, colocando em risco a segurança de nossos alimentos. As empresas que produzem ou processam alimentos devem descrever os possíveis riscos em um plano de segurança alimentar. Este é um plano HACCP. Todos os processadores de alimentos são obrigados a elaborar um plano HACCP. O HACCP está sujeito à legislação europeia.

A NASA americana inventou o sistema HACCP na década de 1960 para controlar a comida dos astronautas.

Conteúdo do APPCC

Com o HACCP, uma empresa verifica todo o processo de produção quanto a possíveis perigos para a segurança dos alimentos. Esses perigos são nomeados. Eles devem então indicar como os riscos associados são gerenciados. As palavras em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle representam o que significa.

Perigo: Um ‘perigo’ é um perigo que pode estar presente em um produto e, posteriormente, representar uma ameaça à saúde do consumidor. Isso diz respeito:

  • Perigos microbiológicos: bactérias, fungos, vírus e parasitas.
  • Perigos químicos ou substâncias nocivas: dioxinas, metais pesados, toxinas de mofo, resíduos de pesticidas e assim por diante.
  • Perigos físicos: vidro, partículas de osso, partículas afiadas de metal ou madeira, etc.

Análise: ‘Análise’ significa analisar os possíveis perigos presentes. Deve ser feita uma avaliação do risco. O risco é uma combinação da probabilidade do perigo e da gravidade das consequências para a saúde se isso acontecer. Em suma, risco = acaso x gravidade.

Pontos Críticos de Controle: ‘Pontos Críticos de Controle’ são pontos no processo que devem ser mantidos sob controle para evitar um perigo ou reduzi-lo a um nível aceitável.

Trabalhando com HACCP

O HACCP é um sistema preventivo, baseado em 7 princípios:

  1. Determinar todos os perigos possíveis dos processos realizados dentro da empresa.
  2. Determinar os Pontos Críticos de Controle (PCCs). Esses são pontos que devem ser mantidos sob controle para evitar um risco à segurança alimentar.
  3. Defina um padrão por PCC.
  4. Monitore os PCCs. Determine como os PCCs são monitorados.
  5. Registre as ações corretivas por PCC. Essas medidas determinam qual ação é necessária se durante uma inspeção parecer que um PCC não está em conformidade com o padrão estabelecido.
  6. Verifique se o plano HACCP está correto. Esta verificação é uma verificação periódica e mostra se o método de trabalho leva a uma segurança suficiente.
  7. Capture tudo. Manter documentação e registros.

Um código de higiene foi elaborado para muitas indústrias. Esta é uma tradução prática de um plano HACCP.

Quais equipamentos para laboratório trabalhamos para o controle de qualidade em Alimentos,Bebidas e Fármacos?

Por existir a possibilidade de contaminações, inclusive bactérias nos alimentos, os setores alimentícios e estabelecimentos como, bares, restaurantes e lanchonetes, laticínios, frigoríficos, indústrias de doces, biscoitos, dentre outros devem realizar inspeções minuciosas e periódicas de análise microbiológica de água,alimentos e fármacos  como controle de qualidade dos seus produtos.

Assim, a análise microbiológica de águaalimentos e fármacos  auxilia na identificação de agentes nocivos a saúde. Em muitos casos a contaminação dos alimentos e da água, acontece por procedimentos incorretos, como:

  • Problemas relacionados com a potabilidade da água;
  • Higienização ineficiente;
  • Alimentos fora do prazo de validade;
  • Tempo de exposição excessivo do alimento;
  • Armazenamento incorreto do alimento;
  • Temperatura incorreta.

Por esses motivos, bem como, para evitar problemas à saúde, é necessário que as empresas alimentícias e comércios que trabalham neste setor, providenciem a montagem de um laboratório de análise microbiológica de água e alimentos.

A fim de promover a prevenção de problemas alimentares, estabelecimentos como indústrias alimentícias, frigoríficos , indústrias de bebidas e afins, montam  laboratórios para fazer este tipo de análise microbiológica de água e alimentos, o que auxilia na diminuição e prevenção de riscos à saúde. Para obter bons resultados, é necessário adquirir  equipamentos para laboratório de controle de qualidade.

  1. Medidor de pH
  2. Forno Mufla
  3. Voluminometro
  4. Friabilimetro
  5. Câmara Climática para laboratório
  6. Balança Determinadora de Umidade
  7. Viscosímetros
  8. Refratômetros
  9. Espectrofotômetro
  10. Stomacher

Dúvidas sobre equipamentos para controle de qualidade em alimentos? Entre em contato com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

    Deixe um Comentário

    Seu e-mail não será publicado.*

    error: Conteúdo Protegido! Cópia é crime.