Compartilhe esse conteúdo:

O que é Meio de Cultura?

Os meios de cultura são meios que fornecem nutrientes e minerais essenciais para apoiar o crescimento de microrganismos em laboratório.

Os microrganismos têm natureza, características, habitat e até mesmo necessidades nutricionais variadas, portanto, é impossível cultivá-los com um tipo de meio de cultura. No entanto, também existem microorganismos que não podem crescer em um meio de cultura em nenhuma condição

Por que os Meios de Cultura são Importantes?

O crescimento de microrganismos em laboratório envolve a imitação do habitat ou ambiente natural dos organismos, e isso é possível no laboratório pela formulação de meios de cultura que atendam aos seus requisitos. Portanto, muitos meios de cultura foram desenvolvidos por cientistas de acordo com a espécie microbiana a ser cultivada.

Já sabemos da importância dos meios de cultura, também já falamos da história dos meios de cultura e como foram inventados em outros posts nesse blog.

Selecionamos  7 Meios de Cultura conhecidos no laboratório.

Ágar Macconkey

O Agar  MacConkey é um ágar sólido, seletivo e diferencial que cultiva apenas espécies bacterianas gram-negativas, podendo diferenciar ainda mais organismos gram-negativos com base no metabolismo da lactose:

Ágar Mueller Hinton

Foi originalmente formulado por Mueller e Hinton como um meio isento de proteínas para o isolamento primário de espécies de Neisseria. O Ágar Mueller Hinton é um meio sólido padronizado recomendado para o estudo da suscetibilidade de bactérias a agentes antimicrobianos pelo método de difusão (método Kirby-Bauer) ou diluição em ágar.

Ágar Nutriente

O ágar nutriente é um meio de cultura de uso geral adequado para o cultivo de uma ampla variedade de microrganismos não exigentes. O meio, com uma composição relativamente simplificada, é utilizado para subcultivar organismos para fins de manutenção ou para verificar a pureza das subculturas e para a enumeração de organismos em água, águas residuais, urina, fezes e outros materiais.

 Caldo Nutriente

Caldo Nutriente é um meio amplamente utilizado para o cultivo de microrganismos pouco exigentes. É recomendado em muitos métodos padronizados de análise de alimentos, laticínios, água e outros produtos.

 Ágar Sal Manitol

O Chapman Ágar ou Ágar  Sal Manitol é um meio seletivo utilizado para o isolamento, enumeração e diferenciação de Staphylococcus de amostras clínicas, alimentares, antissépticas e cosméticas.

Este meio é ágar seletivo e diferencial . O meio selecionará organismos que podem viver em áreas com alta concentração de sal (cloreto de sódio) e a fermentação do manitol, demonstrada pela coloração amarelada do indicador de pH (vermelho de fenol), permite orientar o diagnóstico.

        Ágar Baird Parker

Ágar Baird Parker é um meio de cultura para a enumeração de Staphylococcus aureus em alimentos que foi relatado pela primeira vez por Baird-Parker (1962). É um meio de cultura diferencial moderadamente seletivo usado para o isolamento e enumeração de Staphylococcus aureus de amostras alimentares, ambientais e clínicas.

        Ágar Tríplice Açúcar Ferro

Em 1940 Sulkin, Willett e Hajna descreveram um meio de sulfato ferroso triplo-açúcar para a identificação de bacilos entéricos. O Ágar tríplice açucar ferro  é usado para a identificação presuntiva de Enterobacteriaceae com base na fermentação de glicose, lactose, sacarose e na produção de gás e H2S.

Precisando de Meios de Cultura? Não deixe de entrar em contato com nossa equipe.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])