Compartilhe esse conteúdo:

Gases tóxicos no laboratório afetam o sistema respiratório e o sistema nervoso, causando dificuldade de respirar e convulsões. A capela de exaustão é um equipamento de laboratório que protege todas as pessoas do ambiente na qual se manipule reagentes químicos ou líquidos que exalem vapores tóxicos no ambiente. Todo laboratório precisa ter um espaço adequado para a instalação de uma capela de exaustão de gases.

 

O perigo a que o usuário de laboratório está exposto ao manipular produtos químicos perigosos  que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde. Os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e olhos, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio ou explosão. Os danos à saúde pode vir de exposição de curta e/ ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer. Para a prevenção o laboratório precisa ter um sistema de exaustão eficiente. O melhor equipamento de laboratório para essa finalidade é a capela de exaustão de gases.

A fabricação de uma capela de exaustão pode ser de diversos materiais mais o mais utilizado é a fibra de vidro e deve priorizar a maior segurança do operadores. Um motor centrífugo blindado expulsa os gases para fora do laboratório.

Conheça alguns dos gases mais perigosos no laboratório e mortais para os trabalhadores envolvidos com esses reagentes químicos.

*Amônia
*Hidreto de arsênio
*Bromo
*Dióxido de carbono
*Monóxido de carbono
*Cloro
*Dióxido de cloro
*Diborano
*Óxido de Etileno
*Flúor
*Cianeto de hidrogênio
*Acido clorídrico
*Ácido fluorídrico
*Sulfeto de hidrogênio
*Metil Mercaptana Metanotiol
*Oxido Nitroso
*Ozônio
*Fosgênio
*Fosfina
*Silano
*Dióxido de enxofre
*Hexa flúor sulfuroso

Dicas de como utilizar uma capela de exaustão de gases:
*Ao utilizar uma capela de exaustão leia atentamente o manual de instruções;
*A capela de exaustão deve exaurir  completamente a  saída dos gases tóxicos;
*Nunca apoie o corpo ou coloque a cabeça para dentro da capela de exaustão;
*Sempre utilize jaleco e óculos de proteção (EPI)
*Mantenha sempre o exaustor da capela ligado

A segurança nos laboratórios precisa ser de responsabilidade de todos. Evitar acidentes no laboratório exigem alguns cuidados. Não utilizar os equipamentos para laboratório para o fim que não foi designado. Para maiores informações consulte nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])