Compartilhe esse conteúdo:

Entenda o que é BOD ou DBO?

A demanda bioquímica de oxigênio (BOD) representa a quantidade de oxigênio consumido por bactérias e outros microorganismos enquanto eles se decompõem a matéria orgânica em condições aeróbicas (oxigênio está presente) em uma temperatura especificada.

 De Forma direta

Uma análise da água que é utilizada para entender melhor o efeito das bactérias e outros microrganismos na quantidade de oxigênio que consomem ao se decomporem a matéria orgânica sob a forma aeróbia (oxigênio está presente) é a medida da demanda bioquímica de oxigênio (DBO).

Determinar como a matéria orgânica afeta a concentração de oxigênio dissolvido em um riacho ou lago é parte integrante do gerenciamento da qualidade da água. O DBO é uma medida da quantidade de oxigênio necessária para remover matéria orgânica residual da água no processo de decomposição por bactérias aeróbias (aquelas bactérias que vivem apenas em um ambiente contendo oxigênio).

A matéria orgânica residual é estabilizada ou tornada inquestionável por meio de sua decomposição por organismos bacterianos vivos que precisam de oxigênio para fazer seu trabalho. O BOD é usado, geralmente em estações de tratamento de águas residuais , como um índice do grau de poluição orgânica da água.

Para que serve uma Incubadora BOD ou Câmara Incubadora BOD?   Demanda Bioquímica do Oxigênio

A Incubadora BOD apresenta papel fundamental nos processos de análise para o controle de qualidade da água. A Demanda Bioquímica do Oxigênio trata-se da quantidade de oxigênio dissolvido que será consumido pelos organismos enquanto degradam a matéria orgânica.

E qual a função da Estufa BOD?

A Estufa BOD age no armazenamento das amostras que serão analisadas no laboratório. O resultado é obtido após a comparação entre o valor inicial (antes da incubação) e final (após a incubação).

A Câmara BOD é essencial em processos que requerem uma água livre de poluentes. Pode ser aplicado tanto em laboratórios industriais, para o controle de efluentes próximos a fábricas, quanto para análises biológicas e para projetos ligados ao meio ambiente.

Por ser um equipamento de laboratório  com uma faixa de temperatura  muito versátil (-10ºc até 50ºC ) e resolução 0,1ºC, variação do controlador +- 0,5ºC,  permite incubar diversos tipos de amostras.

Dúvidas sobre Incubadora BOD? Leia mais sobre elas em nossos outros posts.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso