Compartilhe esse conteúdo:

O que é BOD

A demanda bioquímica de oxigênio (BOD) é um conceito fundamental para a compreensão das características físicas e químicas da água. Neste artigo, você encontrará uma explicação detalhada do que é BOD e como ela afeta o meio ambiente. Continue lendo para saber mais sobre esta importante medição da qualidade da água!

A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) representa a quantidade de oxigênio consumida por bactérias e outros microorganismos enquanto eles decompõem a matéria orgânica sob condições aeróbicas (o oxigênio está presente) a uma temperatura especificada.

Quando você olha para a água em um lago, a única coisa que você não vê é o oxigênio. De certa forma, pensamos que a água é o contrário do ar, mas o lago ou córrego comum contém sim pequenas quantidades de oxigênio, na forma de oxigênio dissolvido.

Embora a quantidade de oxigênio dissolvido seja pequena, até cerca de dez moléculas de oxigênio por milhão de água, é um componente crucial dos corpos de água naturais; a presença de uma concentração suficiente de oxigênio dissolvido é fundamental para manter a vida aquática e a qualidade estética dos córregos e lagos.

Por que é importante monitorar o BOD?

A demanda bioquímica de oxigênio (BOD) é uma medida da concentração de oxigênio dissolvido necessária para a decomposição de matéria orgânica em um corpo de água. A BOD é usada como uma medida da poluição por substâncias orgânicas, pois indica opotencial de um corpo de água para suportar a vida aquatica. A BOD pode ser medida em unidades de tempo ou concentração. Uma unidade popular é o “miligrama por litro de demanda bioquímica de oxigênio por dia” (mg/l/d).

Os efeitos dos níveis de BOD em fontes de água?

As fontes poluidoras de água podem ser divididas em dois grandes grupos: as orgânicas e as inorgânicas. A demanda bioquímica de oxigênio é uma medida da poluição por matéria orgânica presente na água. A demanda de oxigênio pode ser causada por diversos tipos de poluentes, mas os mais comuns são os esgotos domésticos e industriais.

A demanda bioquímica de oxigênio é um dos parâmetros mais importantes utilizados para avaliar a qualidade da água, pois indica a quantidade de oxigênio necessária para decompor a matéria orgânica presente na água.

Equipamentos:

•  Estufa Incubadora BOD ou Câmara Incubadora BOD (20ºC)
• Sistema de refluxo para DQO
• Frascos para oxigênio dissolvido
Proveta de 1.000 ml com tampa
Termômetro Químico
• Frascos de BOD
• Garrafa de coleta
pHmetro de campo

Reagentes

Os reagentes para laboratório foram os pertinentes ao método utilizado e de grau analítico PA.

Métodos:

Os métodos utilizados foram os recomendados pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.8

Temperatura

A temperatura foi determinada através de um termômetro de mercúrio.

pH

O pH foi determinado com phmetro.

DBO

A DBO foi determinado pelo método da diluição em Estufa Incubadora BOD  ou Câmara Incubadora BOD    a 20oC – 5 dias.

DQO

A DQO foi deterninada pelo método da digestão com dicromato em meio ácido e titulação com sulfato ferroso amoniacal.

OD

O OD foi determinado por um aparelho medidor de oxigênio dissolvido.

Oxigênio consumido

O oxigênio consumido pelo determinado pelo método do permanganato de potássio.

Conclusão 

A demanda bioquímica de oxigênio (BOD). A BOD é uma medida da quantidade de oxigênio dissolvido em um corpo de água que é necessária para os processos biológicos de decomposição. Isso é importante porque o oxigênio dissolvido é um dos principais elementos que mantêm a vida aquática. Uma baixa concentração de oxigênio pode levar à morte de peixes e outros organismos aquáticos.

A BOD também é um indicador importante da poluição de água. Um alto nível de BOD pode indicar a presença de material orgânico na água, o que pode causar a proliferação de bactérias e outros microorganismos. Esses organismos consomem oxigênio durante a decomposição do material orgânico, reduzindo assim a quantidade disponível para os outros organismos aquáticos.

O equipamento responsável pela Análise de BOD  é uma Incubadora BOD

Determinar como a matéria orgânica afeta a concentração de oxigênio dissolvido em um riacho ou lago é essencial para o gerenciamento da qualidade da água.

O uso de uma Incubadora BOD é  fundamental,  traçando uma medida da quantidade de oxigênio necessária para remover a matéria orgânica residual da água no processo de decomposição por bactérias aeróbias (aquelas bactérias que vivem apenas em um ambiente contendo oxigênio).

A matéria orgânica residual é estabilizada ou tornada inquestionável por meio de sua decomposição por organismos bacterianos vivos que precisam de oxigênio para realizar seu trabalho. O BOD é usado, muitas vezes em estações de tratamento de águas residuais , como um índice do grau de poluição orgânica na água.

Solicite seu orçamento para equipamento da demanda bioquímica do oxigênio.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])

Fonte http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46701997000100005