Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Becker? Conheça uma das vidrarias mais utilizadas no laboratório

 

 

Bem-vindo ao mundo da vidraria de laboratório! Se você é um cientista, estudante ou simplesmente alguém curioso sobre como as coisas funcionam em um laboratório, então provavelmente conhece o famoso becker . Este item essencial pode ser encontrado em quase todos os laboratórios do mundo e é uma das ferramentas mais versáteis na área da ciência. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o becker : desde sua produção até seus principais usos e vantagens. Então prepare-se para mergulhar no fascinante universo do becker de laboratório!

O becker de laboratório é um recipiente cilíndrico com uma base plana e um bico curvo para facilitar o despejo controlado do líquido. Ele é fabricado em vidro borossilicato, que é resistente a altas temperaturas e produtos químicos corrosivos. Porém, há também modelos feitos em plástico ou polipropileno.

 

 

A primeira preocupação que o usuário deve ter em mente ao cotar vidrarias de laboratório é quanto a sua qualidade.

Qual a função do  Becker?

O papel dos vidros no laboratório é de extrema importância, pois eles são responsáveis por conter diversos líquidos e substâncias utilizadas em experiências. Dentre os diferentes tipos de vidro existentes, o Becker de laboratório é um dos mais utilizados na ciência.

O vidro Becker de laboratório é composto principalmente por carbonato de cálcio e areia, o que o torna um material extremamente resistente. Sua principal característica é a presença de uma boca larga e arredondada, o que facilita a adição e retirada de líquidos. Além disso, este tipo de vidro também possui uma boa capacidade de resistência à temperaturas elevadas, podendo chegar até 300°C.

Graças às suas características, o copo Becker de laboratório é amplamente utilizado em laboratórios para realização de diversos experimentos. É comumente usado para aquecimento de líquidos, realização de reações qu ímicas e preparo de soluções concentradas.

Quem inventou o Becker

Você já se perguntou quem foi o inventor do becker ? Essa é uma pergunta interessante e que muitas pessoas podem não saber a resposta.

O Becker, também conhecido como copo de Berzelius, foi inventado em 1856 pelo químico alemão Friedrich Ernst August Kekulé von Stradonitz. Ele desenvolveu o recipiente para ajudar no manuseio de líquidos durante as suas pesquisas.

A ideia surgiu depois que Kekulé observou outros cientistas usando beckeres  comuns para misturar substâncias químicas. No entanto, ele percebeu que o formato desses béqueres não era ideal para certos experimentos e decidiu criar um recipiente mais adequado.

Assim nasceu o “Becker”, um copo cilíndrico com borda arredondada e base plana usado até hoje em laboratórios ao redor do mundo.

No Brasil, os dicionários registram várias  grafias as quais podemos chamar de béquer, becker  ou de bécher, no entanto beaker (em inglês), gobelé (em português de Portugal porém os portugueses gostam da denominação bécher), becherglas (em alemão) ou bicchiere (em italiano), em que significa copo de vidro.

 

Os diferentes tipos de Becker

Os diferentes tipos de becker  oferecem aos laboratórios uma opção versátil para a medição e armazenamento de líquidos. Existem vários tipos disponíveis, cada um com suas próprias características distintas.

O Becker padrão é o mais comum e usado na maioria dos laboratórios. Ele apresenta uma forma cilíndrica com bordas verticais retas. Pode ser encontrado em tamanhos que variam desde 5mL até 2 litros ou mais.

Outro tipo de becker é o graduado, aquele que possui marcações nas laterais indicando as medidas precisas do líquido dentro dele. Esta característica torna-o ideal para experimentos que requerem quantidades exatas de reagentes.

Como o Becker é utilizado no Laboratório?

O uso do  é tão amplo a ponto de podermos considerá-lo altamente versátil e uma vidraria muito importante dentro de um laboratório.

O becker de laboratório possui grande capacidade volumétrica abrangendo desde quantidades muito pequenas, como mililitros, até grandes volumes, como litros, podendo estar presente em fabricações de escala de bancada.

Além disso, o becker de laboratório pode ser de vidro ou polipropileno ou polietileno, além de suportar grandes variações de temperatura altas ou baixas.

Vantagens do  becker de laboratório

Um becker de laboratório é uma peça muito versátil e fundamental em qualquer laboratório. É utilizado para medir volumes líquidos de forma precisa, facilitando o trabalho dos pesquisadores e evitando erros na medição.

Entre os principais usos do becker de laboratório estão a preparação de soluções químicas, misturas homogêneas ou heterogêneas, diluições ou mesmo para armazenar amostras temporariamente.

Além disso, os Beckers também são amplamente utilizados no processo de titulação ácido-base. Nesse caso específico, o becker serve como recipiente onde as soluções reagentes são adicionadas até que haja uma mudança observável na cor da solução indicadora.

Por que o becker é a vidraria mais utilizada no laboratório?

O becker é a vidraria mais utilizada no laboratório devido à sua durabilidade, segurança, facilidade de uso e custo. É uma ótima opção para atender às demandas específicas dos laboratórios. Se você está procurando por qualidade superior em um preço acessível, o melhor é certamente o melhor caminho a seguir.

O becker é tão popular entre os laboratórios por causa da sua alta resistência ao calor, à química e a várias outras condições. Além disso, o seu preço contribui para a sua popularidade. Por apresentar estas qualidades incitadas, o becker tornou-se uma opção preferida entre muitos profissionais de laboratório. Se você procura algo que responderá às exigências do seu trabalho, experimente usar um becker para obter resultados incríveis!

 

Conclusão

A demanda por vidraria de laboratório tem aumentado com a crescente necessidade de pesquisas químicas. O desenvolvimento de materiais leves é uma das principais prioridades na pesquisa de materiais químicos, fornecendo o caminho para o mercado de vidraria de laboratório.

A vidraria de laboratório é precisa e exata e, portanto, fornece a solução exclusiva para vários usuários finais.

 

 

 

Para atender a demanda, vários players entraram no mercado e estão fabricando vidraria de laboratório de última geração e com boa qualidade. A gente fica feliz em ensinar um pouquinho sobre vidrarias de laboratório e suas funções. Tem dúvida sobre como escolher sua vidraria de laboratório? Chama a gente…

“O que é bom é para compartilhar”

sigam nossa colaboradora  no instagram @dona_quimica

Referências:
Disponível em
http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol16No1_69_v16_n1_%2815%29.pdf
Acesso em 19/04/2022
Disponível em https://www.ufjf.br/quimica/files/2015/06/AULA-22.pdf
Acesso em 19/04/2022
Disponível em
https://www.historiasperiodicas.com/bquer#:~:text=Aquecimento%20de%20l%C3%ADquidos%3A%2
0para%20aquecer,se%20v%C3%AA%20na%20figura%203
Acesso em 19/04/2022

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])