Compartilhe esse conteúdo:

O que são Lâminas para Microscopia?

Lâminas de microscópio e lamínulas  são pedaços de vidro transparente ou plástico que suportam uma amostra para que possam ser visualizadas usando um microscópio ópticos.  Existem diferentes tipos de microscópios e também diferentes tipos de amostras, portanto, há mais de uma maneira de preparar uma lâmina para microscópio. O método usado para preparar uma lâmina depende da natureza da amostra. Três dos métodos mais comuns são montagens úmidas, montagens secas e esfregaços.

O que é um Porta Lâminas? E sua função no laboratório.

Como montar uma Lâmina de Laboratório?

Montagem úmida

As montagens úmidas são usadas para amostras vivas, líquidos transparentes e amostras aquáticas. Uma montagem molhada é como um sanduíche. A camada inferior é a lâmina para microscopia. Em seguida é a amostra líquida. Uma pequena lamínula ou plástico (uma lamela) é colocado em cima do líquido para minimizar a evaporação e proteger a lente do microscópio binocular da exposição à amostra.

Para preparar uma montagem úmida usando uma lâmina de laboratório 

  1. Coloque uma gota de fluido no meio da lâmina de vidro para microscópio (por exemplo, água, glicerina, óleo de imersão ou uma amostra líquida).
  2. Se estiver visualizando uma amostra que ainda não está no líquido, use uma pinça para posicionar a amostra dentro da gota.
  3. Coloque um lado de uma lamínula em um ângulo para que sua borda toque a lâmina e a borda externa da gota.
  4. Abaixe lentamente a lamínula para microscópio, evitando bolhas de ar. A maioria dos problemas com bolhas de ar vem de não aplicar a lamínula em ângulo, não tocar a gota de líquido ou usar um líquido viscoso (espesso). Se a gota de líquido for muito grande, a lamínula para microscopia flutuará na lâmina, dificultando o foco no assunto usando um microscópio.

O que é um Porta Lâminas? E sua função no laboratório.

Como manusear e  armazenar  lâminas de microscópio

Ensine aos alunos o manuseio adequado das lâminas e lamínulas  que podem ser usados ​​ano após ano. As lâminas para microscopia devem ser seguradas pelas bordas, evitando a área do vidro de cobertura. Sempre comece a visualizar uma lâmina para microscópio usando a menor ampliação do microscópio. Isso reduz o risco de contato com a lente objetiva do microscópio óptico. Depois, mude para uma ampliação maior, se necessário.

Evite que a lente objetiva do microscópio binocular e outros objetos entrem em contato com uma lâmina e lamínula A pressão no vidro de cobertura pode fazer com que ele se quebre ou se solte. Quando terminar de visualizar, remova a lâmina do microscópio e coloque-a em seu recipiente de armazenamento que chamamos de porta lâminas. Deixar o slide no palco iluminado por longos períodos de tempo pode causar desbotamento e outros danos.

Quando as lâminas e lamínulas  ficam sujas, você pode limpá-las com água e sabão ou álcool isopropílico. Não mergulhe as lâminas em água ou mergulhe-as nela. Isso afrouxa o adesivo da vidraça, fazendo com que a vidraça se solte e possivelmente estrague o slide.

O que é um Porta Lâminas?

Qual a função de um porta  lâminas?

Armazenar

Para manter as lâminas de microscópio preparadas em boas condições, armazene-as sempre em um porta lâminas para o efeito e longe do calor e da luz forte.

O que é um Porta Lâminas? E sua função no laboratório.

A área de armazenamento ideal é um local fresco e escuro, como um armário fechado em uma sala com temperatura controlada. As lâminas manchadas desaparecem naturalmente com o tempo. Mantê-los em um local fresco e escuro ajuda a retardar o processo.

As lâminas para a microscopia devem ser mantidas na horizontal (planas) com a amostra voltada para cima. Se forem armazenados na borda, a tampa de vidro ou a amostra podem se deslocar para fora da posição. Tome cuidado para não empilhar as lâminas umas sobre as outras ou aplicar pressão no vidro de cobertura.

O que é um Porta Lâminas? E sua função no laboratório.

Caixa Plástica Porta Lâminas

  • Possuem trava de pressão.
  • Fixação da tampa através de duas dobradiças.
  • Fendas (ranhuras) numeradas para identificação.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])