Compartilhe esse conteúdo:

O que são Lâminas para Microscópio? E qual a função do Porta Lâminas?

As lâminas de laboratório são instrumentos essenciais para obter imagens e informações detalhadas sobre a amostra. São dispositivos de vidro plano, que podem ser usados ​​para preparar o Sample para exames microbiológicos, químicos ou físicos. Ao longo deste artigo vamos abordar a importância desses dispositivos no laboratório, discutindo seu uso e os benefícios que oferecem.

Lâminas de microscópio e lamínulas  são pedaços de vidro transparente ou plástico que suportam uma amostra para que possam ser visualizadas usando um microscópio ópticos. Existem diferentes tipos de microscópios e também diferentes tipos de amostras, portanto, há mais de uma maneira de preparar uma lâmina para microscópio.

O método usado para preparar uma lâmina depende da natureza da amostra. Três dos métodos mais comuns são montagens úmidas, montagens secas e esfregaços.

Como são fabricadas as Lâminas de Laboratório

As lâminas de laboratório são uma ferramenta indispensável para qualquer cientista. Elas são usadas para amostras de microscopia, análises de tecido e outros procedimentos. Existem muitos tipos diferentes de lâminas, mas todas elas seguem um princípio básico: uma camada fina de material é fixada a uma base.

As lâminas podem ser feitas de vidro ou plástico. O tipo mais comum é o vidro, que é transparente e pode ser facilmente manipulado. As lâminas de plástico têm algumas vantagens sobre as de vidro, como maior resistência à quebra e às alterações de temperatura. No entanto, elas tendem a ser mais caras e menos transparentes.

As lâminas podem ter diferentes espessuras, mas a maioria delas mede entre 0,4 mm e 1 mm. A espessura da lâmina irá determinar o tamanho do

As lâminas de laboratório são amplamente utilizadas em diversos tipos de análises, sendo muito importantes para o resultado final. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre as lâminas de laboratório e seu processo de fabricação.

Como montar uma Lâmina de Laboratório?

Montagem úmida

As montagens úmidas são usadas para amostras vivas, líquidos transparentes e amostras aquáticas. Uma montagem molhada é como um sanduíche.

 A camada inferior é a lâmina para microscopia. Em seguida é a amostra líquida. Uma pequena lamínula ou plástico (uma lamela) é colocado em cima do líquido para minimizar a evaporação e proteger a lente do microscópio binocular da exposição à amostra.

Para preparar uma montagem úmida usando uma lâmina de laboratório 

  1. Coloque uma gota de fluido no meio da lâmina de vidro para microscópio (por exemplo, água, glicerina, óleo de imersão ou uma amostra líquida).
  2. Se estiver visualizando uma amostra que ainda não está no líquido, use uma pinça para posicionar a amostra dentro da gota.
  3. Coloque um lado de uma lamínula em um ângulo para que sua borda toque a lâmina e a borda externa da gota.
  4. Abaixe lentamente a lamínula para microscópio, evitando bolhas de ar. A maioria dos problemas com bolhas de ar vem de não aplicar a lamínula em ângulo, não tocar a gota de líquido ou usar um líquido viscoso (espesso). Se a gota de líquido for muito grande, a lamínula para microscopia flutuará na lâmina, dificultando o foco no assunto usando um microscópio.

Como manusear e  armazenar  lâminas de microscópio

Ensine aos alunos o manuseio adequado das lâminas e lamínulas  que podem ser usados ​​ano após ano.

As lâminas para microscopia devem ser seguradas pelas bordas, evitando a área do vidro de cobertura.

Sempre comece a visualizar uma lâmina para microscópio usando a menor ampliação do microscópio.

Isso reduz o risco de contato com a lente objetiva do microscópio óptico. Depois, mude para uma ampliação maior, se necessário.

Evite que a lente objetiva do microscópio binocular e outros objetos entrem em contato com uma lâmina e lamínula

A pressão no vidro de cobertura pode fazer com que ele se quebre ou se solte.

Quando terminar de visualizar, remova a lâmina do microscópio e coloque-a em seu recipiente de armazenamento que chamamos de porta lâminas.

Deixar o slide no palco iluminado por longos períodos de tempo pode causar desbotamento e outros danos.

Quando as lâminas e lamínulas  ficam sujas, você pode limpá-las com água e sabão ou álcool isopropílico.

Não mergulhe as lâminas em água ou mergulhe-as nela. Isso afrouxa o adesivo da vidraça, fazendo com que a vidraça se solte e possivelmente estrague o slide.

O que é um Porta Lâminas?

Armazenar

Para manter as lâminas de microscópio preparadas em boas condições, armazene-as sempre em um porta lâminas para o efeito e longe do calor e da luz forte.

A área de armazenamento ideal é um local fresco e escuro, como um armário fechado em uma sala com temperatura controlada. As lâminas manchadas desaparecem naturalmente com o tempo. Mantê-los em um local fresco e escuro ajuda a retardar o processo.

As lâminas para a microscopia devem ser mantidas na horizontal (planas) com a amostra voltada para cima. Se forem armazenados na borda, a tampa de vidro ou a amostra podem se deslocar para fora da posição. Tome cuidado para não empilhar as lâminas umas sobre as outras ou aplicar pressão no vidro de cobertura.

Caixa Plástica Porta Lâminas

  • Possuem trava de pressão.
  • Fixação da tampa através de duas dobradiças.
  • Fendas (ranhuras) numeradas para identificação.

Conclusão

As lâminas de laboratório são usadas para o corte e a preparação de amostras para análise microscópica. Elas são feitas de um material transparente e liso, geralmente vidro ou plástico, que permite a passagem da luz. As lâminas podem ser quadradas ou retangulares e têm bordas afiadas para facilitar o corte das amostras.

As lâminas de laboratório são normalmente classificadas pelo seu tamanho, formato e espessura. A maioria das lâminas tem um tamanho padrão de 76 x 26 mm e uma espessura média de 1mm. No entanto, existem algumas lâminas mais largas ou mais finas disponíveis para compra. As lâminas também podem ser adquiridas em diferentes formatos, incluindo retangular, quadrado ou cônico.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])