Compartilhe esse conteúdo:

O que é  Filtração a Vácuo? Conheça essa Técnica e aprofunde seus conhecimentos.

 

Você já ouviu falar em filtração à vácuo? É uma técnica utilizada em diversos setores, como farmacêutico, alimentício e químico. Mas afinal, o que é filtração à vácuo e como ela funciona? Vamos explicar tudo sobre essa técnica de separação de misturas sólidas e líquidas. Venha entender mais sobre esse processo tão importante na indústria.

A filtração à vácuo é um processo físico que usa uma diferença de pressão para separar misturas. É amplamente utilizada para a purificação de líquidos. O processo envolve o movimento de um líquido através de uma membrana porosa que retém as partículas do líquido, permitindo que o líquido seja separado em duas frações: a fração filtrada e a fração não-filtrada.

Na rotina laboratorial, quando há necessidade de se separar sólidos dispersos em líquidos ou gases, a filtração é uma forte aliada na técnica para que esse resultado seja possível, esse procedimento pode ser realizado por um sistema de filtração a vácuo.

Como funciona a filtração à vácuo?

A filtração à vácuo é um processo de separação de misturas em que uma das partes é retida pelo filtro e a outra é recirculada. Esse processo é repetido até que toda a mistura seja separada.

O funcionamento da filtração à vácuo baseia-se na diferença de pressão entre as duas partes da mistura. A parte mais leve é recirculada e a mais pesada fica retida no filtro.
A filtração à vácuo é frequentemente usada para separar sólidos de líquidos. O líquido é bombeado através de um filtro e os sólidos ficam retidos. Uma vez que todos os sólidos foram separados, a pressão do vácuo é liberada e o líquido é recirculado.

Qual a função sistema de Filtração à vácuo?

Sistema de filtração a vácuo é um procedimento de laboratório que utiliza uma bomba de vácuo isenta de óleo, aparelho de filtro, frasco de filtro e, muitas vezes, um coletor de filtração para realizar protocolos de filtração por membrana.

O sistema de filtração a vácuo é usado para remover partículas suspensas em soluções. Essas partículas podem ser contaminantes, como bactérias, ou elementos que prejudicam a qualidade da amostra. A filtração a vácuo remove essas partículas usando um gradiente de pressão, de modo que as partículas são forçadas através da membrana do filtro e retidas.

Por que usar filtração à vácuo?

A filtração à vácuo é um processo que usa vácuo para acelerar a remoção de partículas sólidas dos líquidos. Esse método é amplamente utilizado na indústria alimentícia, farmacêutica e química, entre outras, devido às suas muitas vantagens. Algumas dessas vantagens são:

-Eficiência: a filtração à vácuo pode ser até 10 vezes mais rápida que os processos tradicionais de filtragem.

-Flexibilidade: esse tipo de filtragem pode ser realizada em diversos tamanhos e volumes de amostras.

-Precisão: o processo é extremamente preciso e remove as partículas sólidas sem alterar as propriedades do líquido.-Economia: a filtração à vácuo é eficiente e pode economizar tempo e dinheiro.

-Redução de resíduos:  a filtração à vácuo creduz a quantidade de resíduos produzidos, pois não há necessidade de adição de outros reagentes químicos.

O que devo saber sobre Filtração a Vácuo?

Na maioria dos laboratórios, a filtração a vácuo é realizada usando um sistema de filtragem a vácuo. Esse sistema é composto por um reservatório de água, uma bomba de vácuo e um ou mais filtros. A água do reservatório é aspirada pela bomba de vácuo e enviada para os filtros. Os filtros retêm as impurezas da água e permitem que a água fluia para o recipiente Filtrado.

Existem diferentes tipos de filtros e métodos de filtragem, por isso é importante entender as opções disponíveis antes de tomar uma decisão. Aqui estão algumas das perguntas que você deve se fazer ao escolher um método ou um tipo específico de filtro:

– Qual é o tamanho da partícula que precisa ser removida?
– Qual é a concentração da partícula no líquido?
– Qual é a viscosidade do líquido?
– Qual é a pressão do líquido?
– Qual é a temperatura do líquido?
– O líquido é corrosivo ou não?
– Quais são os requisitos de limpeza?

Uma vez que você tenha avaliado as suas necessidades, é importante entender as várias opções disponíveis para a filtração de líquidos. Os principais tipos incluem filtração tangencial, filtração pela força da gravidade, filtração mecânica e ultrafiltração.

Cada método tem diferentes características que fazem com que seja melhor para determinadas necessidades. Por exemplo, a filtração tangencial é muito utilizada na indústria alimentar porque elimina partículas grandes sem reduzir drasticamente a velocidade do fluxo.

A filtragem por gravidade é usada quando há necessidade de remover partículas muito pequenas dos líquidos.

Quais os benefícios da filtração à vácuo?

A filtração à vácuo é um processo eficiente e versátil para a remoção de diversos contaminantes de líquidos. Pode ser usada para remover partículas sólidas, como areia, cascalho e outros sedimentos, bem como óleos, graxas e outras impurezas orgânicas. Além disso, a filtração à vácuo pode ser usada para realizar trocas iônicas, que são importantes em muitos processos industriais.
Os principais benefícios da filtração à vácuo incluem:

-Eficiência de filtração: Alcança taxas de remoção mais altas que outras técnicas e pode operar em baixa pressão, o que permite a recuperação de líquidos.

-Economia: É uma das formas mais econômicas de remover impurezas dos líquidos.

-Flexibilidade:  A filtração à vácuo  pode ser usada para remover diversos tipos de impurezas de variados líquidos.

-Segurança: O processo é relativamente seguro e não causa grandes mudanças na composição química do líquido, além disso, a filtração à vácuo é considerada um método ambientalmente correto em relação às outras técnicas.

 

Aplicações da filtração à vácuo

A filtração à vácuo  é uma técnica amplamente utilizada em diversas aplicações industriais. Uma das principais utilizações da filtração à vácuo é na separação de sólidos e líquidos, onde a técnica é utilizada para remover partículas sólidas do líquido.

A indústria alimentícia também faz uso da Filtração à Vácuo para produzir produtos como açúcar, sucos e óleos vegetais. Na produção de açúcar, por exemplo, a filtração remove as impurezas antes do produto ser embalado.

Na área farmacêutica, a filtração à vácuo  é usada para purificar medicamentos e substâncias químicas. Além disso, ela também pode ser aplicada no processo de secagem de soluções aquosas ou orgânicas.

Outra importante aplicação da Filtração à Vácuo está na produção de materiais semicondutores utilizados em dispositivos eletrônicos. Nesse caso, a técnica ajuda a eliminar impurezas que poderiam prejudicar o funcionamento dos componentes eletrônicos.

 

Conclusão

A filtração à vácuo é um processo físico que envolve a separação de partículas suspensas em um líquido ou gasoso, utilizando-se uma diferença de pressão. Geralmente, essa técnica é usada para remover impurezas de um produto, aumentando sua qualidade.

Dúvidas sobre Filtração a Vácuo ? Entre em contato conosco.

Não se esqueça de deixar aqui um comentário sobre a sua impressão ao ler o material.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])