Compartilhe esse conteúdo:

O objetivo deste post  é fornecer orientação provisória sobre biossegurança laboratorial relacionada ao vírus COVID-19 para laboratórios e partes interessadas envolvidas no trabalho de laboratório do vírus COVID-19. Segue abaixo alguns vídeos explicativos de medidas de segurança produzidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

Boas Práticas e Procedimentos Microbiológicos (GMPP) 1: equipamento de proteção individual (EPI)

Equipamento de proteção individual, ou EPI, é a roupa e o equipamento que forma a última linha de defesa entre você e os materiais nocivos no ambiente do laboratório. É essencial que você saiba o que deve usar, quando deve usar e como deve ser armazenado, limpo, mantido e descartado.

Boas Práticas e Procedimentos Microbiológicos (GMPP) 2:  utilizando micropipetas

O trabalho em um laboratório de microbiologia envolve muito manuseio e transferência de líquidos em volumes pequenos e precisos. Isso é feito principalmente com micropipetas. É importante saber como usá-los corretamente para que você possa fazer transferências de volume precisas, reduzir o número de aerossóis gerados e evitar a contaminação da micropipeta e subsequente contaminação cruzada das amostras.

Boas Práticas e Procedimentos Microbiológicos (GMPP) 3: objetos cortantes

“Cortantes” refere-se a itens que têm pontas afiadas ou arestas cortantes capazes de perfurar ou cortar a pele humana. Os itens típicos dos laboratórios são bisturis, agulhas, tesouras, pinças e pedaços de vidro ou plástico quebrado.
O risco de ferimentos é óbvio, mas quando contaminados com agentes biológicos eles criam um perigo maior, portanto, o uso de perfurocortantes deve ser reduzido ao mínimo, sempre que possível. Onde forem necessários, devem ser manuseados e descartados com cuidado.

Boas Práticas e Procedimentos Microbiológicos (GMPP) 4: descontaminação de superfície

No laboratório, existem muitas superfícies e equipamentos que podem ser contaminados por agentes biológicos ou outros materiais perigosos. A descontaminação é necessária para reduzir o risco de infecção ou danos.
Desinfetantes, que são produtos químicos que podem matar ou neutralizar agentes biológicos, são freqüentemente usados ​​para descontaminação de superfícies. A escolha do desinfetante, sua concentração e tempo de contato irão variar dependendo dos agentes biológicos que você está manuseando.

Boas Práticas e Procedimentos Microbiológicos (GMPP) 5: autoclaves

De todos os métodos disponíveis para descontaminar resíduos de laboratório, a autoclavagem é um dos mais fáceis e eficazes. A autoclavagem combina calor, vapor e alta pressão para matar os agentes biológicos. A autoclave se faz essencial em todo laboratório.

É importante notar que alguns agentes biológicos são mais robustos do que outros, por exemplo, esporos bacterianos e príons. O pré-tratamento com desinfetante, aumento da temperatura, pressão e tempo de contato podem ser necessários para neutralizar esses agentes.

Cabine de Segurança Biológica (BSC) 1: Introdução

 

As Cabines de Segurança Biológica (BSCs) são dispositivos de contenção primários projetados para proteger os trabalhadores do laboratório e o ambiente circundante da exposição potencial a agentes infecciosos. Este vídeo fornece uma visão geral do tipo de atividades que devem ser conduzidas nas Cabines de Segurança Biológica Classe II B2 e como as Cabines de Segurança Biológica Classe II b2 funcionam, bem como os diferentes tipos de BSCs disponíveis, seguido por recomendações de instalação para garantir a contenção adequada. Assista o vídeo abaixo e entenda as difereças entre Cabine  de Segurança Biológica e Fluxo Laminar.

Capela  de segurança biológica classe II B2 (BSC) 2: etapas preparatórias

 

Antes de trabalhar com material infeccioso dentro das Cabines de Segurança Biológica Classe II B2, existem algumas etapas importantes a serem seguidas para garantir que o trabalho seja feito com segurança e que o gabinete esteja funcionando corretamente, incluindo manutenção adequada, desinfecção e organização do fluxo de trabalho.

Gabinete de segurança biológica (BSC) 3: Melhores práticas para uso seguro em Cabine de Segurança Biológica

 

É sempre importante seguir as melhores práticas ao trabalhar na Cabine de Segurança Biológica para ajudar a manter o fluxo de ar adequado dentro do gabinete, levando à prevenção de exposições e liberação de patógenos. Trabalhe de ‘limpo’ a ‘sujo’ e descarte os resíduos contaminados dentro do gabinete e conclua o trabalho por descontaminação. 

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.
Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])