Compartilhe esse conteúdo:

O que é um Destiladora de Água?

Se você é responsável por um laboratório, sabe o quanto é importante garantir a qualidade e segurança dos experimentos realizados. E uma das etapas fundamentais para isso é ter uma destiladora de água confiável em seu laboratório. A destilação da água remove impurezas e minerais, fornecendo água pura para uso nos processos químicos e biológicos do laboratório.

No entanto, muitas vezes os cuidados necessários com essa ferramenta são ignorados ou negligenciados, colocando em risco todo o trabalho realizado no ambiente de pesquisa. Portanto, neste artigo vamos falar sobre os principais cuidados que devem ser tomados com a destiladora de água para laboratório. Está pronto? Então continue lendo!

O equipamento de laboratório que executa com a maior eficiência a destilação de água é a destiladora de água .

A água destilada possui grande aplicação em laboratório de pesquisa, indústria e diversos outros segmentos onde se requer a água destilada como por exemplo, uso em autoclaves.

Quando purificamos a água bruta  removemos os íons e outros componentes químicos  que podem com o tempo danificar o equipamento e instrumentos laboratoriais.

O que é Destilação de Água?

 A destilação de água  é um dos métodos de separação de misturas homogêneas mais usados no laboratório.
A água é o principal solvente utilizado em um ambiente laboratorial, a destilação é um processo que envolve evaporação e condensação.

Hoje o grande desafio dos destiladores de água são aumentar o rendimento e diminuir o consumo de água.

A destilação é o processo laboratorial pelo qual ocorre a separação dos componentes de uma mistura líquida.

A água destilada é separada dos sais minerais e pode ser consumida sem quaisquer problemas, desde que a alimentação contenha os íons necessários ao organismo.

Por que é importante ter cuidado com a destiladora de água para laboratório?

A destiladora de água para laboratório é um equipamento essencial em muitas áreas da ciência, desde a química até a biologia. Sua função principal é purificar a água utilizada nos experimentos e análises realizadas no ambiente de pesquisa.

No entanto, é extremamente importante ter cuidado ao manusear este equipamento. Primeiramente, deve-se estar atento à limpeza da destiladora antes e depois do uso. Qualquer resíduo ou impureza pode contaminar toda a amostra analisada.

Além disso, é necessário seguir as instruções de uso fornecidas pelo fabricante para evitar danos ao aparelho e garantir sua eficácia na purificação da água. A falta de calibração adequada também pode comprometer os resultados dos testes realizados com essa água.

Outro ponto importante que merece nossa atenção são as normas regulatórias estabelecidas pelos órgãos governamentais responsáveis pela segurança na área laboratorial. É preciso cumprir todas as exigências legais referentes ao uso desse tipo de equipamento dentro do ambiente científico.

Conclui-se então que o cuidado com uma destiladora de água para laboratório não deve ser ignorado em hipótese alguma. A adoção das boas práticas durante o manuseio deste aparelho garante resultados mais precisos nas pesquisas científicas e evita prejuízos financeiros ocasionados por falhas operacionais na sua utilização inadequada.

 Dica de Limpeza da destiladora de água

  1. Desligue o destilador  de água e retire a tampa da câmara de ebulição. Se o seu destilador tiver uma tampa removível, retire-a do destilador de água. Encha a pia com água morna e adicione 1/4 de xícara de vinagre branco. Você também pode usar suco de limão ou lima, ácido sulfâmico
  2. Mergulhe a tampa na água. Deixe a tampa  do destiladora de água de molho na solução por algumas horas. Se você não conseguir remover a tampa, pegue uma escova ou pano embebido na solução de limpeza e esfregue a tampa.
  3. Despeje uma solução de 1/2 vinagre e 1/2 água na câmara de ebulição. O vinagre branco vai soltar os depósitos de escamas irritantes que se formam no interior da câmara de ebulição. Certifique-se de que sua solução esteja vários centímetros mais alta do que as formações de escala visíveis para garantir que elas sejam removidas.
  4. Deixe a solução descansar no destiladora durante a noite. Aguarde 12 horas para que a solução faça sua mágica em seu destilador. Você pode agitar suavemente a água ao redor do destilador, certificando-se de que todos os depósitos de calcário entrem em contato com a solução de vinagre.
  5. Esvazie o destiladora de água e enxágue. De manhã, despeje a solução no ralo e encha o destilador com água. Enxágue bem o destilador com água morna da torneira várias vezes.
  6. Deixe o destilador de água secar ao ar antes de reutilizá-lo. Depois de limpá-lo, deixe o sistema secar antes de conectá-lo novamente a uma fonte de alimentação. Coloque a tampa de volta no destilador e você estará pronto para produzir seu próximo lote de água de alta pureza.

Operação do destiladora de água

– Abrir a torneira;
– Esperar encher a cuba do destilador;
– Aguardar aproximadamente 10 minutos;
– Ligar o destilador à tomada (110 V)
– Iniciar a coleta de água após 30 minutos;

Pronto!  A destiladora de água  está pronto para uso novamente. Se precisar de maiores informações procure nossa equipe.

Participe do nosso blog, envie seu comentário, dúvida ou sugestão.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected])